O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 4 - Escrito em: 1991-03-20 - Publicado em: 1991-03-25


Acompanhe-me, profano


Oculto no vasto universo da micro-informática, existe um reduto secreto. Trata-se do grupo de usuários de BBS's. O nosso grupo. O segrêdo não existe por vontade dos bbs-zeiros ou de quem quer que seja. É consequência apenas da falta de divulgação cá em nossa terrinha do que seja um modem, um BBS e quais as potencialidades de ambos. Nosso intuito aquí no BBS-Mania é justamente romper esse mistério que ainda perdura para o micreiro profano, abrindo o jogo e mostrando as técnicas simples e macêtes que rolam diariamente nas mensagens disparadas nos BBS's.

Mas acontece que você está perdido. Sua boca está cheia d'água e seus joelhos tremem. Você não sabe sequer como começar. Então chego eu, ponho a mão no seu ombro e digo: é moleza. Não tem mosquito. Seu primeiro passo: o modem. Nada mais do que um aparelhinho que liga o seu micro a uma extensão telefônica. Pode ser de dois tipos: externo ou interno. O modem externo é uma caixa com cerca de 10x16x3cm que se liga ao seu micro através de um cabo serial. Este cabo, naturalmente, encaixa-se ao conector de sua placa ou porta serial, geralmente localizada no painel traseiro do gabinete de seu micro. Sua maquineta não tem uma placa serial? Ora, então vá virando página e fuxique os anúncios do InfoMarket aquí no Caderno. Encontrará diversos fornecedores de periféricos e acessórios tais como placas seriais. Não se preocupe com o cabo, pois costuma vir com o modem. Exponha para o fornecedor o seu problema: "Quero ligar meu modem externo na saída serial." Simples.

Caso você não disponha de placa serial no seu micro, pode optar pelo segundo tipo de modem, o interno. Trata-se de uma plaquinha de circuito impresso que você vai inserir em um dos slots livres da sua máquina. A simples presença de uma placa de modem interno num PC que não tenha porta serial avisa ao sistema operacional que há um novo componente no conjunto e que este intruso vai ocupar o endereço de uma porta serial. Modems internos costumam ser mais baratos que os externos.

Apenas para sua informação, precisa ser dito que existe ampla variedade de tipos de modems, com diferentes configurações, padrões, velocidades e protocolos. Não se confunda, vá direto na certa. Se você não tem preferência, permita-me sugerir-lhe um modem externo. E repito: se aceitar minha sugestão e não tiver uma placa serial, largue o jornal e vá comprar uma.

Não abra mão das seguintes especificações, qualquer coisa a mais é lucro. Seu modem deverá seguir o padrão HAYES, (pronuncia-se "reis") com capacidade de AUTO-DIAL (discagem automática) e AUTO-ANSWER (resposta automática). Velocidade de transmissão de 2400 bps (bits por segundo) ou maior. Não compre modem de 300 ou 1200 bps, ou já vai começar capengando nas artes BBSianas. Preço: de 60 a 130 dólares nos EUA. Adicionais e percentagens ficam por conta do ganancioso empresário conterrâneo nosso ou da cara-de-pau do seu "border executive" de confiança. Onde escolher a mercadoria: é sempre agradável tomar um café da manhã de Sábado lendo a violentíssima revista COMPUTER SHOPPER. Não esqueça do babador amarrado na goela, para não molhar o pijama.

Ao folhear esta maravilhosa vitrine de badulaques e engenhocas, vai deparar-se com especificações e perfumarias adicionais que irão encarecendo aos poucos o seu modem: maior velocidade (9600 bps, 19.200, 38.400, 57.600, 115.200, ufa!), protocolos de correção de erros (MNP 5, MNP 7, V32, V42bis...) e outras milongas. Marcas consagradas: Acer, Anchor Signalman Lightning, ArchTek, AT&T, ATI, Bullet E2400, Codex, Everex Evercom, Fastcomm FDX Series, GoldStar, Hayes Smartmodem, Hayes V-series, Lynkers, Maxxum, Microcom, Migent Pocket Modem, MultiTech, OmniTel Netcomm, Penril Alliance, Penril Datalink, Practical Peripherals, Racal Milgo, Rockwell, PC Modem, SmarTEAM, SmartLink, Taihaho, Telebit Trailblazer, Touchbase Worldport, UDS Motorola, US Robotics Courier, e Ven-Tel. Se quiser reduzir custos, pode optar por modems "sem-nome", mas sempre seguindo o padrão Hayes, produzidos lá nas praias do Pacífico - Taiwan, Singapura e cercanias.

Corre o tempo e chega o seu modem. Ora, mas que grata surpresa: já vem com software de comunicação incluído. O modem, um disquete, manuais e uns cabos. Respire fundo e R.T.F.M., ou seja, leia os manuais inteiros, tanto o do modem quanto o do software de comunicação. Providencie uma extensão da sua linha telefônica e ligue-a ao modem conforme as instruções. Se o conector do cabo telefônico que acompanha o modem não for compatível com o plug de sua parede, leve o cabo a uma lojinha de eletrônica que o homem vai lhe vender um adaptador plástico. Mixaria.

Quando você pendura um modem numa linha telefônica que já tem outras extensões ligadas, podem verificar-se às vezes inexplicáveis fenômenos, tais como a campainha do telefone que pára de tocar, ou a secretária eletrônica que passa a não atender mais. Isto tem a ver com um numerozinho mágico chamado R.E.N. (Ring Equivalence Number). Encurtando a estória: para resolver o problema você vai ter que desconectar alguma de suas extensões.

No que tange ao software de comunicação, pode estar quase certo de que esse que veio incluído com o seu novo modem e que você já estudou esmeradamente através da leitura do "Sr. Manuel", não será o seu programa definitivo. Estude-o com carinho, mas não precisa ir muito fundo. Aprenda apenas o suficiente para realizar sua primeira conexão a um BBS. Investigue os menus do software e configure seus parâmetros de conexão com o imaculado valor 8-N-1, traduzindo: 8 bits, "no parity" (sem paridade) e 1 stop bit. O significado dessas coisas, nesse momento, não faz a menor diferença. Não esqueça de informar ao software qual é o número da porta serial que você está usando: COM1 ou COM2.

Espere até às 9 da noite, quando todos os BBS's cariocas estão no ar. Escolha um deles e muna-se de paciência. Dê uma repassada geral nos cabos e suas ligações. Modem ligado na serial (caso seja modem externo) e na extensão do telefone. Software configurado: tudo em riba. Queria estar com você nesse momento, só prá ver a sua cara de pasmo quando as luzes do seu modem piscarem, o BBS atender à sua chamada, enviar o apito da portadora, demorar dois segundos que parecem uma Eternidade e surgir na sua tela a belíssima mensagem: CONNECT 2400. Você conseguiu.


[ Voltar ]