O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 5 - Escrito em: 1991-03-26 - Publicado em: 1991-04-01


Eureka, achei !


Você já não é mais um profano. Muito embora neófito, já é um iniciado. Passou pela primeira prova de fogo do bbs-zeiro, ou seja, já fez sua primeira conexão. Resta agora arranjar tempo e sair pesquisando um a um os BBS's da cidade. Depois atacará os de outros estados e, se dispuser de bala na agulha, poderá ligar para BBS's interessantíssimos pelo mundo afora. Por ora, no entanto, vamos iniciar nosso périplo com um BBS tipicamente carioca: o querido e famoso EUREKA.

Conhecido pelos frequentadores como Sultanato ou Al-Heurek, trata-se do BBS's mais clean do pedaço. Numa época em que mesmo os sistemas que se propunham a manter-se 24 horas ativos ainda agiam como vagalumes, ou seja, entravam e saiam do ar com freqüência devido aos mais variados problemas técnicos, o Eureka já se firmava como um verdadeiro pilar na comunidade. Dia e noite, noite e dia, lá estava ele. Iniciou suas operações acolhendo diversas plataformas de hardware: PC's, MSX, Amiga e outros. Continua acolhendo ainda hoje, mas seu banco de arquivos aos poucos foi se direcionando para a linha PC. Atualmente conta com 432 usuários registrados, que completam cerca de 86 conexões por dia, ocupando o sistema, em média, 11 minutos em cada chamada. Entre 23:00h e 01:00h é muito difícil uma ligação o sistema está quase sempre ocupado. O horário mais tranquilo é entre 04:00h e 06:00h da madrugada.

Numa pacata e arborizada ruazinha da cidade, no PC de um abnegado cavalheiro, roda sem descanso o programa PCBoard versão 14.5/E3, software que é a alma do Eureka. Sem descanso, talvez seja exagero. Afinal de contas, todo BBS precisa executar diariamente procedimentos internos de manutenção, controle e estatística. Em virtude dessa necessidade, você encontrará o Eureka ocupado por cerca de cinco minutos com esses afazeres domésticos, diáriamente às 19:00h e às 0:00h. Outro evento importante que se verifica toda madrugada no Eureka e que impede temporariamente a conexão dos micreiros corujões é o contato interestadual que ocorre a partir das 3 da matina. Neste horário o Eureka fecha suas portas por alguns minutos e disca automaticamente para os sistemas UNO (SP), MANDIC (SP) e PersoCom (DF), efetuando trocas de arquivos com estes BBS's. Através deste proveitoso intercâmbio, chamado GATEWAY, o usuário carioca do Eureka pode se dar ao luxo de trocar papos e dicas com a fauna de SP e Brasília, fazendo apenas uma ligação telefônica local.

Muitas das mensagens do Eureka estão em inglês, o que poderá assustá-lo de início. Mas não se perturbe. Logo estará acostumado e bem à vontade com os "prompts" do sistema. Esclarecendo: um prompt é uma mensagem do BBS dirigida a você, requisitando uma resposta sua via teclado. Logo que se conectar ao Eureka, você recebe o primeiro prompt, indagando se deseja atuar em modo gráfico: "Do you want graphics? (Enter)=no". Se você tiver carregado em seu CONFIG.SYS o driver ANSI do DOS, responda com "Y". Se a frase anterior constituir insondável enigma para você, nem precisa esquentar a cabeça: basta teclar ENTER que o Eureka vai compreender que você não quer nada com gráficos.

Neste momento, convém ativar a facilidade de LOG de seu software de comunicação, ou seja, a gravação de seu diálogo de tela em um arquivo ASCII que poderá ser lido com calma ao final da conexão. Prosseguindo o colóquio, o Eureka pede que você se identifique, informando seu primeiro nome: "What is your first name?". Digite sem medo nem pudor. Lembre-se que não serão aceitos apelidos ou pseudônimos. Jogue limpo. Depois, ser-lhe-á pedido o sobrenome: "What is your last name?". Como exemplo, tomemos um usuário tipicamente brasileiro, chamado Arne Saknussemm. O Eureka, ao receber a identificação do novo usuário, pesquisa seus cadastros internos e conclui que se trata de gente nova na parada. Educadamente, ele lhe dá a chance de redigitar seu nome, caso tenha havido alguma escorregadela de dedos no teclado. Surge a mensagem: "ARNE SAKNUSSEMM not found in USER's file. (R) to re-enter your name or (C) to continue logon as a new user". Uau! Explicando: uma vez que é seu primeiro "logon" ou "login" (conexão ao BBS), voce deve digitar a letra C seguida da tecla ENTER, indicando que você quer prosseguir no cadastramento. Não satisfeito, o Eureka vai confirmar se você está realmente disposto a se registrar como novato: "Would you like to register with us (Enter)=yes?". Basta teclar ENTER e o sistema vai interpretar como um sonoro "yes".

Neste ponto você já está com um pé dentro da máquina do Haddad, o Sysop do Eureka, o onipotente dono da bola. Se o nome Sysop não significa nada para você, devo dizer-lhe que é um título nobiliárquico de alta hierarquia. Uma abreviação de (SYS)tem (OP)erator e pronuncia-se como "cizópe". O próprio Haddad escreveu a mensagem seguinte: "Para registro no Eureka, veja as instruções no Boletim número 11. Use o comando B". Em sua telinha, você será informado que seu nome foi salvo nos registros do Eureka: "Registration Information Saved". Surge em seguida uma tela com notícias do sistema. Você deverá teclar ENTER para ter acesso ao menu de comandos do software PCBoard, que lhe permitirão navegar pelo BBS. Nesse seu primeiro login, você vai ficar confinado ao comando (B)ulletin. Só depois de se cadastrar por via postal é que você receberá sua senha e será reconhecido pelo sistema como um usuário autorizado. Quanto custa o registro? NADA. É de graça.

Pois bem, tecle agora a letra B seguida de ENTER e veja a lista de boletins do sistema. Responda com o número 11 ao prompt: "(H)elp, (1-17), Bulletin List Command?" e tome conhecimento das instruções para cadastramento no Eureka. Você terá que responder a um pequeno questionário com 8 perguntas e deverá enviar suas respostas pelo correio, juntamente com uma xerox de sua conta telefônica, para o destinatário que lhe aparecerá na tela.

Vá teclando ENTER lentamente até receber um prompt do tipo "(7 min. left) Main Board Command?". Estes 7 minutos a que se refere a mensagem são o tempo que lhe resta antes de ser automaticamente chutado pelo Eureka. Aproveite este restinho para fuçar rapidamente os outros boletins do sistema. Quando tiver terminado, digite G (good-bye) e sua conexão terminará com uma massamorda linguística: "Obrigado pela sua chamada, volte breve. Minutes Used: 9. Thanks for calling, Arne! ... NO CARRIER"

Pode respirar fundo agora. Escreva sua cartinha respondendo ao questionário, tire xerox da sua conta e mande tudo para o todo-poderoso "Sea Zoppy". Em algumas semanas você receberá sua senha secreta para acesso ao sistema. Terá então acesso a duas animadíssimas teleconferências ou áreas de mensagens: o Main Board e o UnoMail. Além disso, ficará completamente embasbacado com o extraordinário banco de arquivos do Eureka, contendo mais de 1.900 programas shareware, textos e jogos num total superior a 104 megabytes de ouro puro, divididos em diversas áreas: utilitários, comunicação, help, aplicativos, jogos, textos, gráficos, programas para discos e impressoras, software anti-virus, compactadores, bancos de dados, benchmarks, testes, ferramentas para programadores, processadores de texto e, sempre atento às últimas tendências do mercado, utilitários para Windows. Os arquivos mais procurados são: PKZ110 (compactador ZIP), ASTRO20 (software de mapa astral), INTERSEX (jogo picante de tabuleiro), seguidos pelos diversos detectores/eliminadores de virus, simuladores de memória e demonstrações de VGA.

Lembre-se que grande parte deste acervo é composto de arquivos "uploadados" (carregados no BBS) pelos próprios usuários. Sempre que puder contribua para o banco do Eureka com alguma novidade que lhe chegue às mãos, contanto que não seja programa comercial. E mais: deixe sempre uma mensagem, para qualquer usuário ou mesmo para "ALL", ou seja, todos. Vale falar sobre qualquer coisa e, para quebrar a rotina da informática, nada melhor que tagarelar sobre algum assunto de que você não entenda bulhufas...


[ Voltar ]