O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 12 - Escrito em: 1991-05-04 - Publicado em: 1991-05-20


A linha quente


Num dos encontros mensais dos usuários de BBS's, ainda no "Pernas da Rainha", tive o prazer de conhecer o Sysop do Hot-Line. Já o conhecia apenas de nome, Charles Hirakawa Miranda, mas naturalmente não saberia reconhecê-lo. Imaginei encontrar um sujeito com estilo de inglês (Charles), aparência de japonês (Hirakawa) e falando português (Miranda). Acertei na mosca. Um nobre cavalheiro, extremamente modesto, mas profundo conhecedor do seu ofício de analista de sistemas. Difícil arrancar do ilustre informações sobre o Hot-Line, porém depois de anos de papo, foi possível reunir alguns dados.

Em julho de 1989, no dia 02, o Hot-Line foi ao ar pela primeira vez às 11:55. Apesar de o horário programado ter sido 12:00, o Charles recebeu telefonema do esbaforido e atuante bbs-zeiro Sérgio Gallo pedindo para ser o primeiro usuário do sistema. Fleumático e generoso, o Charles confabulou com os dois co-Sysops do novo BBS, Marcelo Botelho e Belisário Souza e aquiesceu. No entanto, o Gallo dançou nessa. Ao colocar o fone no gancho, um outro usuário furão conseguiu fechar a primeira conexão ao Hot-Line. Até hoje o Charles não revelou quem foi o primeiro usuário.

Aliás, essa mania de ser o primeiro se parece com uma cisma que há entre os bbs-zeiros fanáticos que lutam por um número redondo, tanto no contador de conexões como no contador de mensagens. Quando o BBS Forum-80 estava perto de completar 50.000 conexões, o Charles Miranda e o Marcelo Botelho armaram um esquema de "attack dialing" (deixar o micro discando sem parar para o número de um BBS até completar uma conexão) com dois micros. Fracassaram: conseguiram completar todas as conexões, desde a 49.960 até a 49.999. Mas para desespero de ambos, a conexão 50.000 foi feita por um outro usuário furão.

O objetivo do Hot-Line é interligar o Brasil com redes mundiais de BBSes e a FidoNet foi o sistema pelo qual se optou. Hoje pode enviar mensagens para todos os continentes e quase todos os países, com mais de 9.000 sistemas interligados. Em setembro de 1989, o Hot-Line conseguiu um numero de node (estação) temporário da FidoNet International BBS Network, o número era 4:4/999. Depois passou a ser o sistema principal de uma "net" (a FidoNet e' dividida em "zonas", "regiões", "nets" e "nodes"). Na ocasião, o Rio BBS ja' estava interligado ao Hot-Line e outros Sysops ja' estavam instalando os "mailers", programas que gerenciam o recebimento e envio de mensagens e arquivos pela rede. Rapidamente o sistema passou de "net" ao status de "região". O node number atual do Hot-Line no FidoNet é 4:802/1.

Em outubro de 1989 o Hot-Line passou a operar modem com protocolo de correção de erros MNP-4 e compressão de dados MNP-5. Foi o primeiro BBS no Brasil a oferecer esta possibilidade. Em fevereiro de 1990 foi instalado mais um winchester no Hot-Line, aumentando sua capacidade para 64 MBytes. Os usuários invadiram o Hot-Line de tal maneira que já em abril do mesmo ano o espaço livre em disco já havia acabado.

Em julho de 90 o Hot-Line fechou seu primeiro ano de funcionamento 24 horas por dia com mais de 17.000 conexões e mais de 22.000 mensagens. Foi nesta época que surgiu a idéia de lançar um BBS multi-usuário, com várias linhas e oferecendo diversos tipos de serviços.

O pessoal do Hot-Line conseguiu reunir quase todos os requisitos necessários para a montagem desse novo BBS: micros, modems, linhas telefônicas e software. Estavam na fase final de acabamento e instalação do novo sistema que deveria ir ao ar logo que chegasse o registro do software junto ao autor. Estava sendo desenvolvido software específico para o BBS, mas a capacidade de investimento nele se esgotou, pois vários planos econômicos e a necessidade de lançar o sistema o mais breve possível inviabilizaram seu desenvolvimento. Assim que a situação econômica brasileira voltar à normalidade nova tentativa será feita.

Em agosto de 90 houve o primeiro encontro de SysOps da Rede FidoNet Brasileira paralelamente à Feira de Informatica, no Rio de Janeiro. Presentes: Charles Miranda (Hot-Line), Lauro Henrique (Rio BBS), Otto Brito (14 bis BBS - Brasilia), Clóvis Lacerda (TME BBS - Recife), Mauricio Meismith (MidNight BBS - São Paulo) e Pablo Kleinman (Buenos Aires, Argentina - Coordenador da FidoNet na America Latina, convidado pela Regiao 80). Neste encontro foram definidas as diretrizes para a FidoNet brasileira.

O Hot-Line passou a operar com modem de 9600 bauds compatível com o padrao PEP, tornando-se um dos primeiros sistemas brasileiros a oferecer esta velocidade. Durante as eleições gerais na FidoNet na América Latina, em novembro de 1990, não houve nenhuma disputa em nossa região, legitimando-se os que já ocupavam as coordenações provisórias. Espera-se para este ano uma disputa ferrenha ao cargo de coordenador da região 80 (Brasil).

Em Janeiro do corrente ano deu-se a interligação direta com os EUA através da conferência USAxBrasil, com o Hot-Line se comunicando diretamente com o Itacuruca BBS em Austin, Texas. Essa é a primeira das várias tele-conferências que o Hot-Line está planejando realizar, entre elas a Rio '92, sobre o encontro ecológico do ano que vem.

Atualmente o Hot-Line funciona com o software Remote Access versão 0.04a e oferece diversas conferências a nível nacional: Unix, CASE, Linguagens e muitas outras. Novas conferências internacionais estão na boca do forno. Probleminha: o custo das ligações telefônicas, principalmente depois do tarifaço. Além disso há o problema de as concessionárias só cobrarem por minuto inteiro. Mesmo com todos estes percalços, o Hot-Line vai aparecer com novidades em breve. O novo sistema contará inicialmente com 3 linhas telefônicas oferecendo a possibilidade de correção de erros V.42/MNP-4 e compressão de dados V.42bis/MNP-5. Será oferecida a possibilidade de comunicação entre os nodes, conferências on-line e 160 Mb de espaço em disco. O acesso ao sistema será feito através de um único número telefônico chave. Vamos aguardar, pois está nas bocadas.

* Anote o novo número do StarLight BBS: 710-9116.

* A NOVA ERA de vento em popa. Já tem gente comprando os livros de N.Hill, H.Rubinstein, H.Ford e H.W.Gabriel e formando grupos de estudo. "Downloadeie" seu ANE-VGA.ZIP e boas reflexões.


[ Voltar ]