O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 14 - Escrito em: 1991-05-04 - Publicado em: 1991-06-03


Originalidade


Aquí no Rio de Janeiro você poderá ter o privilégio de se conectar a um BBS que se distingue dos demais por ser diferente e único em vários aspectos. Trata-se do CSB - Computadores e Serviços de BBS. Fundado em Janeiro de 1989 pelo veterano e violentíssimo Sysop escarafunchador de bits Lávio Pareschi, o CSB apresenta uma particularidade: seu Sysop é também o autor do programa que gerencia o BBS. O dito programa abre para o usuário um verdadeiro mundo de opções e meandros. Foi escrito em linguagem "C" com alguns trechos mais cabeludos em que foi inevitável apelar para a linguagem Assembler.

Logo que começou a funcionar, o CSB chamava-se C.C.H.L.L. BBS, nome hermético que na ocasião chegou a causar cãibras na língua de muita gente. A misteriosa sigla significa Centro Cultural Hans Ludwig Lipmann, nome de uma entidade beneficente. O sistema já de cara iniciou arrebentando, começando por onde muitos terminaram. Oferecia duas linhas telefônicas para contato, tornando-se o primeiro BBS carioca a apresentar esta facilidade.

Mas a maior inovação introduzida pelo CSB foi a cobrança de colaborações mensais de seus usuários. A novidade causou celeumas e arranca-rabos intermináveis. Muitos bbs-zeiros mostraram-se revoltados com o fato de terem que pagar para acessar um BBS. Esqueciam-se (ou não sabiam) que tal procedimento é costumeiro no exterior. Aquí no Brasil é que a turma quer moleza pura e deseja ter tudo de mão beijada. O fato é que o Lávio manteve sua posição. Os poucos descontentes se calaram ou se afastaram e hoje o sucesso do CSB é flagrante. Sem sombra de dúvida trata-se do BBS mais movimentado do Brasil. Uma gigantesca torrente de mensagens e uploads de arquivos atulha o CSB a cada semana.

A característica eminentemente artesenal do software sob o qual roda o CSB permite ao Sysop adequar o sistema à demanda e às circunstâncias, desenvolvendo novas seções e constantemente melhorando sua estrutura, que está atualmente na versão 2.2. Apanágios do Sysop, a inquietação e o irrefreável entusiasmo em melhorar o sistema fazem do CSB um BBS super dinâmico, em que as mudanças são frequentemente sugeridas pela própria comunidade de usuários. Assim, encontram-se disponíveis no sistema seções especiais como por exemplo os Tele-Testes, testes com avaliação on-line; a Revista-CSB, com interessantíssimos artigos da Executive Intelligence Review; Tele-Balcão, uma área de anúncios; o sistema de Caixas Postais e de troca de Arquivos Pessoais entre os usuários. São apenas algumas das facilidades que só o CSB oferece.

O usuário tem à sua disposição 3 portas externas, acessíveis através de um único número telefônico. Existe uma porta interna adicional, esta reservada para o Sysop. O sistema permite que todos os usuários "logados" (conectados) num dado instante se comuniquem em tempo real uns com os outros através do tele-Papo (comando ME;PP). Outra possibilidade é enviar um "telex" para um usuário que esteja online ao mesmo tempo que você, através do comando ME;ET. Ao receber o telex, o destinatário tem a chance de respondê-lo sem perder a continuidade do modo de operação em que se encontrar no momento.

São diversas as seções e sub-seções do CSB: Macro-Keys; SEcretaria (sub-seções CAdastro, EStatisticas, Info-Usuarios, ANunciantes, SeRvicos especiais, Manual do Sistema, CaiXa, "SYsop help!" e Quadro de Avisos); MEnsagens (sub-seções Caixa Postal, Msgs Publicas, tele-PaPo e TElex); ArQuivos pessoais; Tele-Conferências; Arquivo Público; Revista-CSB (sub-seções Conhecer, Info Profissionais, Atualidades e SeRviços); Tele-Balcao; Cursos CSB; Tele-Testes; Tele-Games; Tele-Questionarios; Get-News e Boletins.

As seções mais procuradas são: Telex (27,1%), Tele-conferências (16,7%), Caixa-Postal (13,9%) e o Arquivo-Público (10,7%). A área das Tele-Conferências ou TC's é sem dúvida a mais interessante. São oferecidas TC's públicas (abertas) ou privadas (fechadas), sendo que as do segundo tipo são próprias para clientes e atendimento a grupos particulares. O CSB oferece 44 tele-conferências, sendo a primeira delas sobre o próprio CSB. As outras são sobre TV-Mania, Bíblia, comunicações, piadas, política, IBM-PC, esportes, polêmicas, Rede-Brasil, carros, software, música, RPG (role playing games), MSX, jurídica, Bits&Bytes, medicina, eletrônica, gibis, fatos impossíveis, cinema, SBEFNews, jogos, "coliseu", profissões, estudantes, ciências, club, hobbies, amiga, psicologia, programação, coleções, literatura, filosofia, videogames, culinária, curiosidades, usergroup, O Globo - Informática Etc, Windows, economia e consumo.

O CSB é um verdadeiro gigante, abrigando no momento em seus poderosos Winchesters: 7849 mensagens pessoais, 2333 mensagens públicas, 104 arquivos pessoais, 26.574 contribuições nas tele-conferências, 210 artigos na Revista-CSB, 12 tele-testes, 256 tele-questionários e um extraordinário acervo de mais de 2.000 arquivos públicos, dentre os quais o mais procurado é o CMODEM45.COM, o sofisticado protocolo de comunicação C-Modem para transmissão de arquivos, desenvolvido também pelo próprio Sysop. Os usuários campeões CSB são o emigrante canadense Ismael Cordeiro (em atividade pessoal), o gárrulo e loquaz Alexandre Souza (em participação), o magnata Aguinaldo Rangel (em créditos), o abnegado Samuel Gorberg (em uploads) e o colecionador João Fábio (em downloads).

Outra característica única do CSB é o fato de a inscrição de um novo usuário ser online e imediata. Ou seja, o novato já pode sair usando o sistema logo de primeira. A cobrança é feita pelo sistema de créditos, oferecendo prêmios aos usuários mais participativos e colaboradores. É possível também anunciar seu produto ou serviço no CSB, mediante módica taxa.

O Sysop Lávio Pareschi, nunca satisfeito com o CSB, planeja para muito breve abrir uma quarta porta externa para acesso ao sistema. Além disso, pretende ampliar a gama de serviços oferecidos, introduzindo a TeleMática, em que que você compra e recebe em casa material de informática. Serão fechados também acordos com video-clubes de forma que você poderá selecionar os filmes e CD's de sua preferência e recebê-los em casa. Outros vôos previstos do CSB são a transmissão de FAX via BBS e o estabelecimento de uma rede CSB/Rio + CSB/São Paulo.

Para você que está se iniciando no CSB, acione o seu log para poder ler as telas explicativas com calma e não perca tempo: vá direto buscar o manual do sistema, através do comando AP;DI baixando logo em seguida o arquivo BBSDEMO.ZIP.


[ Voltar ]