O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
19
- Escrito em:
1991-05-04
-
Publicado em:
1991-07-08
Para cirurgiões
Ao ler as mensagens que são trocadas nos BBS's da vida, muitas vezes deparamos com uma última linha que traz um código seguido de uma frasezinha que costuma ser um aforismo, uma galhofa ou uma citação. Os códigos que aparecem nestas últimas linhas são coisas do tipo "EZ 1.33", "Omigosh 2.0", "DeLuxe 2" e "UMsg". Parece estranho? Eu lhe digo o que são. Trata-se de "taglines", ou seja, linhas inseridas automaticamente por algum software gerenciador de mensagens off-line, que lhe permite ler e responder uma batelada de mensagens que tenham sido capturadas de um BBS.
Se observarmos bem, notaremos que todas as mensagens que trazem taglines "Umsg" são sempre de autoria de um cavalheiro chamado Durval Menezes, criatura já famosa aos quatro ventos por seus vastíssimos conhecimentos no ramo. Quando um usuário desesperado deixa mensagem num BBS pedindo socorro é mais do que usual ver o poderoso Durval dar um show de habilidade e destreza, salvando o pobre coitado com suas valiosas e sempre corretíssimas dicas. Aquí mesmo na coluna Forum o Durval aparece com frequencia, dissimulado sob um pseudônimo que não cabe revelar por ora.
Mas e o misterioso "UMsg"? Pois bem, trata-se de uma implementação desenvolvida pelo próprio Durval utilizando o programa de comunicação ZCOMM, software que, segundo ele, enfatiza o poder de controle e a facilidade de uso sobre a aparência estética.
Produzido pela Omen Technology, a empresa criadora do protocolo ZModem, o ZCOMM e' distribuido em regime de shareware, estando disponivel para "download" nos principais BBSs do Rio. Uma de suas principais vantagens é o alto poder programacional: o ZCOMM dispõe de uma linguagem de programacao embutida super-poderosa (chamada de linguagem "script"), capaz de criar aplicacoes totalmente automaticas, que funcionem sem a interferencia do operador. Alem disso, nao precisa ser programador para usa-lo: o ZCOMM dispoem do "Turbo Learn", um gerador de scripts que trabalha observando os passos do usuario e automaticamente gerando programas para repetir as sequencias de logon e outros procedimentos mais simples.
Por exemplo, nosso ínclito e ultra-capacitado colega Durval, visando especialmente acessar o Eureka BBS, usou o ZCOMM para escrever o supra-citado programa UMsg, que aceita vários comandos, entre os quais o "EUREKA", que entra no BBS (usando o nome e a senha corretos) e se coloca em modo de operação manual, apos "apitar" bastante para chamar a atencao do usuário que, no caso do Durval, normalmente está usando um programa de multitarefa em outra janela.
Outro comando do UMsg implementado via ZCOMM é o "EUREKA,DOWN,XPTO", que entra no Eureka e automaticamente baixa o arquivo "xpto" para o micro do usuário, desconectando-se automaticamente logo depois. Há também o comando "EUREKA,NEWS", que entra no Eureka e automaticamente baixa as mensagens ainda nao lidas e grava a lista de arquivos novos no "log", para posterior consulta.
O comando mais poderoso do UMsg é o "EUREKA,UMSG", ou "Upload Messages", que permite enviar automaticamente para o BBS mensagens-resposta escritas pelo usuário e colocadas em arquivo, com controle de erros.
Toda essa mamata visa ocupar o minimo de tempo no BBS. A grande vantagem de trabalhar atraves de "scripts" é essa economia de tempo, paciência e grana nos acessos as BBS: nao e' mais necessario esperar horas a fio (com o congestionamento do sistema telefonico em geral e das BBSs em particular) ate' conseguir logar na sua BBS preferida. Basta comandar o programa que ele tenta ate' conseguir, e quando consegue faz todo o trabalho no menor tempo possivel, por sua vez ajudando a diminuir o congestionamento. E enquanto tudo isso acontece, podemos muito bem estar fazendo outra coisa muito mais produtiva, como dormir, ver televisao (eca!), jogar Tetris em outra janela do multitarefa. Tudo, etc, tudo isto com o som do modem devidamente desligado para nao ouvirmos o interminavel "tu-tu-tu" e com plena confianca que tudo vai se desenrolar conforme o previsto. Nada como deixar a maquina fazer o trabalho sujo...
Voltando ao ZCOMM, vale ressaltar que nele tudo e' feito atraves da linguagem de programacao embutida. Assim, e' possivel alterar totalmente o funcionamento do programa, desde a forma de discagem (nao so' os comandos para o modem) como a configuracao de teclas, a disposicao do video, etc. Por exemplo: varios BBSs aqui no Brasil dispoem de mais de uma linha telefonica, para facilitar o acesso aos seus usuarios. Talvez o único programa de comunicacao que permite tratar automaticamente disso seja o ZCOMM: basta colocar os numeros separados por um sinal de "+" (na mesma entrada de script) que este estraordinário software tenta automaticamente discar para cada um deles em sequencia, ate' conseguir. E quando consegue sucesso em um deles, automaticamente "desliga" os outros. Nos outros programas de comunicacao que conheco, o usuario e' forcado a criar varias "entradas" para o mesmo BBS (uma para cada numero), e depois que consegue conexao em um dos numeros e' forcado a manualmente apagar os outros, pois senao o programa tenta ligar para estes outros tambem. Protocolos: alem da melhor implementacao de ZModem existente (afinal é prata da casa), o ZCOMM dispõe dos seguintes protocolos: Xmodem, Ymodem, Kermit, Telink, Modem7, WXModem, Sealink e Quick-B.
Extremamente eficiente, o ZCOMM roda muito bem ate' mesmo em um simples PC sem winchester, consumindo menos de 200K de memoria. E' totalmente compativel com programas multitarefa como o DESQview, permitindo ao usuario rodar outros programas enquanto o software opera em "background". Existem versoes do ZCOMM para Unix, OS/2, etc, o que permite a mudanca de sistema operacional sem a necessidade de trocar de software. Outra boa: o ZCOMM armazena as linhas de comando (como faz o DOSEDIT no DOS), permitindo edita-las e reenvia-las.
Toda carne tem osso. A grande desvantagem do ZCOMM e' a sua complexidade: quem estiver disposto a desfrutar de todas as vantagens do ZCOMM precisa investir tempo suficiente para digerir o manual de quase 300 paginas, o que no caso do Druval Menezes demorou quase um mes. O ZCOMM nao e' intuitivo: nao existem menus, e todos os comandos sao ativados atraves de teclas de funcao, ou digitados diretamente pelo teclado. Nada de janelas, suporte para mouse, musiquinhas, etc. Como escreveu o Chuck Fosberg, criador do ZCOMM: "Se voce esta' procurando um videogame para ligar no seu modem, o ZCOMM vai decepciona-lo". No caso do mestre Durval, o ZCOMM ja' lhe poupou tanto tempo, dinheiro e aporrinhacao que ele está adquirindo para uso particular o Pro-YAM, a versao "comercial" (nao shareware) do bicho, tambem obra da Omen Technology. Anote em seus alfarrábios: Omen Technology Incorporated Box 4681 Portland OR 97208 USA tel: 503-621-3406
[ Voltar ]