O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
24
- Escrito em:
1991-08-09
-
Publicado em:
1991-08-19
Lá e cá
Chafurdando em nossos arquivos fotográficos deparamo-nos com esta beleza de retrato. Raridade. Mostra alguns dos mais renomados BBSzeiros reunidos em uma cripta secreta nas imediações do Leme. O encontro, que teve lugar no final de março próximo passado, serviu também como despedida do denodado veterano BBSista Ismael Cordeiro que, graças ao seu francês escorreito e ao fato de já ter residido uns meses no Canadá, conseguiu autorização para emigrar para lá. Felizardo, dizem uns. Pobre homem, dizem outros. O fato é que a estas horas o preclaro Commodorista está numa ótima, exercendo seu ofício de técnico de som direto e pilotando um bruto dum 386, acessando os estupendos e variadíssimos BBS's daquelas bandas.
Como sempre, alguns colegas se negaram a aparecer no retrato, alegando as razões mais estapafúrdias. Outros queriam aparecer mas não puderam. A cripta era pequena e não havia lente que pudesse pegar a todos. Na foto aparecem em pé, ao fundo, da esquerda para a direita: Ernesto Galaso ao lado de um taralhão cujo nome não foi registrado, Charles Hirakawa Miranda (sysop do Hot-Line) acompanhado de sua esposa Katia, Américo Oliveira, Ernesto II, Durval Menezes, Sergio Gallo e André. Sentados: MacDowell de Castro (não-BBSzeiro, mas interessado), Ismael Cordeiro, este gorjala C.A.T., Sérgio Barbosa, BPiropo, Sidney Simões e Marcos Borelli. Em primeiro plano, à esquerda da mesa: Sigmar Frota, Marco Paganini em atitude cogitabunda e bem à frente Marcelo ("Remédio") Erthal. `A direita da mesa, também em primeiro plano, temos o centurião Flávio Serrano junto com Wilson Mello. Sobre as mesas vemos apenas algumas das dezenas de pizzas que foram servidas durante este encontro de ventripotentes micrófilos. O motivo das risadas estampadas nas fuças de todos foi a incredulidade geral dos presentes diante da categórica declaração da simpática fotógrafa, que jurou de pés juntos que a foto sairia no BBS-Mania da semana seguinte.
Houve alguns momentos de amargura durante esse encontro. Foi quando alguém mencionou o elevado nível de ruído nas nossas linhas telefônicas. Este maldito fenômeno vem tirando o sono de grande parte dos BBSzeiros. Os mais sortudos conseguem fechar uma conexão com um BBS a 2400 bps ("bits por segundo" - velocidade de transmissão de dados), mas muitos de nós só conseguem ligação a 1200bps.
E pensar que lá no Titio, 9600 bps é feijão com arroz e que estão criando redes de fibra-ótica de até 2 Gigabits por segundo (são dois bilhões de bits por segundo) para início de operações dentro de poucos anos. Um desses projetos é a NREN (National Research and Education Network). Esta fantástica super-rede vai conectar todos os estabelecimentos norte-americanos de pesquisa e educação. Estarão disponíveis aos usuários: dados de mercado, especificações industriais de vanguarda e resumos do andamento de pesquisas científicas de todo o planeta. Inúmeras novas empresas vão surgir de forma a prover informações atualizadas para estes gigantescos bancos de dados.
Como justificativas para um projeto tão grandioso, os cabeças do empreendimento apontam, entre outras, a crescente pesquisa sobre hardware de supercomputadores. Outras aplicações imediatas seriam os intrigantes "Grand Challenges" (grandes desafios), que constituem problemas matemáticos cabeludíssimos tais como o aquecimento do globo terrestre ou o mapeamento integral do genoma humano. Tais questões poderiam ser abordadas por equipes de pesquisadores trabalhando em diferentes pontos do globo onde estariam rodando potentes algoritmos em redes de supercomputadores.
Custo estimado do projetinho? Bobagem: Dois bilhões de dólares em cinco anos. Parece muito? E que tal a proposta da Nippon Telephone & Telegraph de implementar uma rede de comunicações alcançando cada residência, escritório ou fábrica no Japão até o ano 2015? São apenas 126 bilhões de verdinhas. E a comunidade européia tem planos semelhantes.
Enquanto isso, algum afortunado BBSzeiro carioca compra seu modemzinho 9600 bps e liga para um BBS à altura. Se tiver sorte, recebe um fall-back para 2400, senão... NO CARRIER.
[ Voltar ]