O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 25 - Escrito em: 1991-08-13 - Publicado em: 1991-08-26


O mapa da mina


Neste exato momento alguns dos maiores expoentes brasileiros no assunto BBS estão engendrando a publicação de um livro especializado no assunto. Deve começar a ser escrito em breve e provavelmente enfocará a questão sob os dois pontos de vista, o do usuário e o do Sysop.

Entrementes, enquanto aguardamos esta obra com baba no canto da boca, podemos ir tirando nossas dúvidas com a consagrada Bíblia dos BBSzeiros angloglotas, o pioneiro "Dvorak's Guide to PC Telecommunications" (ISBN 0-07-881551-7), de autoria do John C. Dvorak junto com o Nick Anis, prefácio do Peter Norton. O livraço custa (lá) 50 dólares e aborda de forma razoavelmente ampla todo o mundo dos BBS's, databases eletrônicos, e serviços on-line americanos, incluindo dois disquetes 5¼" com ótimas explicações, demos, utilitários e até um software de comunicação, o TELIX/SE. Cá entre nós - que ninguém nos ouça -é possível encontrar estes discos zipados em mais de um BBS aquí mesmo no Rio.

Foi passando o tempo e um grande número de leitores americanos mão-de-vaca reivindicaram uma versão simplificada do livro, sem os disquetes. Pedido atendido: publicaram a "special edition" (ISBN 0-07-881668-8) por 35 dólares trazendo de lambuja cobertura sobre Macintosh, Amiga e UNIX, além do PC - naturalmente. O livro é simplesmente ótimo, tanto numa edição quanto na outra. A única precaução, logo após comprá-lo, é providenciar que seja imediatamente encapado, pois o olhar do Dvorak com aquela carinha de balabrega na capa do livro é extremamente desagradável e enervante, segundo alguns.

Um outro livro que, em alguns aspectos, mergulha mais fundo no assunto BBS é o "The Modem Reference" (ISBN 0-13-589862-5). Em virtude do autor, Michael A. Banks, não ser tão famoso quanto o Dvorak, o livro fica mais em conta: 25 verdes. Não obstante, o trabalho do Banks é de primeiríssima categoria, constituindo um guia completo sobre seleção, instalação e aplicação de modems, software de comunicação e serviços on-line. Está em sua segunda edição, completamente revisada e expandida.

Apesar de ser voltado para o principiante, "The Modem Reference" agrada também ao expert na matéria, enfocando até comunicações por FAX, e-mail (electronic mail), transferência de arquivos, problemas on e off-line e muito mais.

O usuário novato lá encontrará preciosas dicas sobre como escolher um modem e um programa de comunicação que atendam às suas necessidades. Aprenderá como instalar seu hardware e software e conectar-se sem delongas a qualquer sistema ou BBS. Poderá avaliar os diversos serviços on-line e BBS nos EUA, além de tornar-se apto a trocar e-mail e "chat" (pronuncia-se "tchét"), este último significando um bate-papo em tempo real com outro BBZsófilo ligado simultaneamente a você em um BBS multi-usuário.

O ferôncio veterano também encontrará no livro do Banks diversas informações que, decerto, ampliarão seus horizontes no assunto. Encontrará dicas sobre "packet-switching networks" (redes de comutação por pacotes), diagramas de cabos de conexão, procedimentos otimizados para conexão em sistemas visando reduzir custos com ligações telefônicas e explicações detalhadas sobre pormenores e complexidades diversas no assunto telecomunicações.

É pena que não tenhamos acesso fácil à maioria dos serviços on-line apresentados nestes livros. Só com muita bala na agulha um BBSista brasileiro pode sair ligando habitualmente para sistemas maravilhosos tipo CompuServe, GEnie, DELPHI e Prodigy. Graças a estes usuários adubados temos acesso, nos BBS's cariocas, a um arquivinho aquí outro alí, "downloadeados" de algum BBS gigantesco dos EUA.

Que inefável prazer seria dar login diariamente no EXEC-PC, o maior BBS norte-americano, com 230 (por extenso para não haver dúvida: duzentas e trinta) linhas telefônicas, com um banco de arquivos de 7 Gigabytes, ou seja, 7 mil Megabytes e mais suportando PCP, Connect-USA, 9600 e 14400. São mais de 200.000 programas e 85.000 mensagens. Anote o número, só para o caso de lhe dar uma doideira e você resolver ligar: 001 (414) 789-4210. Ponha seu modem em 8-N-1 e mande ficha. Se decidir se cadastrar no sistema, saiba que por vinte mangos você terá direito a baixar 65 megas de arquivos dos bancos do EXEC-PC em três meses. Para ter uma idéia da enormidade da coisa, cabe o aviso: se ligar para lá a 1200 bps e mandar listar o diretório de arquivos do EXEC-PC, você será chutado por decurso de prazo antes de chegar à metade da listagem. Lista dos arquivos mais sugados do EXEC-PC em junho: PKZ110.EXE (o compactador ZIP), XFERM.ZIP (lista de arquivos uploadeados para o EXEC-PC em maio), PKLTE103.EXE (compactador de executáveis da PKWare), SCANV72.ZIP (detector de virus da McAfee) e #1KEEN (consagrado e brilhante joguinho tipo Nintendo). Endereço dos carinhas: P.O.Box 57, Elm Grove, WI 53122, EUA. Voz: 001 (414) 789-4200.


[ Voltar ]