O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 28 - Escrito em: 1991-09-05 - Publicado em: 1991-09-16


Parlevú langlé?


Esses pombos não me deixam em paz. Sujam o prédio, largam pena por todo lado enchem os peitoris de titica e arrulham à minha janela ao nascer do Sol, interrompendo meus melhores sonhos. Mas há males que vêm para bem. Há uma semana, um destes detestáveis bípedes emplumados pousou na janela do meu Lab segurando um papelzinho no bico. Agarrei-o pelo pescoço, peguei o papel e larguei o pombo, que voou tossindo e praguejando impropérios. Ora! O papelzinho era um misterioso aviso: havia um novo BBS na cidade.

Saltei para a máquina e, antes que pudesse me equilibrar na cadeira, já estava acionando o modem para ligar para lá. O BBS chama-se WSE, ou melhor, World Security Express. É novo mas já nasceu com porte de gigante. Tem 6 linhas telefônicas para acesso, sendo duas delas para usuários não registrados e as quatro restantes reservadas para os usuários pagantes cadastrados. Telefones para os profanos: 240-0256 e 262-3301 com 8N1, funcionando a 300, 1200 e 2400 bps.

Além dessas linhas mundanas, o Sysop - Monsieur Lavelle - já oferece de cara a possibilidade de acesso ao WSE através da RENPAC 2000, pelo código 12121212. Lembre-se que para acessar a RENPAC você deverá ajustar seu modem para 7E1 a 300, 1275 ou 1200 bps. Anote os outros números para contato com a equipe do WSE: fax 220-0205, telex (21) 37640 LNLB, telex via RENPAC 1000 (seu-prefixo)939+ ?12121212< e telefone voz 262-2013.

Seu inglês vai bem? Ah ótimo, pois caso contrário é melhor nem tentar entrar no WSE. Todas as telas são escritas em inglês, por enquanto - diz o Sysop. O WSE já falou em português, com acentuação e tudo mais. Mas para permitir o acesso via RENPAC e a utilização por usuários do mundo inteiro, optou-se pelos menus em inglês. Mas com um mínimo de experiência em outros BBS's, acaba ficando fácil navegar no WSE.

Vou acompanhar você nesse primeiro acesso. Depois você se vira, certo? O WSE começa pedindo: "Type your ID or "new" for new users, and press RETURN". Basta teclar "new" (sem as aspas). Em seguida pergunta quantas colunas tem a sua tela: "how many columns across is your display, left to right? (Telex:65, PC:40, 80 or 132):". Responda de acordo com o seu caso, que provavelmente será o de 80 colunas.

Em seguida o WSE pergunta seu nome: "Please enter your first and last name"; o nome da firma em que trabalha: "Now enter your company name, or just press RETURN if none"; a primeira linha de seu endereço: "Enter the first line of your address (street)"; a segunda linha de seu endereço: "Enter the second line of your address (CEP, city, state)"; seu número de telefone: "A telephone to reach you during the day" e o tipo de seu micro: "...what kind of system you are using". Em seguida pede que você informe um "apelido" para acesso mais fácil ao sistema: "Enter the User-ID you want to use to identify yourself". O passo seguinte é escolher sua senha secreta de acesso: "Enter the password you plan to use".

Logo em sua primeira conexão ao WSE você já terá uma mensagem pessoal para ler. Para tanto, use os comandos E, R e T, ou seja: "(E)mail (R)ead-msgs (T)o you". O sistema funciona na base de créditos. Como usuário novato, ainda não cadastrado junto ao WSE, você terá um saldo inicial de 900 créditos que lhe permitirão navegar livremente pelas diversas seções, conhecendo as facilidades oferecidas pelo sistema.

Logo após receber a sua primeira mensagem pessoal, a de boas vindas, você terá a oportunidade de ler ou dar um Download no manual de utilização do sistema. Trata-se do arquivo NEWUSER.TXT que está associado à mensagem que você acabou de ler. É um arquivo pequeno, com 23665 bytes. O sistema pergunta se você deseja receber o arquivo ou não: "Would you like to display or download the file now (Y/N)?" e oferece diversos protocolos para transmissão.

A lista de comandos do WSE é apresentada ao final de cada operação: "Please select a letter (T,D,I,O,S,C,E,A,F,K,R,X, or ? for menu)". Para terminar sua conexão, use o comando X (exit).

Sendo um BBS eminentemente profissional, o WSE oferece diversos serviços, a saber: (T) Teleconferências, (D) Database, (I) Informações, (O) Online Shopping, (S) SIGs (Special Interest Groups - Grupos de Interesse Especial), (C) Classificados, (E) Electronic Mail (correio eletrônico), (A) Account display/edit (acesso aos dados de sua "conta corrente" no WSE), (F) File Library (biblioteca de arquivos), (K) Comentários para o Sysop e (R) Registro. Dois grupos de interesse especial (SIG's) já estão formados no WSE: o SIG HELLO, que apresenta perguntas e respostas sobre o BBS e o SIG TURISMO, que divulga eventos e pacotes promocionais. E mais: se você gostar do software e do hardware do WSE e tiver interesse em montar um novo BBS, entre em contato com o Lavelle através do comando /P SYSOP.

O WSE roda num micro nacional, Prológica SP16, com Elebra Promodems EC 2400 para as linhas de 300, 1200 e 2400 bps e um Moddata MDI 193 para a RENPAC. As duas linhas telefônicas para usuários profanos estão abertas 24 horas por dia. Vale lembrar que, através da RENPAC, 23 usuários podem acessar o WSE ao mesmo tempo.

Volta e meia você é presenteado pelo WSE com uma frasesinha que poderá fazê-lo parar um instante para pensar. Em meu primeiro acesso, recebí a minha: "Problems are only opportunities in disguise -- Alfred North Whitehead", ou seja, "Problemas são apenas oportunidades disfarçadas". Ah, esquecí de traduzir o nome do autor: Alfredo Norte Cabeçabranca.