O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
31
- Escrito em:
1991-10-09
-
Publicado em:
1991-10-14
Dungeons and dragons
Entropia e inércia. Tendências irresistíveis. Por mais que tentemos nos manter atualizados e atentos a tudo de novo que vem aparecendo nesse ritmo cada vez mais intenso, sempre escapa alguma coisa. O BBSzeiro, especialmente o veterano, acaba se julgando perfeitamente up-to-date. E quando vai se dar conta já deixou passar um monte de novidades.
Os que já pilotam BBS's há algum tempo sabem o que digo. Dentro daquela densa massa de mensagens, às vezes pode-se encontrar uma menção a algum BBS novo, secreto ou pouco divulgado. Tomado pela compulsão do fuxiqueiro, o BBSzeiro entra em parafuso. Ele quer saber o número desse sistema novo de qualquer maneira. E rápido. Consulta colegas chegados, liga para A e B e finalmente acaba encontrando.
Foi numa dessas que encontrei o AGGA BBS, numa mensagem perdida num desses Hot-Lines da vida. Era apenas um usuário dizendo que falou com Fulano numa mensagem do "AGGA". AGGA? O que é AGGA? O Sysop não fez anúncio, não espalhou mensagem e não fez alarde. Apenas preparou um hardware à altura e montou um BBS, propondo-se a mantê-lo no ar 24 horas por dia. Naturalmente chamou os amigos mais chegados para fazerem os primeiros logins. E o resto foi acontecendo naturalmente.
Guilherme Pastura Junqueira é o nome do homem, o Sysop. Devidamente assessorado pelo André Nobell, o co-Sysop, nosso capitão Guilherme carrega nas costas esse sistema que atende pelo número (021) 278-3151, nas velocidades de 300, 1200 e 2400 bps (8N1). O AGGA entrou no ar em julho deste ano e está para completar 1.300 ligações, com cerca de 730 mensagens postadas. Infelizmente há algumas semanas algum tenebroso espectro do Mal pousou nas superfícies magnetizadas do winchester do Guilherme, fazendo com que se desvanecessem mais de 200 mensagens nesta lamentável ocasião. Por sorte, depois de algumas sessões de cunho místico-esotérico, a máquina do AGGA se estabilizou e tudo está às mil maravilhas.
Em algum ponto obscuro da Tijuca trabalha ininterruptamente um 386 de 16 MHz, com hard de 43 Megas, 1 floppy de 1.2 Mb e um modem Everex de 2400 bps. É o AGGA rodando a pleno vapor uma cópia não-registrada do Remote Access versão 1.01, aliás o software de BBS preferido por nove entre dez Sysops principiantes.
Conhecido em algumas rodas como "A Galinha Nova" ou "AGGA: Linha Nova", o AGGA é um sistema do tipo igreja: entra quem quiser. O cadastramento é completamente online, dispensando qualquer carta, xerox ou documento. O próprio nome AGGA encontra-se envolto em denso e nebuloso enigma cuja solução ninguém ainda conseguiu arrancar do Sysop. Alguns gozadores traduzem a suposta sigla como "Ao Guilherme o Grande Abacate", numa provável alusão aos Abacates Voadores, criações estrambóticas oriundas da intrincada mente do pestilento e monstruoso Xela.
Em breve, o Sysop estará abrindo uma loja chamada AGGA Informática, mas pouco ou quase nada quis revelar sobre o empreendimento, por ora. O sistema AGGA já conta com quase 90 usuários, autores de mensagens curtas e lacônicas. Situada na faixa etária dos vinte anos, a galera do AGGA reune especialistas em jogos, especialmente RPG, ou seja, Role Playing Games. Aliás, segundo o próprio Guilherme, o AGGA BBS foi criado justamente para incentivar os RPGs. É natural que uma das áreas mais frequentadas do BBS seja aquela que se especializa nessa arte. A área é chamada Dungeons e se subdivide em AD&D (Advanced Dungeons & Dragons) e RM (Role Master).
Um dos mais participativos RPGistas do AGGA é o Antonio Sole. O cidadão declara que vem praticando semanalmente há dois anos jogos RM e há cinco anos, AD&D. Segundo nosso expert, o maior problema nestes jogos é o equilibrio entre Playability (tradução malcheirosa: "jogabilidade") e Realismo. O AD&D sacrificou realismo em função da jogabilidade, o RM preferiu sacrificar a jogabilidade, com suas complexas tabelas de luta. O Master do jogo RM de que participa simplificou algumas tabelas e agilizou bastante o sistema de lutas, Mesmo assim o processo todo ainda toma muito tempo. Sole relata que gastou cerca de 3 horas numa luta contra uma entidade miraculosa chamada Implementoror.
Confesso que comecei a ler as mensagens desses boards de RPG e fiquei totalmente perdido. É um linguajar impenetrável e hermético. Veja uma mensagem de 22 de agosto escrita pelo Sole: "Meu personagem é um Sorcerer de nível 5 ainda e tenho passado bons momentos com Transfer Soul e com Disruption 50'. Acabou minha pilha, mesmo com Spell Adders e Spell Multipliers. Acabou a ação. Vou dar a cada mago um lutador para ele se divertir quando os PP já se forem..." E por aí vai o papo.
No mes passado o Guilherme instalou em seu sistema a Door RaMail. Apenas para esclarecer, uma Door (porta) é um subsistema à parte dentro do próprio BBS, geralmente um aplicativo, um jogo ou um utilitário. A Door RaMail facilita imensamente a leitura off-line de mensagens através de programas como SLMR e EZ-RDR. Outras interessantes Doors que o AGGA oferece são: Jet Combat v.09 Beta (jogo de loteria de números), Cassino Game (mesa de roleta), Slot Machine Game SuperSlots v2.5a (máquina caça-níqueis), Bidoor v0.1 (não conseguí explorá-lo por falta de "help"), Time/kb Bank RATS v1.0 (banco para depósito de tempo de acesso e kilobytes de download) e LineWars Elite (esse último me expulsou, me carimbando com um "No Carrier" nas duas vezes em que tentei entrar).
O Sysop do AGGA sabiamente estabeleceu uma relação entre uploads e downloads, de forma a aumentar o banco de arquivos do sistema que, segundo ele, ainda está muito pequeno. Desta maneira, para cada 6 downloads que faça, um usuário terá que fazer 1 upload de arquivo. O banco de programas do AGGA conta no momento com 302 arquivos, num total de 17590 bytes. Os arquivos encontram-se separados nas seguintes áreas: Comunicação, Utilitários, MS-DOS, Games, Gráficos GIF, Som, Suporte para BBS, Utilitários Diversos, Windows, Planilhas, Editores, Dbase, Gráficos MAC e Utilitários anti-virus.
As áreas oferecidas pelo AGGA para troca de mensagens são: AGGA BBS, Músicas, Viagens, Leituras, Novidades, Amiga, IBM-PC, MSX, Política, Esportes, Encontro de Usuários, Piadas, Classificados, Diversões, Games, Mensagens Pessoais, "O GLOBO - Informática Etc", BBS do mundo, AD&D e RM.
E agora, a lista dos "top-men" do AGGA BBS em cada categoria: Luiz Tavares (chamadas: 61), Dado Câmara (mensagens postadas: 190, uploads: 97), Gustavo Leal (kilobytes uploadeados: 2456), André Nobell (downloads: 36) e Bruno Torres Goyanna (kilobytes downloadeados: 2370).
[ Voltar ]