O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 40 - Escrito em: 1991-12-10 - Publicado em: 1991-12-16


O calor congela


Durante o mês de novembro notamos alguma inquietação entre os BBSzeiros usuários do Exec-PC e do Connect-USA, dois dos maiores BBS's dos EUA. O tema central das discussões eram as novas e potentíssimas máquinas 486 de 50 MHz. Alguns BBSzeiros agraciados já estavam pilotando máquinas deste calibre, mas nem todos estavam totalmente satisfeitos com suas novas engenhocas. Em muitas mensagens postadas por estes infelizes colegas, era patente a fúria de uns poucos usuários de configurações 486-50 dos fabricantes Dell e Compaq. Os pobrezinhos reclamavam que suas máquinas estavam congelando, "rebootando" sozinhas e algumas vezes tropeçando dentro de um ou outro programa em execução, indo estatelar-se no prompt do DOS.

As CPU's i486 50 Mhz, em suas primeiras fornadas, não eram lá muito estáveis. Quando a Intel anunciou que estava suspendendo a produção destes chips em agosto passado, muitos fabricantes foram forçados a recusar pedidos até que a produção fosse retomada, como o foi recentemente. Motivo: estas CPU's são extremamente sensíveis ao calor. Alguns usuários mais calejados andaram enviando mensagens para "all" dizendo que as falhas que os BBSzeiros presenciaram em suas máquinas poderiam ser resolvidas com uma refrigeração mais concentrada em cima do chip. Segundo os mais abalizados usuários da Exec-PC, corrigido este problema de superaquecimento, nada mais haveria de errado com as duas primeiras gerações de máquinas i486-50.

Segundo o que se vê na torrente de mensagens trocadas sobre este assunto no grandioso BBS norte-americano Compuserve, o pequeno debacle da feroz CPU de 50 Mhz afetou muito pouco o esforço de vendas e promoção destes sistemas de ponta. Alguns fabricantes, como a Dolch Computers, de Milipitas (California, EUA - tel: 001 (408) 957-6575) já oferecia uma configuração portátil 486-50 devidamente equipada com um sistema especial de refrigeração antes mesmo de a Intel ter anunciado o problema. Outra empresa, a ATronics, tel 001 (408) 942-3344, também já oferecia refrigeração especial em suas configurações de mesa e torre.

Muito embora os BBSzeiros estivessem comentando que a retomada das entregas do chip i486-50 só iria acontecer no início de 1992, a Intel anunciou que já voltou a entregar. A causa exata da sensibilidade do chip ao calor ainda não foi detectada, mas algumas otimizações no integrado já foram implementadas e o bicho já está novamente na rua.

Enquanto isso, tem muito BBSzeiro aquí no Brasilzão que ainda hoje perde o sono e range os dentes com a chegada do verão. Grana para ar condicionado, nem pensar. Suas máquinas são meros XT's ou 286's sem marca, com placas-mãe mal projetadas e que só não congelam se estiverem funcionando com o gabinete aberto ao relento e com três ou quatro ventiladores gritando em cima da CPU.


[ Voltar ]