O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 43 - Escrito em: 1991-12-30 - Publicado em: 1992-01-06


Alô, galuchos


Bisonho catecúmeno: Ao apagar das luzes, no final de 1991, recebemos diversas cartas de leitores tristonhos que estão achando o BBS-Mania por vezes técnico demais. Alegam que só os já enfronhados nas artes BBSzeiras podem tirar proveito dos artigos. Peguem sal e pimenta, pois vou fazê-los engulir o que disseram. Nesse sentido, nada melhor que um dos boletins do Hot-Line Club BBS. O Sr. Charles Hirakawa Miranda, SysOp do Hot-Line, elaborou (e nós adaptamos ao BBS-Mania) uma lista das perguntas mais comuns feitas pelos usuários tabaréus. Aproveite e tire suas dúvidas.


P: Já tentei de tudo, o que faço agora?

R: Leia o manual! (RTFM = Read The F*cking Manual)


P: Como ter acesso ao banco de programas e mensagens?

R: Envie ao BBS correspondência com o formulário de inscrição e fotocópias da carteira de identidade e conta telefônica.


P: Qual o melhor programa de comunicação?

R: Não existe um melhor. Procure avaliar todas as opções que encontrar, dê preferência aos programas que possuam o protocolo Zmodem implementado internamente, como o Telix e o TeleMate.


P: Qual o melhor protocolo de transferência de programas?

R: Sem dúvida o Zmodem. Se o seu programa de comunicação não possui este protocolo, procure o arquivo DSZ*.ZIP.


P: Como faço um "download"?

R: Utilize a opção [D]ownload no menu de arquivos [FILES], escolha o protocolo a ser utilizado e informe o nome do arquivo desejado. Em seguida, informe ao seu programa de comunicação que irá realizar a transferência de arquivo, geralmente com a tecla [PgDn]. Escolha o mesmo protocolo informado ao BBS e caso necessário informe o nome do arquivo.


P: Por que não consigo fazer um "download"?

R: Verifique os PATHs informados no seu programa de comunicação, pois caso o diretório especificado para download não exista, o seu programa não conseguirá realizar a transferência.


P: Por que não consigo transferir um determinado programa?

R: Verifique se informou o nome corretamente e se o arquivo não ultrapassa o seu limite diário (Minutos e Kbytes).


P: Por que não consigo enviar um determinado arquivo?

R: Verifique se já existe um arquivo com mesmo nome no BBS. O padrão de compactação é o ZIP. Lembre-se de que não devem ser "uploadeados" programas que não sejam de domínio público ou shareware.


P: O que é um programa shareware?

R: São programas protegidos pelo regime de direitos autorais ("Copyright"), mas os autores permitem sua livre distribuição. Caso você continue utilizando o programa após período de avaliação, geralmente descrito na documentação, voce é obrigado a registrá-lo, ou seja, enviar a contribuição para o autor.


P: O que é um arquivo ZIP?

R: Trata-se de um ou mais arquivos, compactados com o programa PKZIP. Para descompactá-los use o PKUNZIP.


P: Para que serve a opção RAMail no menu de mensagens do Hot-Line?

R: É um utilitário (door) compatível com o formato .QWK, ou seja, compatível com os leitores "off-line" EZ-RDR, SLMR, DeLuxe, etc. Este programa seleciona as novas mensagens e a relação de novos arquivos, empacota tudo em um arquivo QWK (compactado com PKZIP) e lhe transmite utilizando o protocolo Zmodem ou Xmodem. Ao ler as mensagens e respondê-las, poderá enviar o arquivo de respostas (*.REP) diretamente ao RAMail.


P: O que é FidoNet?

R: FidoNet é uma rede mundial de BBSes, possui atualmente mais de 8.000 sistemas interligados. Esta integração é realizada, geralmente, de madrugada e sem a intervenção de operadores, ou seja, aproveitam-se os horários em que as tarifas telefônicas são mais baratas e transmitem-se as mensagens entre os sistemas.


P: A nível nacional, é restrito o uso da rede FidoNet?

R: Não. Mas utilize-a da maneira mais racional possível.


P: Como faço para conhecer os usuários de BBSes do Rio?

R: Participe da CUMBUCA (Confraternização Urbana Mensal dos BBSzeiros e Usuários Cariocas Associados) que se realiza toda última quarta-feira de cada mês, a partir das 21 horas, no bar do Leme Othon Palace Hotel. As contas são separadas, o ambiente é familiar e são ingeridas quantidades assombrosas de leite, amendoim, guaraná, batata-frita e chopp, não necessariamente nessa ordem.


[ Voltar ]