O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
44
- Escrito em:
1992-01-06
-
Publicado em:
1992-01-13
Milagre
Essa minha varanda é fantástica. Moro perto de um morro e esse povo mal educado joga de tudo aquí dentro. Pontas de cigarro, papéis velhos e tampas de garrafa. Por sorte, de vez em quando alguém joga uns manuais velhos e, às vezes até uns disquetes com software a valer. A última novidade que surgiu por aquí foi um disquete com uma coletânea de mensagens do sensacional BBS americano conhecido como Compuserve. O assunto em pauta era música por computador, MiDi e coisas do gênero. Está causando verdadeira comoção entre os BBSzeiros do Compuserve um novo produto lançado pela firma The Software Toolworks Inc. Chama-se Miracle (Milagre), mais precisamente, Miracle Piano Teaching System e é voltado para crianças.
A coisa começou quando conclamaram 30 crianças de uma cidadezinha ao norte da Califórnia chamada Petaluma, faixa etária de 9 anos, a participarem de uma experiência. Receberiam um determinado hardware, devidamente carregado com um software "professor de música" e, após um mês, seriam capazes de dar um recital. Dito e feito: todos os 30 pirralhos e fedelhas estavam tocando direitinho alguma peça depois de um mês em contato com a engenhoca. Cumpre esclarecer que a maioria dos petizes nunca tinha posto as mãos num piano antes.
Os BBSzeiros estão realmente entusiasmados com o desempenho de suas crianças com o revolucionário instrumento. Baseado em algoritmos envolvendo inteligência artificial, o Miracle vai conduzindo o usuário-aluno passo a passo em lições interativas de fácil entendimento. A dificuldade vai aumentando de acordo com o rendimento do infante. Mas a coisa encanta os marmanjos também. Um usuário chamado McRaney andou fazendo as contas e concluiu que, pelo preço de 10 horas de aulas particulares de música, quem comprar este simpático sisteminha permitirá à família inteira aprender música de forma agradável e rápida.
O Miracle oferece uma ampla biblioteca de canções pop, clássicas e de shows. A seleção é muito bem feita, tendo conseguido fazer notoriamente distraídos adolescentes passarem horas a fio em cima do tecladinho. Essa engenhosa maquineta acopla-se sem traumas nem atropelos a qualquer Nintendo Entertainment System, Super NES, Commodore Amiga, IBM-PC ou seus compatíveis. Oferece um teclado de piano ligado ao resto do hardware, com teclas full-size sensíveis à velocidade do toque, além de um jeitoso pedal de sustain. Tem saída estereo para amplificadores e fones de ouvido.
Entretanto, o grande trunfo do produto - afirmam os BBSzeiros - é a qualidade do software e a genialidade da interface com o usuário. A criança aprende brincando técnicas de dedilhado, teoria musical, postura, tempos e ritmos. Um módulo especial do software simula um gravador de 8 trilhas, permitindo ao aluno gravar e reproduzir suas próprias músicas. A telinha do aparelho possui ótima resolução e pode apresentar a partitura viva, sincronizada com uma imagem dinâmica do teclado. A biblioteca de sons também é supreendente, para uma maquineta pequena como esta. Inclui sons de saxofone, piano, órgão, sintetizador e cravo.
Infelizmente os BBSzeiros do Compuserve não deixaram telefone ou endereço do fabricante. Tudo que pudemos pescar é que o Miracle está à venda, lá nos EUA, nas redes de lojas Toys'R'Us, Sears, Software Etc., Babbages e Child World.