O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 49 - Escrito em: 1992-02-11 - Publicado em: 1992-02-17


Era uma vez o jargão


Para encerrar nossa série de artigos sobre modems, nada melhor do que abordar algumas daquelas herméticas especificações técnicas que jorram copiosamente do manual de sua plaquinha ou modem externo. Os termos que vamos definir aquí muitas vezes podem ser encontrados na própria embalagem do modem, assustando e mergulhando em nebulosas dúvidas o micreiro novato, pouco afeito ao jargão do BBSzeiro, no sagrado instante da compra de seu primeiro modem. Provavelmente você já terá ouvido menções a estes termos aqui e ali, mas se ainda tinha dúvidas, dê adeus a elas.

Auto-answer: (resposta automática) Permite que o modem, devidamente conectado à rede telefônica, atenda a qualquer chamada. Fica ao encargo do software de comunicação definir quantas vezes o telefone tocará antes que o modem atenda à chamada. Esta facilidade é imprescindível, caso algum dia você pretenda montar seu próprio BBS. No micro de um Sysop de BBS, todos os modems têm que dispor de auto-answer, pois se assim não fosse não poderiam atender às chamadas dos usuários. O auto-answer também é útil quando se deseja efetuar uma comunicação direta entre dois usuários, o famoso "ponto-a-ponto", em que um usuário apelidado "remote" liga para outro usuário, cognome "host".

Auto-dial: (discagem automática) Um usuário pioneiro de modems tinha que discar no dedo para o número desejado. Quando ouvia o apito da portadora, pressionava um certo botãozinho no modem, colocava o fone no gancho e deixava a engenhoca assumir o controle da conexão. Hoje em dia, a grande maioria dos modems possui auto-dial, recurso que se encarrega do processo de discagem, podendo esta ser disparada via software pelo próprio usuário, através de um comando AT. Outra opção, muito mais confortável, é deixar que o seu software de comunicação se apurrinhe com o gerenciamento da sua lista de telefones e tome conta de todo o procedimento, cabendo a você simplesmente "clicar o mouse".

Auto-sense: (detecção automática da velocidade de transmissão) Um modem equipado com esta facilidade sempre inicia seu protocolo de transmissão/recepção em sua maior velocidade disponível. Imediatamente põe-se a avaliar a velocidade de transmissão do modem do outro lado da linha. Caso não consiga se comunicar com ele em sua velocidade máxima, vai baixando seu baud-rate até que se equipare ao do irmão. Se do lado de lá, o modem também tiver auto-sensing, ambos chegarão mais cedo a um acordo quanto à velocidade ideal de transmissão.

Speaker: (alto-falante) Por incrível que pareça, é de grande importância o mimoso alto-falantezinho que atualmente equipa a maioria dos modems. Apesar do diminuto tamanho, é capaz de produzir grande zoeira, podendo, se mal regulado, causar zanga e desavença com os vizinhos durante a madrugada. Permite monitorar os sinais sonoros e as tonalidades típicas de uma conexão telefônica. Desvantagem: o BBSzeiro corujão é obrigado a ouvir os violentos impropérios proferidos por um infeliz que atenda o telefone num engano no meio da noite.


[ Voltar ]