O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 54 - Escrito em: 1992-03-17 - Publicado em: 1992-03-23


Pelos confins dos BBS (Os insondáveis)


Se você começou há pouco a fuxicar pelos BBS's afora, bisbilhotando, experimentando e pesquisando, certamente já deve ter se deparado com mensagens quase indecifráveis que pipocam aqui e ali, pelos boards da vida. Não são poucas estas pérolas da criptografia. Entretanto, não pense o leitor que me refiro a mensagens escritas em código ou em alguma língua estrangeira, nada disso.

Considerando que um BBS é um ponto de encontro de gente dos mais diversos perfis e formações acadêmicas, não é raro ver dois usuários trocando mensagens super-especializadas sobre sua área comum de interêsse. É natural que os outros bóiem completamente no assunto. Há o grupo dos aviadores, que jogam pesado com o jargão dos aeronautas. Temos também os médicos, os astrônomos, os automobilistas e muitos outros. As mensagens que estes sub-grupos enviam através dos BBS's constituem verdadeiros desafios para os mais versados enigmistas. Todavia, isso não deve desmotivar o novato, muito pelo contrário. Ao ver-se diante de uma torrente de termos e palavras desconhecidas, o neófito tem diante de si uma excelente oportunidade de aprender algo novo. Basta se meter na conversa, enviando mensagem a um dos interlocutores, indagando sem medo nem pudor: "Afinal, que diabo é esse trifilo-genitrox de que vocês estão falando?". Em geral, os BBSzeiros que pertencem aos clãs super-especializados são extremamente afáveis e respondem com o maior prazer às perguntas dos leigos. Prepare-se contudo, para receber como resposta um verdadeiro tratado, porém escrito numa terminologia bem mais amena e acessível.

Só existe uma categoria de especialistóides de BBS que apresenta grande dificuldade em descer até a lama e falar manso com os néscios. Trata-se da casta superior e imaculada dos consertadores do mundo. É um pequeno grupo de cavalheiros e damas donos de opulenta formação clássica e científica, conhecedores profundos dos mais insondáveis mistérios da Natureza e dos grandes filósofos e pensadores de todos os tempos. Em resumo: gente possuidora de cultura avassaladora. Este tipo de BBSzeiro é o responsável pelas mais verbosas mensagens que assolam os BBS's do planeta. É usual que estes formidáveis personagens tenham entre 45 e 70 anos de idade e carreguem no lombo uma extraordinária bagagem de conhecimentos e experiências. Cada mensagem de um desses caras é digna de ser impressa em qualidade carta e estudada minuciosamente nos mais volumosos e arcanos compêndios clássicos universais. Quando alguém lhes interpela buscando tirar dúvidas, estes baluartes bem que tentam, mas raramente têm sucesso em instruir a massa ignara.

Estes poderosos seres estão sempre atentos aos noticiários e aos jornais, não deixando escapar a menor oportunidade de criar estrondosas polêmicas em torno de assuntos aparentemente os mais inócuos possíveis. E então o que se vê é um verdadeiro show de destreza mental e uma maravilhosa vitrine de citações de escritores e filósofos de todos os tempos. Mantenha-se atento e comprove: BBS também é cultura.


[ Voltar ]