O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 55 - Escrito em: 1992-03-24 - Publicado em: 1992-03-30


Um BioBBS procês


Qual não deve ter sido sua surpresa ao deparar-se com aquela colossal listagem de BBS's nacionais, na semana passada aqui no Informática Etc. Pois bem, falta adicionar um novo sistema à lista. É o BioHardware BBS, 24 horas no ar, pilotado pelo Sysop Marco Querini. A linha de acesso geral é (021) 267-6680. A segunda linha é 247-1082,,,,T2525. Este segundo número é só para assinantes e se você não codificar as 4 pausas (vírgulas) e o código T2525 vai acabar se ligando ao fax ou à secretária eletrônica do jovem mancebo. O software que está por trás do sistema é The Major BBS, legalizado, acrescido de diversos módulos opcionais, totalmente traduzido para o Português e mais: o Sysop possui o fonte do programa original, permitindo que ele apure ainda mais o BBS.

Segundo o Sysop Querini, os associados do BioHardware BBS terão à sua disposição profissionais qualificados nas áreas de hardware e software, prontos a resolver quaisquer problemas ou dúvidas que possam surgir. Estes especialistas são usuários especiais do sistema, com status de Co-Sysops.

O BioHardware BBS é dividido em áreas chamadas GEDI (Grupos Especiais de Interesse), que podem ser criadas de forma pessoal, atendendo até a empresas que queiram usar o BBS para controlar suas correspondências e documentos de forma sigilosa. Empresas de software, por exemplo, poderão utilizar-se dos serviços do BioHardware BBS de forma a proporcionar um serviço personalizado de atendimento a seus clientes. O sistema BioHardware permite grande flexibilidade às empresas cadastradas no sentido de determinar os serviços oferecidos aos seus clientes e a forma de acesso destes ao sistema. Em cada GEDI, o usuário pode buscar informações através de uma a dez palavras-chave, associadas a cada mensagem. Outra facilidade do BioHardware é a de permitir o acionamento de sequências de comandos concatenados, possibilitando execução de funções complexas de forma rápida e direta.

Já estão em funcionamento os seguintes GEDI's: Cultura (literatura, poesia, arte e filosofia), Economia (cotações, taxas, bolsa de valores, e investimentos), Política (debates e polêmicas), Receitas (gourmets e glutões), Hardware (debates, análises, novidades e dicas), Linguagens (conceitos e técnicas de programação) e Jogos (Sena, Loto, Esportiva e Loterias).

O Sysop Marco Querini está com uma surpresa no forno para seus usuários. Já está com tudo na mão, faltando apenas os últimos detalhes operacionais para implantar a primeira Enciclopédia Online num BBS brasileiro.

Nos boards de mensagens do BioHardware você vai encontrar gente de primeira categoria contando seus casos profissionais no ramo micrológico. Paralelamente, vai encontrar também gente contando situações pitorescas, tais como os relatos de fatos ocorridos com os néscios da informática. Casos como o do office-boy que dobrou e enfiou no bolso um disquete que teria que entregar num outro escritório. Ou o da pobre secretária novata que, mandada tirar cópia de um disquete, entregou ao chefe o disquete original grampeado a uma cópia xerox do mesmo.


[ Voltar ]