O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 56 - Escrito em: 1992-03-30 - Publicado em: 1992-04-06


$$$ pelos BBS


Diversos BBSzeiros andaram perguntando sobre o serviço de saldo do Bradesco via modem. Muitos usuários pensavam que somente através do sistema VideoTexto seria possível obter saldo e extrato, mas qual nada. Com um modem comum e um programa de comunicação simples, qualquer BBSzeiro cliente do Bradesco pode acessar o sistema. O telefone é (021) 277-5005. Velocidade de transmissão: 1200 bps. Ajuste seu software para E-7-1, ou seja, paridade par (Even), 7 bits e 1 stop bit. Para interpretar corretamente as sequencias de controle de tela, abandone o modo ANSI e ajuste seu terminal para emular o modo VT52, o velho padrão da Digital Equipment Corporation. Quando ecoar o "connect", comprovando a ligação concluída, você receberá uma tela preta. Como resposta deverá digitar o código CICSSP, que vai lhe exibir uma tela de abertura do CICS-MVS, parrudo sistema rodando em máquina de grande porte. Tecle Enter e acompanhe o "wait" no canto superior direito da tela.

Um menu lhe será apresentado, com espaço para preenchimento do dados de sua conta: AGEN (número da agência, sem dígito verificador, 4 posições numéricas), NUMCTA (número da conta, sem dígito verificador, zeros à esquerda, 7 posições numéricas), SENHA (4 posições numéricas - não é a senha do cartão magnético e sim uma outra que deve ser obtida em sua agência) e RZAO (digite 0705). Suba o cursor até o código AC02, caso queira obter seu saldo. Se estiver dadastrando pela primeira vez a sua senha, suba o cursor até o código AC31. Para terminar, use explicitamente a opção FIM. Alguns apressadinhos querem sair rápido e simplesmente desconectam o modem, muitas vezes prendendo o sistema e atrasando a consulta do próximo cliente.


* Para quem acompanha as últimas e mais recentes pérolas do Shareware, vale lembrar que já estão disponíveis há algum tempo nos BBS cariocas o SCANV86B, a versão 86-B do detector de vírus da McAfee e seu programa comparsa, o limpador de virus CLEAN86B. O motivo de os produtores liberarem este release B da versão 86 foi a necessidade de fazer alguns acertos e correções, incluindo a supressão de um falso alarme relacionado ao virus LZ. O SCANV86B, além de oferecer novas opções de processamento, detecta diversos novos viri, dentre os quais destaca-se o POGUE. Segundo a própria doumentação do anti-virus, o POGUE, obra-prima da virulência, usa um algoritmo novo e de difícil detecção: uma rotina auto-mutante que emprega uma técnica muito sofisticada de criptografia de variáveis. A avançada técnica em questão em muito se assemelha a uma outra desenvolvida pelo amaldiçoado autor do virus Dark Avenger e contem código similar ao encontrado em outros viri de origem búlgara. O primeiro espécime documentado do POGUE foi uploadado por um BBSzeiro anônimo no BBS da própria McAfee, de forma que ainda não se tem certeza se o bicho veio da Europa Oriental ou dos EUA. Também ainda não se sabe o grau de disseminação deste virus pelo mundo afora.


[ Voltar ]