O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 64 - Escrito em: 1992-05-26 - Publicado em: 1992-06-01


Welcome Gigabytes


HOT-LINE: O Sysop Charles Miranda comemorou junto com a galera de usuários do Hot-Line, no dia 21 de maio, o primeiro ano de operação do BBS em modo multi-usuário. Aproveitou para inaugurar uma nova fase no Hot-Line, em que a velocidade, a expansão do número de portas de acesso, a maior capacidade de armazenamento em disco e a substituição do software gerenciador serão as principais metas a serem alcançadas até o final deste semestre. O nome novo software que gerenciará o Hot-Line já é conhecido por alguns poucos BBSzeiros e colaboradores mais chegados, mas constitui impenetrável segredo para os não-participantes da Confraria. Aguardem, pois tudo será devidamente divulgado no momento oportuno. Por ora, o Charles encontra-se soltando foguetes e rojões, tendo finalmente vencido a barreira dos Megabytes. A partir de 21 de maio começou a operar o Hot-Line com um novo Hard-Disk de 1.2 Gigabytes (são mil e duzentos Megabytes) e uma super-controladora SCSI com 4 Mb de cache estatístico na própria placa! Todavia todo este espaço não será ocupado com velharias ou utilitários empoeirados. O Gigasysop Charles adverte os usuários do Hot-Line que já nestas primeiras semanas de junho estará promovendo uma super "limpeza" no banco de programas do BBS. O critério adotado será a seleção pela data de criação dos arquivos. Arquivos anteriores a 1990 serão fuzilados. Esta medida visa a disponibilização de área em disco para a colocação de novos arquivos e programas mais recentes. Preparem-se os Hot-Linistas, pois vem chegando coisa boa por aí.


MOITAS: O usuário Luiz Henrique Lobo, verdadeiro atleta em termos de envio de mensagens no Hot-Line, está notando uma certa queda no número de mensagens públicas deixadas no sistema. Segundo ele, tempos atrás, quando baixava via macaca (MKQWK) um pacote de msgs recebia diariamente um média superior a 150 mensagens, no mínimo. Agora dificilmente o total ultrapassa 100 mensagens. O que estaria havendo? Analisando os pacotes QWK, Lobo percebeu que os nomes que aparecem ou em "TO" ou em "FROM" não mudam muito, são quase sempre os mesmos. Por que o resto dos usuários do Hot-Line BBS (que são muitos) não estão participando pesadamente da área de mensagens? O mesmo uusuário canídeo selvagem relata que diversas vezes se encontrava nas opções Chat e Who's Online e encontrava nomes que nunca deram sua graça no board de mensagens. Será que eles gostam apenas de fazer Download? Ou talvez não saibam usar a macaca? Ei, você, usuário moita! Apareça, meta o bedelho, jogue fora essa timidez! A galera quer ouvir o que você tem a dizer.


ZIP FALSO: A rapaziada de São Paulo continua fazendo escola. Através da Ponte Aérea do Eureka, chegou até nós o esforço de pesquisa dos esmeradíssimos Luciano Zoppe, Aleksandar Mandic e Carlos Urata em identificar versões falsas do compactador ZIP. Urata, lendo a revista Shareware, de mar/abr 92, encontrou uma propaganda da PKware Inc, produtora do ZIP, informando do lançamento do PKZIP v2.0 por $47,00. Finalmente, das mãos do usuário Edison Coutinho chega-nos um informe transmitido da PREMIERE BBS (011) 255-1774 de autoria do próprio Phil Katz, presidente da PkWare. A mensagem é datada de 16 de abril de 92 e dá conta que está rolando uma versão falsa do compactador chamada PKZ201.EXE ou PKZ201.ZIP. Não é uma versão infectada ou nociva. Trata-se simplesmente de uma adulteração do PKZIP 1.93 Alpha.


Aguarda-se a liberação da nova e super-poderosa versão 2.0 do ZIP para o segundo semestre de 1992. Naturalmente, diante do release falso que está correndo pelo mundo, a PKWare JAMAIS lançará uma versão 2.01 do ZIP em qualquer tempo. A propósito, o próprio presidente Phil Katz pede à comunidade que, caso alguém tenha pistas sobre o pestilento autor do falso PKZ201, faça a gentileza de informá-lo (código de país 001, código de área 414) por voz 354-8699, via BBS 354-8670 ou por FAX 354-8559. Resta saber se ele paga a ligação...


[ Voltar ]