O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 68 - Escrito em: 1992-06-22 - Publicado em: 1992-06-29


UGA !


A melhor maneira de conhecer um BBS é acompanhar as mensagens trocadas entre os frequentadores. Mesmo que você esteja interessado apenas nos preciosos arquivos do banco de programas e não seja lá muito afeito a escrever mensagens, certamente deverá lê-las para se manter informado sobre o que está se passando no sistema. A área de mensagens de um BBS costuma ser dividida em compartimentos menores, às vezes chamados conferências, cada um deles centralizando mensagens sobre um assunto específico. De forma geral, existe uma área principal de mensagens gerais, às vezes chamada Main, Main Board, Default ou General. Ao se cadastrar num BBS e dirigir-se para a área de mensagens pela primeira vez, é bem provável que você só consiga ter acesso a essa conferência principal e não esteja habilitado a ler mensagens das outras áreas do sistema. Para ter acesso às outras conferências você precisa informar explicitamente ao BBS quais são os assuntos de seu interesse.

Os BBS's cariocas oferecem uma grande diversidade de tópicos para troca de mensagens, desde software de comunicação, linguagens de programação, passando por política, até culinária e música. É comum o usuário novato ativar logo para sí todas as conferências de um BBS, mas logo logo vai receber uma quantidade tão grande de mensagens, que preferirá ser mais seletivo e irá desativando a maioria dos tópicos um a um, mantendo ativos exclusivamente aqueles que lhe forem de interesse real. Em termos de volume de mensagens, as áreas mais críticas são aquelas oferecidas por alguns sistemas participantes de redes nacionais ou internacionais de BBS's, como por exemplo a FidoNet e a Ponte Aérea. As conferências dessas redes podem chegar a apresentar mais de 300 novas mensagens por dia, o que é difícil para qualquer BBSzeiro acompanhar.

Uma mensagem de BBS costuma ter um número associado a sí e este número usualmente é único, independente da conferência em que tenha sido enviada a mensagem. Além dos nomes do usuário remetente e do destinatário, traz também a data-hora de postagem e o assunto (subject) da mensagem. A leitura de mensagens pode ser feita de forma individual, indicando-se o número desejado, ou de forma sequencial. No segundo caso, a varredura das mensagens pode ser feita em ordem crescente ou decrescente de número. Uma outra maneira bastante confortável de se ler uma sequencia de mensagens e replies de uma conferência é através do método encadeado, conhecido às vezes como THREAD ou CHAIN. Digo confortável porque as mensagens são encadeadas por assunto. Assim, se um usuário começa a falar sobre um assunto "Ruido na linha", todas as mensagens que estiverem tratando do mesmo tema serão exibidas em seqüência, dando ao leitor a continuidade do tratamento da questão pelos diversos usuários que se ocuparam deste tópico. A qualquer instante, ao responder a uma mensagem, o BBSzeiro tem a oportunidade de alterar o subject de seu reply, dando início a uma outra corrente de respostas. Todavia, por preguiça ou desatenção, muitas vezes esquece-se de trocar o subject. Assim, é comum que um assunto comece como "Modems japoneses" e vinte mensagens adiante apareça um reply (resposta) encadeado pelo mesmo subject, mas abordando um tema completamente diferente, por exemplo, "os cabelos da Xuxa".

Vale o lembrete de que, caso você se depare com uma mensagem longa em demasia e que faça sua tela rolar, sempre poderá apelar para o bendito Ctrl-S, que interrompe a listagem em seu monitor. Teclando Ctrl-Q, o display voltará a rolar. Estes comandos de pausa, algumas vezes diferem de um BBS para outro. Leia o manual do sistema e seja feliz.

Outra maneira de não deixar escapar o texto de mensagens longas é informar ao sistema que você quer trabalhar em modo paginado. Assim, cada vez que o BBS enviar uma página para seu micro (geralmente uma tela com 23 linhas e 80 colunas), vai interromper a listagem, requisitando que você pressione uma outra tecla para prosseguir listando.

Entre uma mensagem e outra, o BBS dá uma parada e lhe pergunta o que fazer em seguida: listar a próxima, a mesma, a anterior, apagar a mensagem corrente (caso seja você o autor da dita cuja) ou interromper a leitura. Outra opção que o usuário tem neste momento é a de responder à mensagem, mas sobre isto falaremos na semana que vem. Despeço-me com a forma BBSiana usual para "Um Grande Abraço": UGA!


Alo, alo, Cora e capangada:

Tem gente colecionando Informática Etc até no vale do Araguaia, alto Mato Grosso. Recebí notícias de Barra do Garças, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana e subindo até de São Félix do Araguaia que tem nego lendo BBS-Mania e apitando portadora de modem lá nos cafundós do Judas.

E vamos que vamos.

Carlos Teixeira


[ Voltar ]