O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 69 - Escrito em: 1992-06-30 - Publicado em: 1992-07-06


Replyando


E agora? Você está no meio da leitura das mensagens mais recentes de um BBS e sente aquela necessidade incontrolável de responder a uma delas. `As vezes a mensagem que lhe despertou interesse nem é endereçada diretamente a você, mas o assunto lhe fascinou e você se vê no dever de meter o bedelho e preparar um "reply" (pronuncia-se "riplái" e significa resposta). Jamais permita que a timidez o impeça de lograr seu intento. Nem se avexe por não ter prática em escrever ou por cometer eventuais erros de ortografia, o importante é que você tenha algo a dizer. Na dúvida, basta escrever como se estivesse falando com seu interlocutor cara a cara. Se até hoje você só leu e não escreveu, vale a pena conhecer como funciona o correio eletrônico de um BBS. O envio de mensagens pode ser de dois tipos: espontâneo ou por resposta. No primeiro caso, basta que lhe dê na telha escrever um recado ou um pequeno texto divulgando alguma informação técnica, uma anedota ou contendo alguma pergunta ou dúvida sobre algum assunto. No segundo caso, você estará simplesmente respondendo ou comentando uma mensagem enviada por outro BBSzeiro.

Uma mensagem que você envie pode ser geral ou direcionada. Mensagens gerais são endereçadas a todos os usuários do BBS que estiverem lendo aquela área ou conferência em questão. O destinatário de uma mensagem geral costuma ser ALL ou TODOS. No caso da mensagem direcionada, você terá que informar explicitamente ao BBS qual usuário irá recebê-la. Ao digitar a identificação de seu interlocutor é preciso que você conheça exatamente o nome com que o destinatário está cadastrado no sistema, caso contrário ele não será avisado da chegada de correspondência quando se reconectar ao BBS. A propósito, já que tocamos no assunto, é altamente recomendável que você use sempre a mesma identificação ao se cadastrar em diversos BBS's. Caso clássico é o do famoso e sumido BBSzeiro João Carlos Luz Rocha Moura que inadvertidmente se cadastrou em diversos BBS's cariocas como Luz Rocha, João Carlos, Carlos Rocha e João Moura e depois tinha que ficar explicando para todo mundo que os quatro eram a mesma pessoa.

Uma mensagem direcionada pode ser pública ou privada (private, em inglês). Qualquer usuário do BBS pode ler e responder a uma mensagem pública. Já no caso de uma mensagem privada, só o destinatário tem acesso a ela. Bem, isso a princípio, pois o onisciente e onipotente Sysop de um BBS tem acesso a todas as mensagens que circulam em seu sistema, muito embora muitos Sysops jurem de pés juntos que não lêem mensagens private. No fim das contas, quando dois BBSzeiros querem passar informações realmente confidenciais, costumam trocar telefones em mensagens privadas e apelar para a velha e consagrada comunicação por voz ou mesmo marcar um encontro pessoal.

Cada BBS oferece uma limitação diferente quanto ao tamanho das mensagens enviadas. Alguns sistemas permitem um máximo de 30 linhas, enquanto outros aceitam mensagens com até 150. A experiência mostra que mensagens muito parrudas acabam entediando o leitor, que logo pressionará um "S" (stop) ou um "esc" (escape) interrompendo a verborréia e passando à mensagem seguinte.

Um recurso muito utilizado no momento de responder mensagens é o chamado "quote". Trata-se da reprodução de um pequeno trecho da mensagem original dentro do texto de resposta. Geralmente, as linhas de quote são marcadas por algum caractere esdrúxulo, geralmente uma seta, um sinal de maior ">" ou algum símbolo especial ASCII. A função do quote é refrescar a memória do autor da mensagem original, fazendo-o lembrar do assunto em discussão ou ressaltando algum ponto importante no teor da mensagem original. Alguns usuários exageram na hora de fazer o quote, repetindo o texto original na íntegra. Tal prática costuma deixar os Sysops profundamente irados, pois o tamanho médio das mensagens aumenta de forma estupida, gastando inutilmente o precioso winchester do BBS. Portanto, na hora de fazer referência a uma mensagem anterior, basta reproduzir no quote o mínimo possível do texto original.

Pois muito bem, para você se tornar um craque na arte de ler e enviar mensagens em BBS só falta agora conhecer os códigos de honra e etiqueta. Mas issó é muito pano para manga e vamos deixar para a semana que vem.


[ Voltar ]