O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
71
- Escrito em:
1992-07-13
-
Publicado em:
1992-07-27
Algumas regrinhas (Etiqueta)
Logo que você começar a romper as barreiras da timidez no BBS, se é que você tem alguma, provavelmente sentirá uma compulsão quase incontrolável de sair enviando e respondendo mensagens a torto e a direito. Se você lembra de uma piada, quer contá-la aos colegas de board. Se lê um artigo em alguma revista, chega a se dar ao trabalho de digitar o texto inteiro e envia-o como mensagem pública. Se fica sabendo de algum evento ou dica, imediatamente manda mensagem para o pessoal avisando. É este espírito que mantem os BBS's vivos e aquecidos. O maior perigo nesses casos é tornar-se prolixo. Quase todo BBSzeiro passa por esta fase mas alguns nunca mais deixam de ser verborrágicos.
Uns dizem que enviar e responder mensagens em BBS é uma arte. Acho a afirmação meio exagerada. É bem verdade que algumas regrinhas, se seguidas sem qualquer rigor fanático, podem facilitar a vida de todos.
Use parágrafos: Se você está digitando uma mensagem longa, não deixe que ela tome a forma de tijolaço. Para abrir novo parágrafo, deixe uma linha em branco e use a tecla <TAB> para abrir margem. Alguns perfeccionistas exageram no embelezamento do texto e fazem alinhamento até pela margem direita.
Espaço para "quotes": Falando em margem direita, é de bom tom estabelecê-la lá pela coluna 65. A razão disto é permitir ao usuário que venha a responder à sua mensagem, que tenha espaço suficiente para fazer o quote (referência) a alguma parte do texto original. Geralmente as linhas de quote começam com dois ou três caracteres de sinalização, o que já come algumas colunas. Quando se faz o quote do quote do quote, aí a coisa fica estranha e o BBS não aguenta, forçando quebra de linha e bagunçando com a estética do reply.
Não grite: Alguns usuários digitam textos inteiros em letra maiúscula. `As vezes colocam longas carreiras de pontos de exclamação para enfatizar uma frase. Outros digitam strings imensos com "HAHAHA" para indicar que estão dando uma gargalhada. Vá com calma. Use asteriscos para chamar a atenção para alguma *idéia*, ou mesmo os famosos sinais menor-maior para ressaltar <<algum ponto>>.
Fineza: Comece e termine sua mensagem como se fosse uma carta. Sem exageros, é claro. Nada do tipo "escrevo-lhe estas mal-traçadas linhas ...". Cumprimente seu interlocutor, mande o texto, despeça-se e assine. Você poderá questionar a necessidade da assinatura, alegando que o nome do remetente sempre aparece no cabeçalho da mensagem. No entanto, é inegável que ao assinar sua mensagem você dá uma pincelada de humanismo ao texto. Naturalmente você estará restrito aos caracteres permitidos ao seu micro. Mas mesmo a famigerada e limitada tabela ASCII nos dá um amplo horizonte para exercitarmos nossa criatividade. É possível bolar assinaturas lindonas usando com sabedoria o leque de caracteres ao nosso alcance.
Boletins: Cada BBS tem regras próprias de funcionamento. Alguns sistemas não permitem mensagens sobre política, religião nem futebol. Outros BBS's têm conferências inteiras dedicadas especificamente a estes assuntos. É essencial que, ao se cadastrar num BBS, você leia atentamente os boletins que regulam o funcionamento do sistema e adote rigorosamente os padrões de comportamento BBSiano.
Conferências: Os BBS's estão crescendo cada vez mais, abrindo áreas diferentes para troca de mensagens versando sobre assuntos distintos. Respeite os temas das conferências. Não vá postar uma mensagem sobre programação assembler numa conferência sobre culinária. Cuidado também com as áreas de "echomail", onde as mensagens são ecoadas por todo o Brasil e às vezes para o exterior. Nestas conferências da Rede Brasil, não pega bem anunciar, por exemplo, um show de rock progressivo do Quaterna Requiem que vai se apresentar só no Rio.
Cabeça fria: Nunca ligue o micro para ler e responder mensagem se estiver de cabeça quente. Se estiver irritado, é melhor parar, tomar um banho, passar uma colônia, escovar os dentes e, só depois botar seu modem para apitar.
[ Voltar ]