O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
72
- Escrito em:
1992-07-28
-
Publicado em:
1992-08-03
Envenenados
Um amável leitor nos mandou notícias sobre o uso de BBS's nos EUA aplicados à área de Educação. Wagner Destro, analista de treinamento, enviou-nos material sobre a "Teaching Success Stories BBS" (BBS de Estórias de Sucesso em Ensino). Através da Internet, professores de todo o país podem compartilhar informações sobre programas inovadores e técnicas de sala de aula com outros educadores. A experiência começou a nível estadual, funcionando exclusivamente no estado de Missouri, através da rede MOREnet. A idéia deu certo e hoje o sistema abrange todo o país. Cada usuário do sistema tem a oportunidade de divulgar suas experiências e aprender com as técnicas de outros professores. O fluxo de informações é intenso e cada mensagem tem o tamanho médio de 250 palavras. O sistema é atualizado diariamente, de forma que os educadores sempre têm acesso às mais recentes "estórias de sucesso". Areas especiais de mensagens são reservadas para comentários, sugestões e para divulgação de eventos, conferências e encontros dos profissionais da área de ensino. Para maiores informações, entrar em contato com John Wedman via telefone 001 (314) 882-3828 ou via E-mail WEDMANJF@UMCVMB.
O Event Horizons BBS já se tornou famoso mesmo aqui no Brasil. Muitas das imagens gráficas, geralmente em padrão GIF, encontráveis nos bancos de arquivos dos BBS's nacionais são provenientes deste mega-sistema norte americano. O carro chefe do Event Horizons, cujo telefone é 001 (503) 777-1578, é a farta coleção de GIF's eróticos. A equipe de Sysops dedica-se a "scannear" as mais belas fotografias e oferecer as imagens aos usuários do sistema. James Maxey, presidente do Event Horizons BBS, localizado em Lake Oswego, Oregon, está sendo processado pela Playboy por ter scanneado fotos da revista sem autorização prévia. Alguns BBS's permitem, além da troca de mensagens entre usuários, o intercâmbio de arquivos. É o caso do Event Horizons. O Sysop Maxey rebate as acusações declarando que os GIF's de modelos da Playboy que foram encontrados em seu BBS estavam em arquivos que eram trocados entre usuários. Segundo ele, a equipe da Event Horizons nunca scanneou fotos com copyright, como as da Playboy. Esta caso introduz um problema legal no sistema judiciário norte-americano. A dúvida é se o BBS pode ser acusado pelo conteúdo dos arquivos que seus usuários trocam entre si. A mesma celeuma já ocorreu no passado em relação aos correios, que acabaram não sendo responsabilizados por fazer entregas de material ilegal.
DISQUETES ENVENENADOS: Há poucos dias precisei instalar um software na casa de um amigo que não dispunha de drive de 3,5 polegadas de alta densidade (1,44 Mb). Pelo menos ele tinha um drive de 5,25 polegadas de 1,2 Mb, o que me permitiu usar uma das mais graciosas pérolas do shareware, disponível em quase todo BBS que se preze. Trata-se do programa FDFORMAT versão 1.8, que pode ser encontrado no arquivo FDFORM18.ZIP. Produzido na Alemanha e escrito por C. Hochstatter, J. Armengaud & P. Summers, o FDFORMAT lança mão de engenhosos artifícios de software e do poderoso hardware dos drives de alta densidade. Consegue formatar um disquete de 360 kb aumentando sua capacidade para 820 kb, caso seja usado num drive de 1,2 Mb. Da mesma forma, um disquete de 1,2 Mb pode armazenar até 1,48 Mb. No caso de um disquete de 3,5 polegadas e 1,44 Mb usado em um drive de alta densidade, o FDFORMAT pode formatá-lo com até 1,72 Mb.
O pacote inclui um utilitário residente adicional. Se o seu drive de alta densidade for um daqueles de marcas mais famosas, tipo Teac ou similar, pode sair usando os disquetes formatados via FDFORMAT sem qualquer preocupação adicional. Caso contrário deixe residente o programa FDREAD quando quiser acessar os disquetes envenenados. O software é seguro, funciona lindamente e não dá dor de cabeça.
PREZADO GLOBO
Carta do Leitor Marco Aurélio de Almeida Presta
Rua Afonso Pena 49/201 - Tijuca
CEP 20570 - RJEstá tudo muito bom, está tudo muito bem... Comprei meu modem, fiz assinatura na BVRJ, mas e os BBS? Os telefones publicados são para conexão de assinantes - Como ficam os não-iniciados? Como faço contato de voz? Que tipos de informação estão disponíveis nesses BBS? O Hot-Line tem 1,2 GB online - é o maior deles? Existe BBS público? E os serviços disponíveis de outras entidades (FORUM - minha mãe é advogada, bancos, etc)? Porque o Brasil gosta de ser diferente em tudo 1200/75)? O exemplo da Bolsa de Valores que mantém dois números telefônicos - um para 1200/1200 e outro para aquela velocidade brasileira - não deveria ser seguido pelas entidades que realmente estão interessadas em tornar disponíveis seus serviços?
A propósito, Informática Etc preenche a lacuna existente entre a micro-informática no Brasil e no mundo. Parabéns.
RESPOSTA:
Salve, Marco. Isso é o que eu chamo de uma saraivada de perguntas. Quanto aos BBS's, muna-se de paciência, pegue as listas de telefones que publicamos semanalmente e vá se cadastrando. Os números de BBS's que divulgamos podem ser usados pelos não-iniciados também. Em sua primeira conexão a um BBS, fique atento às mensagens e boletins, pois lá encontrará as instruções para cadastramento, envio de documentos e pagamento de taxas. É recomendável ir capturando as mensagens de tela em um arquivo LOG, de maneira a não perder nenhum detalhe importante. Contato por voz, dificilmente conseguirá pois, na maioria das vezes, o Sysop oculta seu telefone voz como inestimável tesouro.
Nos BBS's você encontrará muitos programas utilitários, ferramentas de software, jogos, textos, imagens, clipart, animações, músicas e uma infinidade de arquivos para todos os gostos. O Hot-Line, como você bem citou, possui um acervo imenso. É um ótimo BBS, não só pelo banco de arquivos, mas também pelo alto nível das mensagens trocadas entre usuários. Em quase todo BBS há uma área para "power users". A mera leitura das mensagens nestas áreas técnicas vale por um curso completo de informática. E mais, as feras estão todas ali, sempre disponíveis para tirar uma dúvida ou dar alguma sugestão. Quanto aos BBS's públicos, quase todos o são. Há pouco tempo todos eram gratuitos, o que é raridade hoje em dia. Alguns sistemas estão fechados, ou seja, não admitem novas inscrições. No caso de entidades que prestam serviços online, tipo Forum e bancos, a melhor saída é travar um primeiro contato por voz para obter maiores informações sobre as facilidades oferecidas.
Com respeito à famigerada velocidade de 1275 bps, esta opção foi feita numa época em que os padrões vigentes ainda não haviam se firmado. Acabamos dando azar, pois o 1200/75 não se tornou um padrão de fato. Não é culpa do Brasil, querendo ser diferente em tudo. Aos poucos os serviços vão se adaptando às velocidades standard, como a BVRJ que vocÊ mencionou.
Espero encontrá-lo em breve em algum BBS por aí. Aquele abraço.
C.A.T.
[ Voltar ]