O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 74 - Escrito em: 1992-08-11 - Publicado em: 1992-08-17


Vai que dá


Como em qualquer outro lugar, nos BBS's também a boataria corre solta. De repente aparece alguém mandando mensagem para ALL afirmando que determinado software assim-assim está com bug. Que é uma droga, que não serve para nada e que é incompatível com isso e com aquilo. Não demora muito e sempre aparece algum maria-vai-com-as-outras que corrobora o parecer técnico do pioneiro detrator, mesmo que algumas vezes não tenha preparo suficiente para fazê-lo. É claro que de quando em vez surge alguém com argumentações consistentes e bem fundamentadas, elogiando ou criticando este ou aquele programa ou equipamento. Todavia, de forma geral, quando alguma figura conhecida no meio BBSiano profere um libelo contra determinado programa, automaticamente todo o pessoal fecha a guarda. Os mais atirados se jogam de cabeça, procurando a verdade por sí mesmos. Logo aparecem benchmarks, tabelas comparativas, estudos estatísticos e divulgação de logs de BBS's estrangeiros sobre o assunto em pauta. O tempo passa, o furor inicial se abranda e os ânimos se acalmam. Tudo volta à normalidade. Mas aqueles usuários, por qualquer motivo, menos BBSmente ativos, acabam por absorver aquela primeira imagem muitas vezes negativa sobre um ou outro produto. E a imagem do software, para aquele usuário, sempre trará aquela pequena cicatriz que talvez nunca mais vá desaparecer.

Aconteceu com o Windows. Tanto mal se falou e hoje está aí. Muita gente usando sem parar e sem reclamações. Que tem bug, sabemos que tem. Mas a turma já se acostumou. Dá-se um jeitinho aqui, abre-se mão temporariamente de uma feature (= facilidade em inglês, leia-se "fítchâr") ali, arranja-se uma versão nova daquele driver que não rodava mais e vai-se empurrando com a barriga. Mas ainda hoje tem gente - conheço um monte - que não experimentou o Windows por pura pinimba, resultante daquela primeira impressão ruim.

Outro exemplo tipico é o do Clipper 5.0, do qual se falou horrores no início. Os mais calejados clippeiros se mostraram indignados diante dos escabrosos bugs da então nova versão. Eu particularmente fiquei impressionado ao ver os pilares da clippologia apontando mais de 50 falhas na nova versão. Mexo pouquíssimo com este programa, mas só agora há pouco tempo, por razões de trabalho, consegui desfazer a urucubaca e dissipar o espectro que me impuseram sobre o assunto.

E para me provar que essas muralhas erigidas pela boataria BBSiana podem cair a qualquer hora, mais um tabú em minha cultura telecomputacional foi por terra. Dizia-se que seria impossível fazer dois modems de alta velocidade conversarem no Brasil em virtude da má qualidade das linhas telefônicas. O ruído excessivo impediria a conexão e necessariamente forçaria o fallback em ambos os modems. Apenas para esclarecer, fallback é o que ocorre quando dois modems não conseguem fechar conexão numa dada velocidade de transmissão e entram em acordo, baixando a velocidade para então tentarem novamente. Caso o ruído continue a atrapalhar, novo decremento é aplicado pelos dois até que a ligação se faça com um mínimo de qualidade. Pois muito bem, um amigo me emprestou um modem de 14400 bps, com todas as firulas possíveis e imagináveis no que se refere a compactação de dados e correção de erros. O cavalheiro jurou de pés juntos que ia funcionar sem mosquito. Torcí a cara incrédulo, mas aceitei o gentil favor.

Montei a placona reluzente no slot em que ficava o meu antigo modem. Por um momento pareceu-me que o empoeirado Hayes velho de guerra fez carinha de choro e olhou para o potente visitante com ares tristonhos. Liguei a máquina, setei os parâmetros e realizei o desejo ardente com que todo BBSzeiro carioca sonha todas as noites. Liguei para o Hot-Line a 14400. O BBS atendeu de prima. Novos chiados, estranhas tonalidades, inesperados tempos de espera e, embasbacado, ví a tela voando na minha frente. Não havia um ruidozinho sequer. Nenhuma "raiz-quadrada", nem qualquer outro daqueles caracteres típicos de lixo na linha. Dei download num arquivo de 300 kb e o bicho desceu redondinho em dois minutos. Um pacote QWK dos grandes desceu em 15 segundos. É uma verdadeira loucura.

Não digo que funcione em qualquer linha como funcionou na minha. Na verdade, alguns colegas de board tiveram fracasso com modems ligeiros em linhas muito ruins, mas em média a coisa é boa e funciona que é uma maravilha. Porisso, caro BBSzeiro, se tiver bala na agulha não faça por menos. Mande ficha porque daquí a pouco já será raridade ver BBS falando a 1200, quiçá a 2400 bps.


[ Voltar ]