O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 80 - Escrito em: 1992-09-22 - Publicado em: 1992-09-28


De olho no Paraguai


DISQUETES FALSOS: Eles estão vindo del Paraguay. Estão aparecendo muitos disquetes Maxell 3 1/2" 1.44Mb falsificados no mercado, Super RD Series, com caixa de cor tipo ouro com uma faixa preta enviesada. Comparando com a qualidade dos Maxell originais, estas falsificações podem trazer muita dor de cabeça aos incautos. Alguns BBSzeiros vítimas do embuste já ensinaram como reconhecer os falsos: (1) No disquete: o plástico da jaqueta é áspero e os dizeres "MAXELL SUPER RD MF2-HD DOUBLE SIDED HIGH DENSITY DOUBLE TRACK/135 TPI" estão impressos sobre uma etiqueta plástica adesiva que é pregada à porta metálica do disco. No original, os dizeres são impressos na própria porta de metal. (2) Os dois lados da jaqueta plástica do disquete são mal colados. Separam-se com facilidade. É só enfiar a unha e "Cléc!". (3) Vire o disquete. Perto do switch de proteção há uma pequena área de plástico liso com formato aproximado de uma elipse esticada com 20 mm de comprimento por 3 mm de largura. Não há nada escrito aí. No original temos escrito "ASSEMBLED IN U.S.A." em alto relevo. (4) Na caixa: olhe-a de frente. O selo redondo tipo medalha que aparece perto do canto inferior direito é impresso em preto sobre um fundo bege. "maxell SUPER RD" e uma faixinha elíptica são impressos em preto sem relevo algum. "RELIABLE & DURABLE" e "THE GOLD STANDARD" estão em baixo relevo, bege sobre bege. No original, o selo inteiro e todos os dizeres estão impressos em relevo, ouro sobre ouro. Os dizeres "maxell SUPER RD" e a faixinha elíptica estão em alto relevo. "RELIABLE & DURABLE" e "THE GOLD STANDARD" estão em baixo relevo. (5) Na caixa ainda: Logo à esquerda do selo. Aparecem os dizeres "2 MB FOR USE WITH HIGH DENSITY DRIVES", que não aparecem no original. (6) Ainda na caixa: canto inferior esquerdo. Aparece "3 1/2 HD 10 PCS", enquanto no original é somente "HD 10 PCS." (atenção para o ponto). Problemas que os falsificados podem apresentar: (a) Não são reconhecidos pela unidade, acusando "drive not ready". (b) Format, Copyqm e Formatqm nem reconhecem o disquete, (c) File Manager/Disk/Format do Windows 3.1 às vezes consegue formatá-los.


ALLADIN: No forum de mensagens sobre computação gráfica do BBS Compuserve dos EUA, chovem mensagens sobre um futuro lançamento. O pessoal que é fissurado nas maravilhosas aplicações de graphics na indústria cinematográfica Hollywoodiana está de antena ligada para o filme ALLADIN, novíssima superprodução da Disney em desenho animado. De acordo com BBSzeiros que se envolveram indiretamente com o projeto, que estará em exibição (lá) em novembro, o filme é uma das mais ousadas aplicações de computação gráfica já implementadas. Os técnicos deram um salto monstruoso após terem aprendido inovadoras técnicas durante a produção do "A Bela e a Fera". Os espiões da Compuserve ficaram de divulgar a ficha técnica da obra, mas por enquanto só revelaram que o ponto forte das animações são as texturas super complexas e o modelo 3D de um tapete voador que, dizem, é uma das estrelas do filme.


MS-DOS 6.0 Beta: Não é virus, mas está se espalhando loucamente em torno da Baía de Guanabara a versão Beta do dito cujo. Tem muita coisa descaradamente chupada no Norton e da Central Point. Antivirus, Defrags e Backups fantásticos, sem contar com mil-e-um badulaques para Windows 3.1 e redes. E quem viu o HELP babou a camisa.


[ Voltar ]