O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
83
- Escrito em:
1992-10-13
-
Publicado em:
1992-10-19
A serviço de todos (Justiça seja feita)
Intercâmbio de programas, lazer e mensagens. Essas são as aplicações mais conhecidas dos BBS's. Mas a telecomputação também está sendo amplamente utilizada profissionalmente e vem facilitando cada vez mais a vida de muita gente ligada à comunidade dos micros e modems. Quer um bom exemplo? Há dois anos iniciou-se uma obra titânica no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Um desafio daqueles: integrar todo o sistema jurídico do estado, permitindo que um advogado a qualquer instante pudesse obter informações detalhadas sobre o andamento de qualquer processo, a partir de seu microcomputador, em casa ou no escritório. Hoje isto já é possível, e o responsável por esse avanço jurídico inédito no país é o desembargador Jorge Loretti, que assumiu o tribunal há dois anos com essa idéia que parecia impossível, mas que hoje é uma realidade - e das boas. Todas as comarcas do estado são atendidas pelo sistema, que também oferece ao usuário consultas à jurisprudência criminal e cível. Mas não parou por aí. O sistema é de acesso liberado a qualquer usuário, advogado ou não, que disponha de um micro e esteja cadastrado ao sistema Videotexto. A entrada do sistema é pela porta cujo telefone é 1480 e a senha de acesso é "TJRJ".
BIOHARDWARE: Custa apenas US$ 1. Isso mesmo: um dólar. Esse é o preço da super-promoção lançada pelo Biohardware BBS, correspondendo a 15 horas de uso ou permissão para download de 15 Mb de arquivos por mês. É uma verdadeira pechincha. Os que aproveitarem os meses de promoção terão acesso a 50 megas de programas e sons para placas Sound Blaster e AdLib, 200 megas de imagens inéditas (belas modelos, desenhos, paisagens e fotos), 20 megas de fontes Adobe Type Manager e True Type, 105 megas de arquivos 3D Studio, 50 megas de jogos e para arrematar - 2 Gigabytes de programas em disco ótico. Acesse o sistema, selecione a arquivoteca MAIN e baixe o arquivo LISTAO.ZIP, através do telefone (021) 267-6680. O download do listão é permitido a qualquer usuário, mesmo não associado. O acervo do Biohardware é bastante eclético, abrangendo as seguintes áreas: contabilidade, finanças, trabalho, BBS, comunicação, networks, crianças, educação, bancos de dados, mala direta, planilhas, jogos, gráficos, desenhos, CAD, casa e programas pessoais, produtividade, programação, inteligência artificial, edições computacionais, referências religiosas, ciência, matemática, utilitários e processadores de texto. O Biohardware também oferece o afamado padrão "macaca" para leitura off-line de mensagens em padrão SLMR/OLX, através de pacotes compactados QWK. E tudo isso a 14.400 bps. Quer participar da promoção? Envie uma nota de 1 dólar (verdadeira, não vale xerox), juntamente com uma fotocópia de sua conta telefônica mais recente para Biohardware, Caixa Postal 70001, cep 22422-970, Ipanema, Rio de Janeiro, RJ. Telefone voz/fax: (021) 247-1082.
STARLIGHTS 24 HORAS NO AR: Eu sabia que essa mania de comer frango assado perto do micro ainda ia dar zebra. Os dedos estavam oleosos e acabei digitando errado o telefone do Starlight BBS. O número correto é (021) 611-2089. Ao Sysop Fernando Guimarães, minhas escusas.
[ Voltar ]