O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 86 - Escrito em: 1992-11-03 - Publicado em: 1992-11-09


Som na caixa


SOUND BLASTER 16: Um BBSzeiro estudante da Universidade de Denver, Aaron Smith, de posse de especificações oficiais do produto, mandou mensagem pública no NYX falando maravilhas sobre a nova placa de som da Creative Labs: a Sound Blaster 16, que só deverá estar nas lojas lá pelo final do ano. A engenhoca oferece som stereo profissional com nível de pureza comparável ao de um CD. Ferramenta ideal para apresentações multimídia em conferências ou em pontos de venda, a SB-16 representa o estado-da-arte em matéria de som para PC. Captura sons estereofônicos a 8 bits e oferece playback na faixa de 5 até 44,1 KHz. É compatível com as placas Sound Blaster anteriores e dispõe de um sintetizador musical stereo FM OPL-3, com 20 vozes e 4 operadores avançados. Oferece também um mixer digital/analógico para todas as entradas e saídas de audio, além de um amplificador embutido com potência de 4 Watts por canal. Os parâmetros de volume, agudos, graves e ganho são inteiramente controlados por software. Traz uma interface MIDI (modos Sound Blaster e MPU-401 UART) e oferece como opção uma expansão para PCM Wave Table Synthesizer. Fala muito bem com Windows 3.1 e com MPC e traz de bandeja um monte de software incluído no pacote. Preço de lista US$ 349,95 (porque será que não dizem logo 350?), mas os que compraram a versão anterior, Sound Blaster Pro, já estão de antena em pé atrás das ofertas de upgrade que o pessoal da Creative Labs deverá fazer.


CSB BBS (ex-CCHLL) está em fase de transição. O novo Sysop, Adriano de Carvalho, vulgo 737/Fenix, chega repleto de novas idéias, mas continuará fiel à tradicional filosofia do sistema. Pretende dar algumas mexidas no BBS, mas manterá por algum tempo ainda as excelentes e variadas teleconferências sobre: Adventure games, aviação, Bíblia, carros, Centauri, cinema, Coliseu, culinária, ecologia, economia, enigmas, esoterismo, esportes, fofocas, gibis, imprensa, jogos, línguas, literatura, love, mensagens, micros PC, MSX, música , novidades, personal, piadinhas, polêmicas, política, propaganda, software, som-micro, técnicas de programação, Windows e a estupenda Tv-Mania, que reúne o maior acervo de resenhas de programas de TV, desenhos, filmes, jingles, propagandas, novelas e telejornais já encontrados num BBS. O CSB está em fase de transferência física dos equipamentos e em poucas semanas estará atendendo em novo número: (021) 225-8521.


CentroIN BBS quebrou um tabu. Por ser filiado à Fidonet, fechou pela primeira vez uma ligação bidirecional com a poderosa rede mundial Internet, com mais de 700.000 nós espalhados por todo o planeta. Isso significa que consegue receber E-mail (mensagem pessoal) de qualquer usuário Internet e enviar resposta para ele. O tempo para completar um ciclo mensagem/reply, por enquanto, é de cerca de quatro dias, dependendo do pula-pula que o pacote da mensagem fará pelo mundo afora. A realização deste feito abre as portas para que qualquer usuário de um BBS que esteja filiado à Fidonet possa receber e enviar E-mail para a Internet da mesma maneira. O Sysop Sérgio Mascarenhas e Co-Sysop Mauro Caldas ainda estão documentando o procedimento que permite esta ligação e vão divulgá-lo em alguns dias. Parabéns para os dois e para a turma que deu apoio do lado da Internet. Três vivas também para aquele que fechou o ciclo, o obstinado Sysop Clovis Lacerda, que coordena a Rede Brasileira de Teleinformática, a partir do node 4:80/0 da Fidonet em Recife, Pernambuco. A equipe do CentroIN, além de não parar de melhorar o sistema, está conseguindo dar conta da torrente de mensagens que movimenta os seus boards e ainda está comprando mais 680 megas de programas shareware novinhos em folha para enriquecer o banco de arquivos do sistema. O CentroIN está com duas linhas de alta velocidade 556-1191 e 205-0281 (14.400 bps) e uma linha a 2400 bps: 245-3471.


[ Voltar ]