O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 89 - Escrito em: 1992-11-24 - Publicado em: 1992-11-30


Lista mundial


Uma simpática jovem chamada Sonya Chang, da Universidade de Toledo, Ohio, EUA, compila mensalmente uma completíssima lista mundial de BBS's, chamada "THE BBS LIST". É um trabalho duro, sem dúvida, mas o resultado compensa. A tal lista encontra-se disponível na Usenet, no grupo "alt.bbs.lists", mas a Sonya terá prazer em enviar uma cópia àqueles que não têm acesso a esta rede. A heróica senhorinha continua cadastrando novos BBS's, engordando sem parar a monstruosa lista. Se quiser entrar em contato com ela para receber uma cópia, você deverá alcançá-la através do gateway Fidonet/Internet. O endereço Internet para envio de e-mail para a Sonya é "lchang@uoft02.utoledo.edu". Se você acessa um BBS Fido ligado à rede mundial, peça instruções ao seu Sysop sobre como enviar mensagem para um membro da Internet. Duas informações são essenciais para a Sonya responder à sua mensagem: o seu endereço e-mail e o formato de sua preferência. Se você tiver acesso à Fidonet, informe o seu endereço de acordo com o exemplo que se segue: você está cadastrado no CentroIN BBS (endereço Fidonet 4:802/21) com o nome de Severino Seutomásio. Seu endereço será: "severino.seutomasio@f21.n802.z4.fidonet.org". É só subsituir seu nome e os números, deixando as outras letras onde estão. No que tange ao formato preferido, você deverá especificar: (a) UUENCODE, (b) BinHex ou (c) plain text (texto ASCII sem formatação).

Caso o honrado leitor seja um Sysop, aceite minhas respeitosas zumbaias e saiba que poderá fazer constar seu BBS na famigerada lista. Para tanto bastará que envie à supra-citada dama os seguintes dados: nome do BBS, telefone (DDI + código de área + número local), endereços de rede, nome completo do(s) Sysop(s), software gerenciador do BBS, endereço postal e qualquer outra informação adicional.


PACKET RADIO: Se o colega dispõe de bala na agulha e tem interesse em Packet Radio BBS, vale a pena entar em contato com um sistema que lhe coloca em contato com este vasto mundo. O homem chave chama-se Andrew Funk, prefixo KB7UV, poderoso Sysop de um packet radio BBS que também oferece acesso normal por telefone. O nome do sistema é ROSErver/PRMBS, telefone 001 (718) 956-7133, funcionando deste 1200 até 9600 bps, com V.32. Ao acessar, tenha paciência e espere pelo prompt "Login:". Outros endereços do Mr. Funk, Internet: "kb7uv@panix.com", CompuServe: 74756,2055, ou através da RATS (Radio Amateur Telecommunications Society) em "askrat@kb4cyc.nj.usa".

Sobre Packet Radio, em breve teremos uma coluna inteira dedicada ao assunto. O doutor Talvane, fera na matéria, me passou dicas inestimáveis por telefone. Enquanto conversávamos, fui digitando as pérolas e reuní bastante coisa. O texto está pronto algures, mas caí na asneira de guardar o disquete no caixote de "Diversos" e aí, babau.


[ Voltar ]