O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 92 - Escrito em: 1992-12-17 - Publicado em: 1992-12-21


Já em terra firme (Mêikin Mânei)


Salve BBSzeiros. Prazer encontrá-los em terra firme. Estou quase readaptado, mas ainda ando pela rua feito bêbado, vejo tudo jogando. Mas isso passa e vamos ao que interessa. Para nós, modem é brincadeira e passatempo. Mas para outros é coisa séria, ganha-pão mesmo. Exemplo cabal é o dos Sysops de BBS's pagos. Não digo que dê para sustentar família aqui no Brasil, mas que dá para ganhar uns trocados, ah isso dá. Mas o pesado mesmo é lá fora, como de costume. BBS's gigantescos com mais de duzentas linhas. Já ví fotografias de alguns desses sistemas. São montes e montes de micros empilhados uns em cima dos outros. Na parede, prateleiras imensas cheias de modems. Fio prá todo lado, uma verdadeira loucura. E tudo graças às cristalinas linhas telefônicas ianques. Um caso besta que mostra a eficiência e profissionalismo das companhias telefônicas lá de riba é o de um Sysop que recebeu um aviso da concessionária local pedindo mil perdões pois precisaria desligar todas as centenas de linhas do BBS por um dia inteiro. Motivo: estavam escavando uma vala enorme na frente da casa do Sysop. Acontece que o buracão era da própria companhia telefônica que, para manter a qualidade do serviço prestado àquele assinante especial e já contando com futuras expansões de linhas para o BBS, mandou instalar um supertronco telefônico de fibra ótica na rua do sujeito. Para terminar a história, antes do prazo de 24 horas todas as linhas já estavam no ar, mais límpidas do que nunca, o valão tapado e a rua asfaltada.

Se você é dos que sonha em ganhar grana com seu modem e se o seu inglês está razoavelmente em dia, então vale a pena abrir o olho para a publicação mensal "Money with your Modem", lançada recentemente pelo afamado autor Alan R. Bechtold, macaco velho que já escreve há séculos sobre assuntos relacionados ao mundo online. A publicação tem o formato de newsletter, com 8 páginas em cada edição, e traz dicas extremamente fáceis de seguir sobre como montar um BBS visando lucro. Os artigos são concisos, sem o hermético jargão do BBSzeiro. Dá para encarar as instruções logo de cara. Tem muita entrevista com operadores de BBS's que já estão tendo sucesso em fazer dinheiro com seus sistemas. Eles revelam o pulo do gato e contam os apertos por que passaram para chegar até onde estão agora. A newsletter também aborda a adoção de um BBS como um ramo adicional em um negócio já instalado, por exemplo, vendas de peças e suprimentos, ou suporte a clientes. E tem mais: instruções para Sysops-empresários já em plena atividade, resenhas de novos utilitários e software de terceiros, análises de empresas especializadas oferecendo serviços aos Sysops, além de informações e novidades jurídicas e administrativas do ramo.

Alan, o autor, já vem fazendo dinheiro com seus modems há mais de oito anos. Sua empresa, a BBS Press Service Inc, que aliás é a companhia que edita a newsletter, vem suprindo noticiários online e diversos serviços de informações à comunidade de Sysops norte-americanos e canadenses desde 1984. Seus artigos sobre o assunto são muitos e de ótimo conteúdo, tendo sido publicados, tanto digitalmente quanto em formato Gutenbergiano em revistas como COMPUTE! e INFO-MAT MAGAZINE. Mas o homem é da pá virada e ainda arranja tempo para editar e publicar uma revista chamada "Online Digital Music Review"; gerencia um movimentadíssimo board no GEnie (um dos grandes serviços online nos EUA, tipo CompuServe, só que patrocinado pela GE - General Electric) chamado Music RoundTable; escreve uma coluna mensal na estupenda revista BBS Callers Digest; e de quebra ainda edita uma newsletter chamada "Possibilities" sob os auspícios da eSoft Inc, produtora do TBBS, um software gerenciador de BBS's.

Sabem aquela listona de BBS's que é publicada no tijolão conhecido por nós como Computer Shopper? Pois bem, ela é compilada e mantida pela turma do Alan, o guru. Disse o mancebo que, pelo menos lá nas plagas dele: "Operar um BBS visando lucro é uma das grandes oportunidades de negócio dos anos 90. Você pode começar com um pequeno investimento, definir claramente quanto tempo vai dispender nessa atividade e ir aumentando o sistema de acordo com seus próprios ritmo e necessidades. Mas o essencial é seguir os passos corretos."

O amável leitor cujas antenas vibraram diante do que aqui foi dito, sossegue, pois lá vai chumbo: BBS Press Service, 8125 S.W. 21st Street, Topeka, KS 66615, EUA. Se vai usar a voz que lhe sai da boca, ligue para 001 (913) 478-3157. Se vai deixar que os modems berrem entre si, ligue então para (913) 478-9239. Não esqueça, quando for inaugurar o BBS, de escrever para o CAT. O BBS-Mania terá o maior prazer em anunciar o evento. E para arrematar, não resisto à tentação de lhe deixar meus sinceros votos, do fundo do coração e no mais puro hexadecimal: 46656C69 7A204E61 74616C21.


Em 17/12/92 enviei o seguinte adendo via fax:

Salve, salve, pessoal: Dois tópicos dignos de sua atenção...

1. SARDINHA NA BRASA

Como diria o sábio romano Lucretius Nobili: "Carbonae incandescentis impulsio mea sardiniam", ou seja, "Vou puxar a sardinha prá minha brasa". Tem uma frase faltando ao final do BBS-mania que vai sair em 21/12/92. Espero que ainda dê tempo de incluir. Toma lá:

"Amanhã, na terça, acorde cedo ou programe seu video. Às 7:30 da manhã, TV OM canal 9, no programa "Today", o CAT será entrevistado sobre Computação Gráfica, CAD e Workstations. Preste atenção no misterioso toque no vértice da pirâmide."

2. ENXERGANDO DE OLHO FECHADO

Fecho os olhos e procuro ver toda a turma do Informática Etc, rosto por rosto. E visualizo cada semblante sorrindo. É só assim que consigo me lembrar do pessoal daí: gente alegre e elétrica. Desejo que todos nós continuemos sorrindo no Natal e no ano que vem. Que possamos trabalhar com ânimo, pois parece que 93 será melhorzinho que 92. Saúde e sucesso prá nóis!

Carlos Teixeira

 


[ Voltar ]