O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 93 - Escrito em: 1992-12-19 - Publicado em: 1992-12-28


Vida real


Saiu pesquisa nova lá fora sobre quanto tempo um BBSzeiro passa grudado no micro. Refiro-me ao usuário "normal" e não aos viciados, que só param de micrar e modemzar para dormir ou para fazer I/O fisiológico. O resultado da pesquisa revela que 10% do tempo dos "normais" é passado diante da máquina. E o resto do tempo? Ora diacho, a vida continua. Mas a turma de lá já está investindo nestes 90% que sobram. Muitos BBS's estão se especializando em tudo que diz respeito às coisas do dia-a-dia, sem sequer mencionar software, utilitários nem quaisquer novidades informatiqueiras. Estes BBS's se reuniram em mais uma rede norte-americana interligando diversos sistemas pelo país afora que rezem pela mesma cartilha. A rede chama-se "RealLife Net" e oferece conferências sobre: encanamentos d'água, ginástica, nutrição, supermercados, seguros, dicas sobre pequenas empresas, conselho de família, reparos de eletrodomésticos, estilos de vida alternativos, segurança contra incêndios, escola das crianças e coisas do gênero. O número de usuários é grande e está crescendo rápido. Os micros estão fazendo cada vez mais parte da vida do cidadão comum, como um eletrodoméstico a mais, o que está motivando as donas de casa a se cadastrarem aos montes na RealLife Net. Os organizadores querem expandir a idéia para o mundo e quem quiser participar da rede, como Sysop ou como usuário, que entre em contato via voz nos Istêites com Richard Paquette em 001 (609) 953-9110 ou 231-1757.


ARRÔBA: Cada vez mais o leitor do BBS-Mania lê aqui na coluninha coisas sobre a rede Internet. Papo vai, papo vem e volta e meia aparece o endereço de um usuário Internet. E no meio do endereço surge um misterioso quadradinho (@). Pois bem, sempre que for anotar um endereço Internet que apareça aqui no jornal, substitua o "quadradinho" pelo caractere "arroba" ou "at" (como é chamado em inglês, pronuncia-se "ét"), ou seja, abusando do jargão, o caractere ASCII 64 decimal. Nossas escusas ao leitor pelo incômodo, mas trata-se de um caso grave de incompatibilidade de tabelas. Você nem imagina quanta ginástica faz um byte para sair do teclado do meu micro, aparecer chapado na minha tela, ser triturado pelo modem, escorrer pelo fio de telefone, ser sugado pela máquina gigante do Zigroube e finalmente cair deitado nesta folha de jornal. Tem um monte de conversores no meio do caminho e no final das contas, arroba vira quadradinho.


1993: Tenho a mania de numerar os artigos BBS-Mania sequencialmente. Coincidência ou não, este último artigo do ano de 92 é a remessa de número 93. Quanto às festas, cuide-se bem e não se meta em encrencas. Se for viajar, desligue o micro da tomada e não se esqueça de desplugar o fio do modem também. Esses coriscos de verão adoram torrar os micros dos incautos. Para o ano novo e para os que se seguirão, siga o conselho do lama tibetano Lobsang Rampa: "Faça aos outros o que gostaria que fizessem com você". Cumpre frizar que o ditado não vale para masoquistas.


[ Voltar ]