O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 98 - Escrito em: 1992-12-19 - Publicado em: 1993-02-01


CD-ROM (parte 4)


*** Comprei uma unidade CD-ROM usada mas a desgraçada veio sem o driver. E agora?

As firmas NEC, Philips e Sony mantêm excelentes BBS's para suporte de seus clientes: NEC BBS: (508)635-6328; Philips BBS: (310)532-6436 e Sony BBS: (408)372-7426. A Toshiba, por sua vez, opera um forum dentro do Compuserve norte-americano. Se seu fornecedor é algum outro, trate de correr atrás do prejuízo. Os caras geralmente atendem prontamente a um educado pedido por carta, contanto que você se identifique direitinho e informe o número de série da sua engenhoca.

*** Qual a diferença entre os formatos "High Sierra" e "ISO-9660"?

Quase nenhuma. Normalmente quando alguém menciona o High-Sierra, está querendo dizer ISO-9660. Para obter a descrição completa do padrão ISO, prepare-se para gastar uns US$ 60 e escreva para: ANSI, Attn: Sales, 11 West 42nd Street, New York, NY 10036 - EUA, (212)642-4900.

*** O que é um CD-ROM padrão HFS?

HFS é o padrão de armazenamento hierárquico das máquinas Macintosh (Hierarchical Filing System), não tendo nada a ver com os formatos High-Sierra ou ISO-9660. A maioria dos CD-ROM's voltados para Mac estão em formato HFS. Até o momento, apenas máquinas Macintosh e Apple II engolem este formato.

*** O que significam estes tais "Red Book", "Yellow Book", etc.?

"Red Book" é o apelido do "Compact Disc Digital Audio Standard". Quando um CD está de acordo com o red book, ele geralmente traz os dizeres "digital audio" impressos abaixo do logotipo. CD's musicais seguem o red book.

"Yellow book" é o apelido do padrão para CD-ROM. Os dizeres "data storage" aparecem abaixo do logo do disco. "Green Book" é o padrão para CD-I (Compact Disc Interactive). "Orange Book" é o padrão para discos CD's WORM (Write Once Read Many). E finalmente "Blue Book" é o padrão para LaserDisc. Você pode obter o "red" e o "yellow" na ANSI (vide endereço acima). Red Book: código CEI IEC 908 e Yellow Book: código ISO 10149:1989.

O "green" pode ser obtido com a: American CD-I Association, 11111 Santa Monica, Suite 750, Los Angeles, CA 90025 - EUA, (213)444-6619.

*** Afinal, o que é CD-I?

Significa "Compact Disc Interactive". Pretende prover uma plataforma padronizada para as aplicações de consumo de massa em multimidia interativa. Um CD-I player tem sua própria CPU, RAM, ROM, sistema operacional e decodificadores de audio/video. Unidades portáteis oferecem tela LCD e alto-falantes ou tomada para fones de ouvido.

*** O que é CD-ROM/XA?

É a "eXtended Architecture", uma extensão ao padrão "Yellow Book". Uma trilha em um disco CD-ROM/XA pode conter dados, informaçòes comprimidas de audio e informações gráficas e de video. Muitas unidades CD-ROM não suportam CD-ROM/XA. Esta extensão adiciona ao CD-ROM algumas das facilidades oferecidas pelo CD-I, sendo às vezes encarada como uma ponte de mercado entre as duas filosofias.

A quantidade de formatos e padrões é de deixar qualquer um doido. Uma explicação bem completa sobre cada um destes standards pode ser encontrada na publicação: "Compact Disc Terminology" de autoria de Nancy Klocko - Disc Manufacturing Inc., 1409 Foulk Road, Suite 202, Wilmington, DE 19803 - EUA, (800)433-3472.

*** Quais unidades CD-ROM funcionam bem com MicroSoft Windows NT?

Muitos dispositivos já passaram nos testes preliminares da Microsoft. Controladoras: Compaq Intelligent Drive Array; SCSI(R); Adaptec AHA-1540b, AHA-1542b, AHA-1640, AHA-1740; Future Domain TMC-845, TMC-850, TMC-850M, MCS-700, TMC-1660, TMC-1680, TMC-7000EX; IBM SCSI Host Adapter; Maynard 16 Bit SCSI Adapter; NCR 53C700; Olivetti ESC - 1 Adapter e todas as controladoras 100 % compatíveis com a WD1003. Unidades de CD-ROM: CD Technology CD Porta-Drive T-3301; Chinon CDX-431; Denon(R) DRD 253; Hitachi(R) CDR-1750S; NEC Intersect CDR-73(M), Intersect CDR-84; Pioneer(R) DRM-600; Sony(R) CDU-541, CDU-6211, CDU-7211 e Toshiba XM-3201, TXM-3301.

*** Porque custam tão caro as unidades de CD-ROM?

Em primeiro lugar, porque ainda tem muita gente disposta a pagar os preços pedidos. Contudo, as unidades não são comparativamente tão caras, se considerarmos sua imensa capacidade de armazenamento. Considerando o custo por byte, mesmo os mais caros CD-ROM's ficam baratos se comparados com o preço correspondente em disquetes. Enquanto não houver competição acirrada no mercado de CD-ROM's, os preços continuarão altos.

*** Qual a vida útil de um CD-ROM?

Se um CD não tiver sido manunfaturado corretamente, sua vida útil pode ser bastante curta, talvez de apenas alguns anos. Isto pode ocorrer se a borda do disco não estiver devidamente selada, permitindo que o oxigênio atinja a superfície de metal.

Um CD-ROM de boa qualidade pode durar mais de 70 anos. A empresa Philips propôs novos padrões para testes industriais de CD-ROM's que vão redundar em discos que deverão funcionar por milhares de anos. O feixe Laser usado numa unidade CD-ROM é de baixa potência e em nada prejudica o disco. Ler muitas vezes um disco CD-ROM em nada diminui sua vida útil.

*** Como devo manusear meus CD-ROM's? Como limpá-los?

Lave as mãos antes de tocar um disco. Se tiver que limpar um disco, faça-o com um pano seco, suave e não-felpudo. Alguns líquidos podem danificar o CD-ROM: gasolina, redutores, benzina, acetona, tetracloreto de carbono, solventes clorados, amoníaco e detergentes. A maioria dos líquidos especiais para limpeza de CD's contem álcool isopropílico, mas seu uso ainda é questionável.

Não limpe o lado da etiqueta de um CD-ROM. O uso de um CADDY é altamente recomendável durante a operação e o transporte do disco, pois limita a possibilidade de contato físico com ele. Nunca toque a superfície: manuseie o disco sempre pelas bordas. Evite temperaturas extremas, umidade em excesso e luz intensa ultra-violeta.

Para fechar esta série sobre CD-ROM's, deixo minha experiência pessoal: É areia demais para o meu caminhãozinho. A quantidade de títulos publicados supera em muito a nossa capacidade de leitura. Possivelmente em breve o frisson vai passar e a qualidade vai superar a quantidade.


[ Voltar ]