O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 105 - Escrito em: 1993-03-16 - Publicado em: 1993-03-22


Vírus: você não terá


Agora que já sabemos o que é virus de computador e quais proezas eles não podem fazer na sua máquina, vejamos as regras de ouro que o mago Frisk recomenda a todo BBSzeiro, para proteção efetiva contra os temiveis microorganismos. Naturalmente puxando a brasa para sua própria sardinha, a regra número 1 do mestre é: use o programa F-PROT. No mais: (A) FAÇA BACKUPS! Mantenha bons backups (mais de um) de tudo que você não quer perder. Este bom hábito não só o protegerá contra ataques viróticos, como também contra eventuais falhas sérias de hardware; (B) Nunca dê boot em seu sistema a partir de um disquete qualquer, uma vez que esta é a única maneira através da qual um BSV poderá lhe contaminar o micro. Se, por acidente, você deixar um disquete sem sistema no drive A, quando ligar o computador, receberá uma mensagem do tipo "disco sem sistema". Se este famigerado disquete estiver contaminado, então o virus já estará ativo neste instante. Desligue imediatamente o micro ou pressione o botão de RESET. Lembre-se que apenas teclar Control-Alt-Del poderá não ser suficiente, pois alguns virus mais arretados conseguem sobreviver a isto; (C) Se seu micro não tem winchester, use sempre para boot o mesmo disquete com o sistema operacional e - mais importante - mantenha-o sempre com a etiqueta de proteção contra gravação; (D) Mantenha sempre seus disquetes protegidos contra gravação, a menos que precise realmente neles gravar algo. Quando obtiver algum novo software em disquete, proteja-o com a etiqueta antes de fazer suas cópias de backup. Caso não seja possível fazer backup dos disquetes originais em virtude de algum esquema cretino de proteção contra cópia, o Sr. Frisk é taxativo: recomenda não usar o dito software; (E) Seja sempre cauteloso com respeito às suas fontes de software. Em geral, disquetes de distribuição de programas comerciais costumam ser "limpos", se bem que já tenham sido documentados casos de contaminação em programas deste tipo. Software de domínio público, Freeware ou Shareware não necessariamente oferecem maior perigo de contágio - o que interessa mesmo é a fonte: de onde veio o programa. Se a origem de um dado software é um BBS, procure verificar quais precauções o Sysop do sistema costuma tomar contra virus. Se o Sysop não tem por hábito dar uma "scaneada" nos programas disponíveis para download, seria sábio de sua parte procurar uma outra fonte de programas; (F) Verifique qualquer programa antes de executá-lo pela primeira vez. Utilize para este fim pelo menos dois programas detectores produzidos por fabricantes diferentes, já que nenhum software consegue sozinho detectar todos os virus existentes. Com dois detectores diferentes, sua segurança será certamente maior; (G) Sempre que possível, obtenha programas de Domínio Público, Freeware e Shareware diretamente dos autores.

Se seu micro repentinamente passar a se comportar de forma pouco costumeira, é possível que você tenha sido premiado com alguma contaminação virótica. Abra o olho para os seguintes sintomas: Sua máquina está demorando mais que o normal para carregar programas? Estão aparecendo mensagens incomuns de erro? O tamanho de memória disponível parece ter diminuído sem razão aparente? A luzinha de acesso a disco permanece acesa mais tempo que o normal? Arquivos estão se corrompendo ou simplesmente desaparecendo? Se você chegou à conclusão de que sua máquina adorada foi contaminada por algum virus, NÃO ENTRE EM PÂNICO. Algumas vezes uma tentativa impensada de remover um virus pode causar estrago maior do que o virus propriamente dito. Se você não tem certeza do que fazer, desligue imediatamente sua engenhoca e mantenha-a quieta até encontrar alguém capaz de remover o maldito ser.

Finalmente, é bom lembrar que muitos virus podem interferir no processo de descontaminação, caso estejam ativos em memória. Portanto, antes de iniciar um processo de limpeza é importantíssimo dar um boot no sistema a partir de um disquete que você possa jurar de pés juntos que esteja imaculadamente limpo. Também não é má idéia dar um boot a partir de um disquete limpo antes de ativar seu programa detector predileto, pois alguns tipos de virus são difíceis de detectar caso estejam ativos em memória no momento da varredura.


[ Voltar ]