O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 107 - Escrito em: 1993-03-29 - Publicado em: 1993-04-05


Debaixo do seu nariz


Você jamais poderia imaginar que aquele inocente programinha que você usa diariamente oculta um impenetrável segredo. Que mistério pode ser este? Quem seria o responsável pelo enigma? Se você alguma vez já programou na vida, sabe muito bem do prazer que sente um programador ao incluir uma opção "não-documentada" em um trecho de código. Quem sabe um menu oculto? Ou quiçá uma password criptografada que lhe dá acesso a modos privilegiados através do programa que você mesmo criou?

Nem os gigantes abrem mão do prazer de inserir alguma gracinha em seus programas. Você usa Windows 3.1? Então acompanhe os passos indicados pelo BBSzeiro Tom Tanida e sua gang de fuxiqueiros: (1) Uma vez dentro do Windows, pressione simultaneamente as teclas CONTROL e SHIFT e mantenha-as pressionadas durante os próximos passos; (2) Selecione a opção HELP do Program Manager, seguida da opção "About Program Manager"; (3) Quando aparecer a caixinha informativa, acione um "double click" (duas clicadas no mouse) dentro de um dos quatro panos coloridos da bandeira do logotipo do Windows; (4) Clique em "OK"; (5) Repita os passos 2-4 e veja uma bandeira tremulando; (6) Repita os passos 2-4 e veja a interminável lista de créditos do software. Se você repetir os passos 2-4 uma terceira vez, nada ocorrerá. Na quarta vez, ressurge a bandeira esvoaçante. O personagem que aparece no quadrinho apresentando os créditos muda a cada vez que você aciona o truque. São quatro figuras distintas: um sujeito careca (Steve Ballmer), um homem barbudo de cabelo escuro (Brad Silverberg), um mancebo de óculos e cabelo crespo (Bill Gates) e um ser com cara de urso e corpo de gente. O motivo da aparição do urso é que ele se tornou quase uma lenda entre os programadores da Microsoft, durante as fases de debug (testes, depuração e reparo de erros de programação) dos diversos componentes do Windows, quando eram inseridas inúmeras "features" não-documentadas em alguns componentes críticos do código, visando facilitar os testes.

No Excel 4.0, um BBSzeiro chamado Phil Wherry revelou o segredo: (1) Vá para o "Tool Bar" e acione um "right click" (clique o botão direito do mouse); (2) Selecione "Customize"; (3) Selecione "Custom"; (4) Arraste (drag) o ícone solitário até algum lugar sobre o desktop do Excel; (5) Feche a "dialog box"; (6) Pressione CONTROL e SHIFT, mantendo-as ambas pressionadas; (7) Clique o ícone solitário e veja os nomes do pessoal.

No Word for Windows 2.0, foi uma jovem BBSzeira chamada Nancy B. quem rolou a barbada: (1) Dentro do WfW, no menu "Tools", clique em "Macro"; (2) Informe o nome da macro como "spiff" (interrompe o "macro recorder"); (3) Clique em "Edit"; (4) Elimine as linhas "Sub MAIN" e "End Sub"; (5) No menu "Files", escolha "Close"; (6) Quer salvar as alterações? Responda "Yes"; (7) No menu de HELP, clique em "About"; (8) Clique no ícone do Word, em cima à esquerda e divirta-se. Se estiver usando driver de video de alta resolução poderá não ver o monstro verde WordPerfect ou as pessoinhas pulando de alegria quando conseguem expulsá-lo. Se você só conseguir ver os fogos de artifício e os créditos, então baixe sua resolução para conseguir ver o show inteiro.

Nunca testei estes truques nas versões brasileiras. Traduza as dicas e experimente você mesmo. Ainda temos um monte de outros segredos para os mais variados softwares, nas mais diversas plataformas. Escreva para o BBS-Mania se estiver interessado em novas revelações.


[ Voltar ]