O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 109 - Escrito em: 1993-04-13 - Publicado em: 1993-04-19


Boateiro bocó


Recentemente, falsos rumores chegaram aos ouvidos do pessoal da PKWARE, a empresa que produz o universalmente famoso compactador de arquivos PKZIP e outras preciosidades como PKLITE, PKZFIND e PKZOOM. Segundo o boato, a PKWARE teria ido à bancarrota. A coisa se alastrou mais rapidamente ainda nos EUA, graças a uma mensagem que supostamente reproduzia um artigo de revista e que foi espalhada por inúmeros BBS's por lá. O próprio Mark Gresbach, Sysop do BBS da PKWARE, era citado na mensagem. Ele mesmo tratou rapidinho de desfazer o clima ruim, metralhando as linhas telefônicas com uma outra mensagem curta e grossa, endereçada a um número ainda maior de BBS's, negando os rumores. A sorte dele é que o boateiro era amador: na mensagem falsa o bocó soletrou errado a palavra Milwaukee e informou 2 telefones incorretos como sendo os da PKWARE. Por outro lado, convenhamos que os rumores foram espalhados num momento crítico, pois a PKWARE deve ter sentido na carne o fato de ter precipitadamente liberado a versão 2.04C do ZIP, inacreditavelmente cheia de bugs, alguns até grosseiros. Foi um verdadeiro vexame. Por sorte, tomaram vergonha na cara e lançaram logo a versão 2.04G, que é a que está nas bocadas. Também foram mais ágeis do que de costume, divulgando com ligeireza nunca vista os detalhes internos do novo formato ZIP 2.0+ (procure APPNOTE.ZIP, encontrável no Simtel20 e seus "ecos" costumeiros), o que será ótimo para os que desenvolvem software que lida com este tipo de arquivo compactado. De qualquer modo, vale a pena o download: PKZ204G.EXE. Comprime bem mesmo o danado, às vezes até ganhando do seu concorrente, o ARJ do Robert Jung. Só perde para este outro compactador no que tange aos pacotes multi-volume e em algumas outras filigranas.


Quem tem bala na agulha e é adepto do "experimente antes de comprar", ligue lá para o titio, no BBS Wombats Cave: (001-515) 296-2976. Trata-se de um capítulo da fraternidade RAZOR, rede de BBS's clandestinos que oferece programas comerciais de graça - exigindo dos BBSzeiros a promessa de que - se gostarem do software: TÊM QUE COMPRAR.


Mais uma do Sedrez da PUC -- Direto da Compuserve, um usuário chamado Duncan Groenewald analisou detidamente os sistemas operacionais mais tchã do momento: MS-DOS, Windows (?), Unix, Windows/NT e OS/2. Em seguida estabeleceu um paralelo entre eles, imaginando estar dirigindo um carro com destino a uma loja, com cada um dos sistemas operacionais sendo responsável pelo desempenho do automóvel. Com o MS-DOS, você entraria no carro e tentaria se lembrar onde diabos colocou as chaves. Com o Windows, você entraria no automóvel e dirigiria rumo à loja bem devagarinho, porque engatado atrás do carro você teria um imenso trem de carga. Com o Unix, você entraria no veículo e digitaria GREP LOJA. Após atingir a velocidade de 2.000 km/h, você acabaria parando diante da barbearia, bem longe da loja desejada. Com o Windows/NT, você entraria no carro e escreveria um bilhete dizendo "Vá para a loja". Em seguida sairia do automóvel, deixando o recado pregado no painel. No caso do OS/2, você teria enchido o tanque com 10.000 litros de gasolina e dirigiria rumo à loja acompanhado por batedores motociclistas e uma banda de música em procissão. Na metade do caminho, o carro explodiria, matando a todos na cidade.


[ Voltar ]