O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 110 - Escrito em: 1993-04-19 - Publicado em: 1993-04-26


Até no Pentágono ?!?


Software pirata no Pentágono? BBSzeiros norte-americanos levantaram a lebre sobre uma reportagem denunciando que, após uma auditoria conduzida lá pelo Departamento de Defesa dos EUA, cerca de 1000 (MIL!) máquinas estavam usando, em média, dois programas piratas. E citaram até a fonte: revista Information Week. 29/03/93, pág. 56.


Se você quer rodar "aquele" software que exige co-processador matemático da família 87, procure o programinha shareware chamado Q387_33A.ZIP. Trata-se da versão 3.3 do famoso emulador que funciona lindamente para AutoCAD, Mathematica, COSMOS/M, AutoDesk 3D Studio, Renderize, Falcon 3.0 (rodando em high performance mode) e Quattro Pro. É compatível com Windows em modos standard e enhanced. Reduz tempos de computação em até 80% em algumas aplicações de gráficos, análise, CAD, jogos e geração de fonts para desktop publishing. O fantástico programa não gasta sua memória nobre do DOS, carregando-se inteiramente na área de memória estendida, ocupando cerca de 340 kb. Requisitos: máquina 386/486, com um mínimo de 1,5 Mb de memória RAM e gerente de memória tipo EMM386.EXE (aquele que vem com o MS-DOS 5.0 ou Windows 3.1), QEMM386, 386MAX ou mesmo o EMM386.SYS (que vem com o MS-DOS 6.0).


Para quem é chegado a animações em PC, tem muita novidade nos BBS's cariocas. A mais importante é a liberação da biblioteca Turbo-C para Animator chamada FLILIB.ZIP. Foi escrita pelo próprio autor do Autodesk Animator, o legendário Jim Kent. Entrega de bandeja, àqueles versados em programação, todos os formatos até então misteriosos dos arquivos com extensões FLI, GIF, CEL, PIC, COL, MSK, FNT, PLY, OPT e REC. Se alguém reclamar que está faltando a definição do formato FLC, basta dar download também no arquivo FLXPLAY.ZIP. Ainda sobre animações, um programador doido da Finlândia chamado Eirik Milch Pedersen, vulgo Thaco, escreveu um programeto (FLI2EXE.ZIP) que transforma uma animação FLI num executável, eliminando a necessidade de um software externo (tipo AAPLAY ou AAPLAYHI) para rodar a seqüência.


O pessoal da PC Sources concluiu lá nos EUA uma pesquisa conduzida online, por fax e correio sobre as experiências de seus leitores com vírus de computador. O resultado do trabalho é um catatau de papel que obviamente não dá para publicar neste quadrilátero. Mas alguma coisinha aqui vai. "Com que freqüência você checa sua máquina contra vírus?" Sem contar com "brancos e nulos", 55% responderam que checam todo dia, 22% o fazem uma vez por semana e 3% nunca checam seus micros. Ainda segundo a pesquisa, 20% desses doidos que não usam software anti-vírus atribuem sua atitude a quatro causas principais: xenofobia, avareza tola (quando o sujeito economiza nos centavos, mas gasta demais em grandes quantias), falta de informação e confiança excessiva. No apanhado geral, 62% dos usuários entrevistados nunca sofreram ataques de vírus.


O BBSzeiro Jorge Lima comunica a inauguração do JUNT BBS, totalmente gratuito, funcionando das 23 às 7 da matina. O Sysop chama-se Pedro Vieira e o telefone é (021) 551-7136. Assim que você entrar terá 10 minutos para conhecer o sistema. Assim que seu cadastro for liberado você terá acesso irrestrito. Muitas novidades no banco de arquivos, 12 jogos online e muitas doors para seu deleite.


O estimado leitor gostaria de consultar uma edição passada do BBS-Mania? Perdeu seu exemplar antigo do Caderno? Acalme-se. O acervo completo desta coluna é meticulosamente conservado no forum número 1 do InfoServe BBS "Informação e Serviços". Tels: (021) 225-8498 e 556-3182. Fax: 325-1918.


[ Voltar ]