O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 112 - Escrito em: 1993-05-04 - Publicado em: 1993-05-10


Salve seu virtual


Cena: você está alegre e serelepe pilotando sua máquina. Sempre buscando melhores desempenho e velocidade, definiu um baita disco virtual via RAMDRIVE.SYS e atulhou o dito cujo com arquivos temporários e um monte de outras coisas. Mas eis que, de repente, precisa dar um reboot no micro e - babau - voa tudo. Isso acontece com qualquer um, menos com quem usa o brilhante programeto RAMSAVE (RAMdisk SAVEr), recentemente lançado em sua versão 1.1 (Shareware) e muito em breve disponível cá na Muy Leal. Encontrável no arquivo RAMSAVE.ZIP, o programa vem preencher uma lacuna no mundo PC. Há muito tempo as máquinas Amiga, Mac e Atari ST já dispunham de um Shareware que preservasse o conteúdo de discos virtuais em tempo de reboot. O Ramdisk Saver copia todos os arquivos de seu disco virual para um diretório temporário em disco físico sempre que você pressionar a terrível sequência Ctrl-Alt-Del. A bem da verdade, cada vez que for acionada a "int 19H" para resetar a máquina, o RAMSAVE entra heroicamente em cena. Os arquivos salvos podem ser automaticamente restaurados quando o sistema voltar ao ar graças a um batchzinho simples que você mesmo poderá escrever. RAMSAVE é uma contribuição de Tim Arheit, da Universidade de Toledo, e já está disponível no Simtel-20 à espera de uma alma caridosa que faça o upload para nossos BBS's locais.


MAC x PC: E que tal poder ler e gravar em seu PC disquetes em formato Macintosh? Procure pelo arquivo MACSEE21.ZIP, de autoria de Alan D. Reeve. Esta versão 2.1 do programa encara sem pestanejar disquetes para drives HD 1.44 Mb e até arquivos para disco rígido, incluindo drives removíveis SyQuest formatados em Mac. Todavia, deixa de fora disquetes de 800 kb. Oferece um executável para DOS e outro para Windows 3.1. Coisa fina.


Lá de Floripa, Gabriel Cherem do OMNI BBS (0482) 24-3225, avisa que a Sucesu já tem, lá em Santa Catarina, um BBS funcionando desde o ano passado. Chama-se TELE-SUCESU e o número é (0482) 1481.


Elogio e bronca: O elogio veio de Lisboa, da parte do Pedro Duarte, autor do software LusoComm. Enviamos um exemplar do Informática Etc ao gajo e ele respondeu via VISUS BBS: "Fiquei impressionado com a qualidade geral do destacável do Globo sobre Informática. Cá em Portugal tambem há uns equivalentes, mas nada que se compare em termos de qualidade e quantidade de informação. Os meus parabéns a todos que contribuem para criar aquelas excelentes páginas!". A bronca, muito merecida por sinal, deveu-se a uma vergonhosa pisada no tomate deste tal de CAT. Na edição de 26/03/93, louvamos o programa FLI2EXE.ZIP que transforma animações FLI em executáveis. O autor, Eirik Milch Pedersen, vulgo Thaco, teve acesso ao texto do BBS-Mania e me mandou via Internet uma delicada sarabanda: ele não é finlandês, como saiu publicado, e sim de Trondheim, Noruega. Thaco toda razão o rapaz.


[ Voltar ]