O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 114 - Escrito em: 1993-05-17 - Publicado em: 1993-05-24


Melhores do que nunca


Se você é viciado em seu micro e quer aumentar o vício em cerca de duzentas vezes, ouça este conselho. Compre um modem e acesse rápido o BBS mais próximo de você. Se nunca experimentou essa indescritível sensação, não sabe o que está perdendo. Para agravar ainda mais a coisa, os BBS estão ficando cada vez melhores, com troca de mensagens de altíssimo nível e com os bancos de programas simplesmente abarrotados de novidades. Diversos usuários benfeitores, com ótimos contatos na Internet e modems de alto poder de fogo, estão fazendo uploads para os BBS em ritmo alucinante. Sérgio Charlab e André Aguiar contribuem de forma violentíssima, divulgando as mais finas pérolas do shareware e o vastíssimo mundo das FAQ's (Frequently Asked Questions) - resumos das perguntas mais frequentes feitas sobre os mais variados assuntos, desde programação, Windows e CAD, até radioamadorismo, sexo e malabarismo. E as valiosíssimas Digests? São simplesmente imperdíveis as coletâneas de novidades, mensagens e artigos do Computer Underground e do DOS-Announcements dos repositórios Simtel-20 e do Garbo. Está tudo lá ao seu alcance. Criptografia? O PGP 2.2 está aí para quem quiser experimentar. E a versão 2.3 já vem com tradução para português do Brasil. Compactadores? Anti-vírus? Em menos de 24 horas após o lançamento de uma nova versão, o Eduardo Haddad Filho (Sysop do Eureka) estica seu longo braço até a máquina da McAfee, traz o pacote estalando de novo e metralha scan e clean para todo lado e em todos os sabores: DOS, Windows e OS/2. Assim que um tesouro destes aterrisa no banco de programas de um BBS, a rapaziada cai em cima e sai difundindo as jóias aos quatro ventos, céleres como o corisco. É cada vez menor a defasagem tecnológica entre nossos BBS e os dos gringos. Aproveite. É a BBS-Mania a todo vapor.


Nasceu um Brasília o Draulas BBS. Rodolfo Vaz, o Sysop, enviou-me mensagem via Rede Brasil Fidonet comunicando os dados do recém-nascido. O Draulas baseia-se no software Remote Access versão 1.11, ocupa o endereço 4:806/18 na Fidonet e está 24 horas no ar, atendendo pelo telefone (061) 351-8389 em padrão 8N1, nas velocidades 300 até 14.400 bps, graças a um poderoso modem USR Sportster - sonho de consumo de todos nós. O primeiro que decifrar o que significa o nome "Draulas", que nos avise sem demora.


Algumas correções em nossa lista semanal de BBS's: O Sysop Vinicio Valle avisa que o horário de funcionamento do AQUARIUS BBS é das 22 às 7 da manhã. O número é aquele mesmo que você já conhece: (021) 201-4031 (Fidonet 4:802/38). Outro Sysop que nos manda notícias é o Silvio Eberardo, do SERRA BBS, o primeiro de Petrópolis. O horário de funcionamento do Serra é de meia-noite às seis da matina. (Fidonet 4:802/30).


O "reboot.com" não funcionou, né? Pensam que é fácil escapar da limitação de nossas estreitas coluninhas e do temível programa de acentuação automática que fica à espreita entre o meu micro e computadorzão da redação? Não é não. Vamos enganar o programa e corrigir a fatídica linha de DEBUG publicada no BBS-Mania de 17/05/93. Qual? Aquela que gera o programa reboot.com. Pegue o jornal da semana passada e acompanhe passo a passo nossas detalhadas instruções. (1) Troque o a-til que segue a instrução "mov" pelas letras "a" e "h" em sequência, formando aquela conhecida interjeição de prazer ou de admiração, e por vezes de dor ou lástima. (2) Despreze a separação silábica da palavra reboot e digite-a num estirão só. E pronto, está feito. Seu reboot.com funcionará.


[ Voltar ]