O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 117 - Escrito em: 1993-05-24 - Publicado em: 1993-06-14


Terminologia


Para quem é chegado a CAD, animação e relidade virtual, vale a pena anotar no caderninho o telefone do recém-inaugurado BBS da Autodesk, a famosa companhia que produz AutoCAD, Animator-Pro, 3-D Studio e uma série de outros produtos de alta qualidade que já se tornaram padrões na indústria mundial de software nesta área. A notícia nos chegou via Usenet, no newsgroup alt.cad.autocad, pelas mãos do usuário David Hatunen. O número é 001 (415) 289-2270. Só não sabemos qual é a maior velocidade dos modems de lá. Comece com 2400 bps que o David garante.


Depois da nota publicada aqui no BBS-Mania sobre o Tele-Sucesu, o usuário Gabriel Cherem tem sido alvejado por zilhões de mensagens perguntando como se cadastrar no referido BBS. Em meados do mês passado ele me enviou detalhadas isntruções, a partir do Omni BBS (0482) 24-3225 via Rede Brasil e Hot-Line. O Tele-Sucesu utiliza um software chamado Multicom Manager que é meio diferente do PCBoard e do Remote Access, tão conhecidos por todos nós por serem os mais usados por aqui. Logo de cara vai ficar patente a semelhança da arquitetura do BBS com o ambiente MS-DOS: as próprias conferências são chamadas de diretórios. Ao iniciar a conexão, o BBS irá solicitar a identificação do usuário através do prompt "ID ou ?:". O neófito pode digitar um "?" para receber um help ou simplesmente "NOVO-P" para entrar como um novo usuário. Seria sábio acionar nesse instante seu log, de forma a capturar as telas que vão rolando, para poder lê-las off-line mais tarde com toda a calma. Após algumas informações, surge um prompt do tipo DOS, indicando seu tempo de uso. Para se cadastrar, entre com o comando "CADASTRO" e vá em frente. Preste atenção, pois o próprio BBS vai fornecer o seu número e a sua senha. Não esqueça de anotar seus dados, de forma a poder reentrar no sistema na próxima ligação. É claro que depois você estará livre para alterar sua senha, escolhendo alguma outra de seu agrado. Para encerrar a sessão, use o comando "BYE". Apenas para refrescar sua memória, o telefone do Tele-Sucesu é (0482) 1481.


O honorável guru Sedrez apresentou-me recentemente uma valiosa mensagem de um tal cavalheiro Sr Espen Haakonsen, da Norwegian School of Management, que lança luzes sobre um dos mais densos mistérios da terminologia técnica na literatura computacional. Megabyte, bps, Intel 486, Cyrix s387, RAM e CMOS são unidades de medida, marcas e siglas que já fazem parte do nosso dia-a-dia. Todavia, estamos acostumados a ler anúncios da Microsoft nas mais diversas publicações técnicas e, no entanto, parece que as siglas e unidades dimensionais empregadas nestes fabulosos textos não traduzem os conceitos nem as grandezas com que estamos acostumados a lidar. Seria interessante, portanto, que fosse divulgado o significado de alguns termos que irão dirimir quaisquer dúvidas futuras acerca destas estranhas propagandas. "1 Msb", ou seja, 1 Microsoft-byte equivale a 2 Megabytes ordinários. "MS-386", ou Microsoft-386, é um computador que equivale a uma máquina rápida Intel 486, cheia de memória e com um imenso winchester. "1 MsHz" significa 1 Microsoft-Hertz e vale cerca de 2,5 MegaHertz ordinários. Para terminar temos o "Ano-Microsoft", que equivalente a 3 anos comuns.


[ Voltar ]