O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 124 - Escrito em: 1993-05-25 - Publicado em: 1993-08-02


Sebo eletrônico


Se você pretende desenvolver programas shareware e quer saber tudo sobre o assunto, vale a pena procurar pelo arquivo SHAREBK1.ZIP, disponível há um bom tempo no GARBO e certamente já residindo em bancos de programas de BBS cariocas. Trata-se da íntegra da primeira edição do livro publicado pela Associação de Programadores Shareware (ASP): The ShareWare Book, de autoria de Bob Schenot. Traz inúmeras dicas, ferramentas e técnicas para marketing e desenvolvimento de programas shareware. Inclui informações sobre pesquisa de mercado, publicidade, como convencer o usuário a registrar-se, marcas registradas, copyrights, licenciamento, distribuição, outras fontes de informação, proteção do produto, como receber o pagamento, serviço de suporte à clientela, taxas e emolumentos, manuais, embalagem, remessas por correio ou empresas particulares (carriers) e dicas sobre comércio internacional. Em resumo, tem tudo que você precisa para organizar o negócio.


Uma tarde destas estava acessando o que considero o melhor FreeNet (sistemas gratuitos que podem ser acessados via Internet) que existe, o NYX da Universidade de Denver, Colorado. Lá a identificação de um usuário é impingida pelo sistema, que me chamou inflexivelmente de "cteixeir" e ponto final. Ao chamar a lista de usuários ativos naquele instante, no meio daquelas dezenas de nomes esquisitos de usuários de todo canto do mundo, eis que me surge um tal "rteixeir". Opa, esse é da família, pensei. Chamei o cara para um "chat" (bate papo online) e ele atendeu. Acabei conhecendo o Rogério Teixeira, que estava modulando de Juiz de Fora e descobrí que não é parente meu. Trocamos e-mail e figurinhas por uns tempos e acabamos sumindo um para o outro. Recentemente ressurgiu o rteixeir anunciando que abriu a Quarup Livraria Antiquaria, o primeiro sebo eletrônico do país. São mais de 20 mil volumes com obras raras e esgotadas, num super-sebo totalmente informatizado. Se quiser receber o catálogo, basta enviar mensagem a partir de seu BBS Fido para o seguinte endereço Internet: QUARUP@IBASE.BR (cuidado, pois "@" vale como o caractere arrôba, ou Shift 2). Ou se preferir, escreva para Quarup Livraria Antiquaria, Caixa Postal 1100, Juiz de Fora MG, cep 36001-970. Tel: (032) 212-7241.


Em uma recente e interessante troca de mensagens na Compuserve BBS, na área de cinema, os usuários falavam sobre uso de computação em cenas de filmes famosos. No filme "The Last Starfighter" (O Último Guerreiro das Estrelas), todas as cenas da astronave e os backgrounds de espaço sideral foram gerados em um supercomputador Cray. Alguns objetos mais complexos eram compostos por mais de 300 mil polígonos, mas o conjunto de todas as cenas computadorizadas só levou 8 horas para ser gerado. Outra reminiscência dos BBSzeiros versava sobre o filme The Terminator (O Exterminador do Futuro). As cenas que simulavam a visão to robô mostravam listagens de código assembler 6502, tiradas de uma revista britânica de computação. Em outras cenas do mesmo filme, as listagens na tela eram (vexame dos vexames) de um programa em COBOL.


[ Voltar ]