O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 141 - Escrito em: 1993-11-23 - Publicado em: 1993-11-29


BBS/BNDES


Finalmente, de próprio punho. Desde meu estabaco de moto em 13 de outubro passado, só me restava ditar os artigos da BBS-Mania para a patroa, que digitava o texto. Esta é a primeira edição em que volto a assumir o teclado. Os parafusos e os arames espetam um pouco, mas dá para aguentar. E já que o momento é alvissareiro, nada melhor que divulgar outra boa notícia.

Quem pensava que BBS é só diversão, intercâmbio de dicas de informática e download de programinhas, já é tempo de mudar de opinião. Telecomputação também pode ser algo sério, e muito. Diversas empresas vem utilizando o recurso BBS como forma de integrar setores, aumentar a eficiência e até prestar suporte a clientes e usuários.

Esbanjando seriedade, profissionalismo e bom gosto, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social recentemente inaugurou o BBS/BNDES. Este serviço é mais um instrumento de comunicação do Sistema BNDES com seus clientes ou quaisquer interessados em informações sobre produtos e serviços do Banco e de suas subsidiárias, a saber: linhas de financiamento, agentes financeiros, publicações técnicas, modelos de formulários e cartas-consulta, cotações de moedas contratuais, políticas operacionais, critérios de apoio financeiro e taxas.

Quatro usuários podem acessar o BBS/BNDES simultaneamente, cada um podendo efetuar suas consultas e transferir arquivos em um período de conexão de 45 minutos por dia. O sistema começa a funcionar às 9 da manhã e roda até às 9 da noite, de segunda a sexta. É totalmente gratuito e o usuário efetua seu próprio cadsatramento na primeira conexão. O BBS/BNDES roda sob Remote Access 1.11/Professional, podendo ser acessado com qualquer modem padrão Hayes, velocidades 300 a 2400 bps, 8N1. Para transferência de arquivos, oferece protocolos X, Y e Z-Modem, entre outros. Anote o telefone do BBS: (021) 277-6868. Se quiser conversar com humanos, ligue para os Sysops: (021) 277-7637, 277-7064 ou 277-7082, fax 220-2615.


BUG WATCH: Diversas mensagens coletadas em BBS estrangeiros relatam um sério bug no MS-DOS 6.2, aquele "step-up" que apareceu recentemente nas bocadas, para fazer o upgrade a partir do 6.0. O conflito ocorre entre o VSafe, o DOS e o Windows, tornando impossível ativar as "Janelas". Para evitar o problema, basta descarregar o VSafe antes de instalar o 6.2. Cá entre nós, é sempre prudente abaixar seus escudos anti-virus antes de instalar qualquer coisa nova, logicamente tendo o cuidado de virus-checar detidamente o novo programeto antes de comecar os trabalhos.

Se ainda encontrar dificuldades, apague os arquivos "chkdsk.ms" nos diretórios DOS, Windows e Windows/System. Dê um reboot em seguida, ignorando eventuais mensagens indicando ausência de driver ou necessidade de re-instalar.

A impressão geral na Net e nos BBS é que esse famigerado VSafe é meio capenga mesmo. Diversos BBSzeiros alegam que já existe código disponível demonstrando a flagrante vulnerabilidade do VSafe a ataques viróticos. Os próprios "checksums" (elementos identificadores de intocabilidade de arquivos), caso sejam deletados, são ingenuamente recriados pelo bobo programa. Se quiser proteção séria anti-virus, melhor adotar o F-Prot do Frisk, que é de graça para usuários particulares e bem barato para empresas.


[ Voltar ]