O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 149 - Escrito em: 1994-01-25 - Publicado em: 1994-01-24


Brendan Kehoe


Muitos dos que hoje navegam na Internet com destreza e segurança deram seus primeiros passos na rede após terem lido um documento que é considerado um dos melhores textos introdutórios no assunto. Trata-se do "Zen and the Art of Internet". Tive a sorte de ser um dos agraciados com essa preciosidade, tendo-a recebido de presente do ilustre Américo Oliveira, no final de 92. Ali estava o beabá da rede.

O Zen é inegavelmente uma obra prima, que pode ser encontrada em muitos BBS sob um nome do tipo ZEN*.ZIP. Todavia o assunto não é o Zen, mas sim seu autor, que sofreu um sério acidente automobilístico: Brendan Kehoe, 23 anos, de Palo Alto, California, filho de irlandeses, sujeito dotado de grande inteligência e que se tornou conhecidíssimo em toda a Net também por seu brilhante trabalho como arquivista chefe da Computer Underground Digest (CUD), uma das resenhas mais conceituadas na Internet, sempre trazendo as notícias mais frescas sobre o que se passa no sub-mundo da telecomputação.

Junto com Brendan, no carro que alugou, estava seu colega Sven Heinicke, 24 anos, que se machucou com menos seriedade e já está em casa. O motorista do 4WD que colidiu com eles também se safou bem.

O Brendan está passando um mau pedaço, tendo sobrevivido por milagre. Dizem os médicos que sua recuperação física será total. Entretanto, por ter sofrido sério trauma cerebral, é possível que nunca mais volte a ser o "velho Brendan" de antes.

A comunidade da Internet, chocada com o acontecimento, formou em poucos dias um poderoso mutirão mental e material em prol do legendário jovem. A família pede que enviem cartões para o seguinte endereço: Brendan's Friends c/o Cygnus Support; One Kendall Square; Cambridge, MA 02139, EUA. Donativos em grana também estão sendo enviados para o mesmo endereço, já que a barra vai pesar para a família do jovem. Ele vai precisar de anos e anos de terapia.

A família Kehoe e amigos pedem também que se envie e-mail para o Brendan no endereço tk0jut2@mvs.cso.niu.edu (com Subject: TO BRENDAN), contando uma piada, estória engraçada ou "receita" para pronto restabelecimento. Estarão recebendo mensagens até o final de janeiro, quando serão impressas e entregues ao Brendan como uma "antologia da Net".

Brendan está se recuperando bem, mandando brasa nas terapias física e ocupacional. Já está falando, lendo e andando. O calombo na cabeça já quase sumiu e os traumatismos de ombro e pélvis, causados pelo cinto de segurança que lhe salvou a vida, já passaram. O apoio do pessoal da Internet e dos BBS está sendo muito confortante para ele, que tem prazer em ler a pilha de cartões que recebe de todo canto do mundo. Dentro de alguns dias ele será transportado para o centro de reabilitação Spaulding em Boston, no campus de Harvard, onde ficará por um bom tempo.

A mãe do homem dirige ao pessoal uma poderosa bênção irlandesa e agradece o apoio de todos. Esperamos que o Brendan nos surpreenda com uma recuperação inesperada e que a bruxa se aquiete um pouco.


[ Voltar ]