O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 153 - Escrito em: 1994-02-18 - Publicado em: 1994-02-21


Fórmula indy via modem


Emerson, Senna, Piquet e Silva. Epa, Silva? Sim, é claro. Flávio Silva, tradicionalíssimo BBSzeiro desde os primórdios do CCHLL BBS, acabou se revelando o maior fera em automobilismo via modem. Vamos explicar a coisa desde o começo: Existe um dificílimo jogo para PC chamado Indycar Racing, fantástico pelo realismo que oferece ao praticante, tanto em termos visuais, quando no que tange ao audio e aos detalhes técnicos da corrida. No final das contas, um jogador esmerado é capaz de discutir pau a pau com qualquer "insider" em Fórmula Indy ou quiçá pilotar de verdade uma máquina dessas no mundo real.

Os experts neste jogo alucinante promovem um campeonato mundial em que cada participante corre em seu próprio micro e transmite via modem seus resultados para uma central mundial, localizada em um fórum específico no Compuserve americano, um dos maiores mega-BBS do planeta. Antes que o caro leitor sequer pense: "Puá!", a possibilidade de um corredor facínora adulterar seus próprios resultados não existe, pois os arquivos de controle são espertissimamente mutretados de forma a impedir atitudes torpes como esta.

Os competidores podem usar teclado, mouse, joystick ou qualquer outro dispositivo de interface: vale tudo. Nosso herói, que não é bobo, adquiriu um hardware especial que simula volante e alavanca de mudança de marcha e permite um rendimento muito melhor na corrida. Segundo o Flávio, só lhe falta um simulador de pedais para arrebentar de vez.

Usando uma configuração acima da default, Flávio Silva recebeu mais pontos de handicap e fez a melhor volta no circuito virtual urbano de Long Beach, Califórnia. Depois de uma acirrada disputa com a gringalhada, o Flávio papou a corrida e está em primeiro lugar no campeonato mundial.

A próxima etapa será na pista virtual de Milwaukee, um circuito oval. O jogo inclui viagens virtuais até o circuito para reconhecimento da pista, acerto de detalhes, ajustes prévios e testes pré-prova. Mesmo sabendo que os americanos são bons em ovais, Flávio não se intimida e, em breve, seu modem estará enviando os novos resultados que lhe confirmarão a liderança no campeonato mundial. Acelere, Flávio!


Uma dica inestimável para os BBSzeiros audiófilos que estão à caça de títulos raros em audio-CD. A CDC (Compact Disc Connection) está oferecendo um catálogo de 80.000 títulos via Internet. Minha primeira experiência com este serviço foi um sucesso retumbante. Andava eu já há quatro anos à cata de um CD esgotado do Keith Emerson. Convoquei até o Andarilho para procurar debalde o famigerado CD por toda a Europa e EUA. Nem em vinil foi encontrado.

E eis que, há coisa de um mês, o Américo Oliveira me rolou a barbada da CDC. Para quem usa Internet, basta dar TELNET em zen.holonet.net, usuário CDC e mergulhar nos vastos menus do sistema, fazendo sofisticadas pesquisas por autor ou título e, ao final, fazer o pedido, informando o número de seu cartão de crédito internacional. No meu caso, o CD estava esgotado e só foi localizado em um fornecedor na Austria. Em 22 dias recebí a cobrança no cartão e no dia seguinte estava recebendo a tão procurada obra em jeitosa e resistente caixinha de papelão.

Posso notar no semblante do leitor não-Interneteiro um ligeiro esgar de desgosto. Desfaça a careta e exulte, pois a CDC também oferece acesso via modem a 9600 bps "oitueniúm". Ligue para 001 (408) 730-9015 para modem, 733-0801 para humano ou 733-0850 para fax. Se estiver em terras norte-americanas, ligue humano para saber se sua cidade é servida por algum dos 75 números locais de modem espalhados no país. O endereço da CDC é: 1030 E. El Camino Real 322, Sunnyvale, CA 94087 EUA.


[ Voltar ]