O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 159 - Escrito em: 1994-03-30 - Publicado em: 1994-04-04


Unix no espaço


Quando pensamos em microcomputadores e sistemas operacionais, logo nos vem à mente o famoso DOS, o festejado Windows e seus sucessores. Em termos de uso, no contexto brasileiro, sem dúvida estes sistemas são os mais populares. Muitas outras plataformas existem, no entanto. No ambiente acadêmico, por exemplo, é grande a força do Unix e de suas poderosas workstations (estações de trabalho), capazes de dar água na boca de qualquer micreiro adepto da linha PC.

Os Unixeiros recentemente se manifestaram orgulhosos em diversos BBS especializados no ramo, em função do lançamento da primeira workstation Unix ao espaço, no último vôo do Space Shuttle Columbia, por ocasião da missão STS-58 da NASA. A bordo do ônibus espacial, dois astronautas conduziram os primeiros testes de um sistema chamado PILOT (Portable Inflight Landing Operations Trainer), que tem a função de medir os efeitos de um vôo espacial sobre o desempenho dos pilotos. Utilizando uma workstation miniaturizada tipo laptop, uma Panasonic 2100 rodando SUN OS 4.X e uma controladora manual similar a um joystick, o sistema PILOT simula as mais sutis alterações na órbita da nave causadas pelos comandos do piloto que está com a mão na massa. Com este avançado software já é possível simular com alto grau de realismo os mínimos efeitos das ordens do piloto sobre as características orbitais do shuttle.

O sistema PILOT foi desenvolvido em tempo récorde. Desde a aprovação do projeto pelo General Pearson, passando pelas fases de design e desenvovimento, até a produção de um primeiro modelo operacional do software, passaram-se apenas nove meses.


Muitos leitores que não têm acesso à Internet relatam sua angústia ao lerem as freqüentes notas que publicamos sobre esta fabulosa rede. Para alegria destes tristonhos seres, a boa nova é que muitos dos maravilhosos tesouros disponíveis nesse imenso universo Internetiano já estão ao alcance de qualquer micreiro que possa ler um CD-ROM. Não falo dos imensos repositórios de software, os famosos Simtel, Cica e Garbo, cujos polpudos conteúdos já há tempos são periodicamente publicados em CD-ROM. Refiro-me aos documentos básicos da Internet, manuais, padrões e listas de dúvidas. Você pode encontrar tudo isso e muito mais no novo lançamento da Walnut Creek, o Internet Info CD-ROM.

A moléstia compulsiva de copiar megas e megas de arquivos da Internet já levou muito usuário à falência, pelo alto custo das dezenas de caixas de disquetes para guardar este monte de informações. Mas querer possuir o acervo inteiro é pura loucura. Já foi dito muitas vezes que, aquele que costuma acessar Internet não pode se dedicar a colecionar arquivos e programas. Deve, isso sim, manter um rígido controle dos pointers (apontadores) para estas informações na rede. Para isto é necessário possuir uma série de índices em arquivos-texto informando onde estão os recursos que queremos acessar no vasto universo Internet. Todavia, sempre é necessário ter alguma coisa à mão para um momento de sufoco.

Se o usuário tem acesso à Alternex ou aos BBS Hot-Line ou CentroIn, então já sentiu o gostinho da rede, podendo até já ser doutor em FTP-mail, uma forma de baixar arquivos via correio eletrônico em horários fora do pico de tráfego. Mas mesmo assim, o hábito de intensos downloads costuma repercutir de forma dolorosa no bolso da criatura. O Internet Info CD-ROM já traz de bandeja uma montanha de arquivos básicos: respostas às FAQ (Frequently Asked Questions), ou seja, as mais freqüentes perguntas sobre os mais diversos assuntos, tecno-informáticos ou não; padrões e normas da Internet; RFC (Requests For Comments); tópicos básicos e avançados sobre segurança; mapas completos da Internet em formato PostScript; artigos; discussões e imensas listas de instalações para FTP (file transfer protocol). Este maravilhoso CD-ROM também traz diversos utilitários que auxiliarão o usuário a visualizar e descompactar os arquivos principais do pacote.

Para os Sysops, a grande vantagem deste produto é o fato de já vir com os arquivos de índice prontinhos para diversos gerenciadores de BBS. Ou seja, para um Sysop que deseje tornar o acervo disponível em seu BBS, o trabalho já está quase pronto. Basta tacar o disco na unidade e deixar os BBSzeiros fazerem a festa. Endereço lá: Walnut Creek CD-ROM; 1547 Palos Verdes Mall, Suite 260; Walnut Creek, CA 94567 EUA. Tel: 001 (510) 674-0783, fax: 674-0821. Endereço cá: ICON, Rua México 119/1901, Rio; tel: 0-800-21-4266.


[ Voltar ]