O GLOBO - Informática Etc. -
Carlos Alberto Teixeira
Artigo:
163
- Escrito em:
1994-04-26
-
Publicado em:
1994-05-02
O abominável roubo dos FAQ
Lembram-se do Internet Info CD-ROM aqui anunciado em 04/04/94? Pois é, está dando o maior rebú. Através da Usenet, em newsgroups ligados à EFF (Electronic Frontier Foundation), poderosa entidade em prol da liberdade de expressão por meios eletromagnéticos, um usuário chamado John Frost botou a boca no trombone. Denunciou "certa companhia" que se achou no direito de afanar quase todos os arquivos FAQ (Frequently Asked Questions) dos volumosos newsgroups news.answers, sci.answers e de outros polpudos repositórios. A tal empresa tomou a liberdade de publicar os FAQ's em CD-ROM sem permissão dos autores. Parece que temos a primeira batalha pesada do velho "Copyright" na Internet.
A zanga do Sr. Frost é perfeitamente justificável. A elaboração de um arquivo FAQ é um trabalho duro, significando às vezes anos de dedicação a um determinado assunto. Ninguém escreve um FAQ da noite para o dia. É quase um documento vivo, que vai sendo continuamente enriquecido graças às contribuições de usuários do mundo inteiro via e-mail. Existem FAQ's versando sobre os mais variados assuntos, desde a instalação de scanners até o cuidado de gatos e outros animais domésticos. Estes fabulosos arquivinhos de dicas já safaram da onça muito usuário novato. Faz parte na "Netiquette", a etiqueta da Internet, a recomendação de que se leia atentamente o FAQ sobre um determinado tema antes de sair fazendo perguntas tolas em um board de mensagens.
O indignado John Frost (e-mail: frost "at" netcom.com) está mantendo uma lista de autores que foram lesados pela infeliz iniciativa da turma que publicou este CD-ROM. Já está em contato com a EFF e pretende lutar até o fim contra o abuso dos FAQ. Quem tiver sugestões quanto à linha de ação a tomar, que mande e-mail para o homem.
O "Computer Museum" promoveu na semana passada um leilão beneficente high-tech na Internet, visando angariar fundos para seus programas educacionais. O leilão foi conduzido em tempo real na Net, 24 horas por dia, desde 22/04/94 às 10:00 horas até 29/04/94 às 20:00 horas EST (Eastern Standard Time). Os participantes se pré-registraram através de e-mail e receberam no ato um formulário, que após preenchido, foi devolvido através da rede. O regulamento e a lista de itens do leilão foram automaticamente enviados aos participantes logo em seguida. Na data-hora aprazada, o leiloeiro passou a receber e processar os lances através do correio eletrônico em ordem de chegada.
Foram leiloados mais de 70 itens bastante ecléticos, em sua maioria donativos de pesos-pesados da indústria. Rolou até um Cardiac, computador cardboard desenvolvido pela Bell Labs. O item mais barato saiu por US$ 5: "CPU Wars", um gibi computacional. O mais caro foi o Sniffer Ethernet Network Analyzer da Smart Valley e Network General Corporation, ao preço de US$ 10.000.
Se quiser saber mais sobre futuros leilões, mande e-mail para auction-info "at" auction.tcm.org, ou então bata um fio para 001 (617) 426-2800 ou 001 (415) 323-1909.
O leitor e BBSzeiro Euclides Marques enviou-me gentil mensagem via CentroIn BBS, contribuindo com mais um número para a extensa lista de telefones (modem e voz) de fornecedores de hardware e software que publicamos em 07/02/94. A empresa é a Gateway2000, cujo BBS atende pelo número 001 (605) 232-2224. De quebra, o Euclides nos informa o número do BBS da Universidade de Nova York onde, segundo ele, pode-se obter magníficas fotos enviadas pelo telescópio Hubble: 001 (212) 995-4343 (haja bala na agulha para sair ligando prá Big Apple assim numa boa, mas em todo caso...) Quem quiser por as mãos na versão digitada da maravilhosa lista de fornecedores, que não pára de crescer, poderá encontrá-la nos melhores BBS da cidade sob o nome FORN9404.ZIP. Nas futuras versões, obviamente, mudará o "9404" de acordo com o ano-mês.
[ Voltar ]