O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 172 - Escrito em: 1994-06-28 - Publicado em: 1994-07-04


Apple & "e-World"


O Sysop Armando Leal comunica a inauguração do BBS Lula, um instrumento auxiliar na campanha de Lula para presidente. Oferece informações em três áreas. A primeira delas é a da campanha propriamente dita, incluindo atividades, endereços, pesquisas e material produzido em microcomputador, como por exemplo: vinhetas, animações e telas. A segunda área é a de documentos: programa de governo, estatutos, regimento e encontros. A terceira trata das eleições: calendário, candidatos e atividades em geral. O horário de funcionamento nesta fase experimental é das 21 às 7 da manhã. O número do modem é (021) 278-0501. Se quiser maiores informações, ligue voz para o Armando em 278-0123 ou 277-7082.


A Apple Computer estará lançando em poucos meses um serviço online, pretendendo fazer frente à Compuserve e à Internet. Antes porém estará realizando testes internacionais do novo serviço, através de um projeto piloto conduzido com 150 sistemas na Nova Zelândia.


O serviço, que se chamará "e-World", já havia sido anunciado no Macworld Computer Show em janeiro e desde então a Apple já vem construindo sua base de dados e fechando contratos com os fornecedores de conteúdo, ou seja, aquelas empresas que vão prover material para as áreas de interesse do sistema.

O preço da assinatura do e-World deixará os sistemas competidores de queixo caído. Segundo um dos líderes do arrojado projeto, o novo sistema vai aliar a amigabilíssima interface da Apple às novas e poderosas ferramentas de navegação desenhadas especialmente para este serviço. De lambuja, o e-World vai oferecer gateways (portas de acesso) aos seus maiores rivais, quais sejam, Compuserve e Internet.

Logo de cara, a Apple vai converter os 60 mil usuários do atual serviço online Applelink para o novo e-World. Até o final do ano, todo computador Apple vendido oferecerá o software e o acesso ao e-World como brinde. Numa notável estratégia de Marketing, será oferecida uma versão do software rodando em Windows, de forma a arrebanhar usuários PC para o novo sistema.

Apenas para se ter uma idéia, este projeto piloto na Nova Zelândia inclui a participação de bancos, empresas de comunicação, mídia e finanças, instituições educacionais em todos os níveis, grupos de usuários, revendedores e software houses.

Já existe bastante material recheando os bancos do e-World. Um centro de instrução conterá a Groliers Encyclopaedia, ao passo que um "pavilhão" de artes e lazer oferecerá informações sobre filmes, música, horóscopo e tudo sobre entretenimento. Shopping online, é claro, será uma das tônicas do novo sistema, vendendo de tudo. Até software de terceiros para máquinas Apple e um catálogo completo para Mac.

Em termos de notícias, já estão fechados contratos para fornecimento online com USA Today, Reuters e algumas publicações técnicas. Os usuários e-World poderão isolar áreas de interesse e pedir ao sistema que lhes envie clippings personalizados das notícias.

O sistema já foi desenhado para permitir manipulação de animações em video e multimídia interativa, mas estas facilidades estão por ora limitadas, face à falta de cabeamento em fibra-ótica. Assim que as concessionárias instalarem esta rede, os assinantes do e-World poderão se deleitar com essas novas e fascinantes possibilidades.

Nesta fase experimental neozelandesa, o sistema e-World estará funcionando em linhas de 9600 bps conectadas aos nós locais da BT (British Telecom) nas cidades de Auckland, Wellington e Christchurch, estas por sua vez conectadas diretamente ao sistema de controle na Califórnia, EUA.


Está funcionando experimentalmente o e-mail Internet wa104 "at" fim.uni-erlangen.de para contatos com a coluna BBS-Mania.


Circulou e fez o maior sucesso num BBS mexicano o trecho duma reportagem da Audubon Society Magazine contando que os pilotos da Royal Air Force baseados nas ilhas Falkland desenvolveram um novo e maravilhoso jogo. Tendo notado que os pinguins locais são fascinados por aviões, os pilotos encontraram a praia onde as aves mais se concentravam e fizeram vôos rasantes ao longo da orla, quase tocando o mar. Mais de dez mil pinguins viravam suas cabecinhas sincronizadamente acompanhando as evoluções da aeronave de um lado para outro. O clímax do jogo era quando os pilotos voavam mar afora e depois voltavam rumo à praia, voando por cima da pinguinzada. As cabeças iam acompanhando o avião, subindo, subindo, subindo e de repente dez mil pinguins caíam suavemente de costas no chão. Um espetáculo fantástico.


Uma das mais interessantes E-Zines (Electronic Magazines) da Internet, o JasBits, trouxe em sua versão 5.1, na seção Stupid.pc.newbie.tricks, o relato de Jay Ablinger, técnico de suporte por telefone da Dell Computer de Austin, Texas, EUA. Ele recebeu o chamado de uma desesperada usuária furiosa por não conseguir fazer seu computador funcionar. Depois de ter certeza de que a cliente estava com a máquina ligada à rede elétrica e de que tinha ligado o interruptor corretamente, o técnico ouviu da criatura: "Eu já pisei e repisei nesse pedalzinho e nada aconteceu, não aguento mais!". Retrucou o rapaz: "Pedalzinho? Que pedalzinho?". A dona: "Sim, esse pedalzinho branco que veio com a máquina"... O pedalzinho era o mouse.


[ Voltar ]