O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 178 - Escrito em: 1994-08-03 - Publicado em: 1994-08-15


Antecipando o futuro


O ano 2000 vem aí, mas que tal adiantar-se um pouco e já ir desfrutando algumas das maravilhas do século seguinte? Em abril de 1993, um cidadão chamado Alexandre Bandeira de Mello, apaixonado pelo mundo dos BBS, resolveu montar seu próprio sistema com o apoio da esposa (coisa rara!) e batizou-o de Século 21 BBS.

Rodando sob o software gerenciador WILDCAT versão 3.91 (multi-linha) da Mustang Software Inc., o Século 21 BBS é um sistema dedicado ao desenvolvimento profissional. Três são os telefones de acesso ao Sec21: (021) 521-6947, 521-7721 e o velho 521-5873. Há um ano vem operando 24 horas por dia e desde setembro passado passou a oferecer o ambiente gráfico RIP como opção de acesso a seus usuários. Completamente siderado pela Internet, como qualquer outro micreiro de bom senso, em janeiro deste ano iniciou sua participação na rede através do Ibase/Alternex.

Para manter seus vastos bancos de arquivos e mensagens devidamente atualizados, o Sysop Mr. Flag conecta seu sistema a cada 90 minutos com a Alternex. Segundo ele, desde que começou esse esquema de conexões, nunca teve problemas. Mas imagina que em breve o tempo poderá fechar, com o possível congestionamento na Alternex face à enorme divulgação da Internet nos meios de comunicação.

A conexão do Sec21 com o Alternex utiliza o software WcUUCP lançado em novembro de 93 pela Mustang Software e que trabalha como programa irmão do gerenciador do BBS. O WcUUCP permite a utilização de handle (apelido) no endereço eletrônico, tanto no envio como no recebimento de e-mail. Outro recurso oferecido pelo software é a codificação UUencode/UUdecode automática de arquivos anexados a mensagens de até 64 kb. Esta engenhosa codificação possibilita a transmissão de arquivos binários em formato texto.

O sistema ecoa diversos newsgroups da Usenet, nas áreas de computação, biomédica e engenharia. O Sysop pretende aumentar o numero de conferências na área de informática nas próximas semanas.

Mas agora sim, vem a grande pedida do Século 21 BBS: é permitido o acesso às mailing lists (listas de assinatura, com mais de 6000 opções) e ao ftpmail (download de arquivos através de e-mail). Isso é realmente algo excelente, pois abre as portas aos usuários para quase todas as facilidades da Net. É claro que o Sysop não é doido de liberar geral: ele impõe certas limitações quanto ao volume de tráfego para cada usuário. Se abusar, o usuário paga o preço justo, proporcional à massa de informações transferida. No momento, o Sysop está as voltas com a disponibilização de manuais para uso de outros recursos da Internet via e-mail, tais como o Gophermail, Archie e os bancos de dados da Bitnet.

O sonho dourado do Alexandre Bandeira é um dia ser um "sec21.org", um sistema verdadeiramente online com a Internet. Aliás, este é o sonho de todo Sysop internetista que se preze. Segundo Alexandre, existem dois BBS Wildcat nos EUA que já oferecem a seus usuários acesso integral à Net, incluindo telnet (conexão online entre sites remotos), ftp (transferência online de arquivos) e gopher (navegação hierárquica na rede).

Há poucas semanas foi criada no Sec21 uma área chamada MedLink, dedicada aos profissionais da área biomédica. Na verdade é um BBS completo acessado através de uma "door" e que possibilita pesquisa bibliográfica via Internet a arquivos, newsgroups e mailing lists na área médica. O "main board" do MedLink será a recém-lançada conferência "Fórum Nacional de Medicina" da RBT.

O número de conferências e de áreas de arquivos do Século 21 BBS é simplesmente exasperante. E o Sysop Alexandre Bandeira é o tipo do cara que abre o jogo, disponibilizando para os que desejarem ir fundo na Internet as suas preciosas áreas de arquivos números 3 e 4, onde pode-se encontrar excelentes manuais com ótimas dicas e macetes sobre como aproveitar ao máximo as facilidades interneteiras do BBS. Quanto às outras áreas de arquivos, há muitos tesouros esperando por serem descobertos. Imagine por exemplo um texto detalhando os formatos internos dos arquivos 3D-Studio obtidos por engenharia reversa do software. Pois é... tem lá.

Se quiser maiores informações, fale com o Sysop em (021) 255-1458 ou escreva para a Caixa Postal 11.801 cep 22022-970, Rio de Janeiro, RJ.


[ Voltar ]