O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 185 - Escrito em: 1994-08-31 - Publicado em: 1994-10-03


XuxaNet


Nosso correspondente BBSzeiro e radioamador em Montreal no Canadá, Ismael Cordeiro, profissional da sétima arte, técnico de som direto, trouxe-nos dois fatos dignos de nota. O primeiro é sobre ele mesmo. Ismael foi selecionado para concorrer ao Prix Gémeaux de melhor som pelo filme "Les Marchands du Silence" rodado em 1993. O Prix Gémeaux é o equivalente canadense ao Prêmio Emmy norte-americano, premiando produções televisivas em idioma francês. A cerimônia de entrega dos prêmios teve lugar ontem, 02 de outubro, mas ainda não tivemos notícias do resultado.

A outra notícia é sobre nossa irretocável lourinha Xuxa. Ávido fuxicador da Usenet, o Ismael deu de cara com um newsgroup chamado alt.tv.xuxa. Imaginou que fosse encontrar mais um daqueles newsgroups vazios e sem-graça que existem aos borbotões na Usenet. Mas qual não foi sua surpresa ao listar o índice da conferência e encontrar mais de 30 mensagens discutindo Xuxa e seus programas. Tinha até um FAQ-file (arquivo de "frequently asked questions") completo e muito bem elaborado.

O autor do FAQ é Richard "CJ" Carter (e-mail richard.carter "at" loebbs.com). Quem quiser assinar gratuitamente a mailing list da Xuxa, basta requisitar a inclusão de seu nome na lista enviando mensagem direto para o Richard. Se quiser postar mensagem para todos os assinantes da lista do Fã-Clube da Xuxa, use o e-mail xuxa.fan "at" loebbs.com.

O objetivo declarado deste newsgroup, que funciona em idioma inglês, é o de congregar interessados em compartilhar informações ou especulações sobre a Xuxa, seus shows, produtos de merchandise, sua equipe de assistentes e coisas do gênero. Macaco velho no dia-a-dia da Usenet, o Richard Carter sabe muito bem o quão fácil é aparecer uma penca de imbecis e baixar o nível de qualquer newsgroup. Para desencorajar iniciativas assim, é pedido encarecidamente aos frequentadores da conferência que mantenham as coisas no âmbito do bom gosto, de forma que suas mães ou irmãzinhas possam ler as mensagens sem susto.

Presentemente, o tráfego de mensagens pela mailing list ainda é baixo, portanto o administrador ainda pode se dar ao luxo de responder e gerenciar manualmente a carga de mensagens. Mas prevê-se a adoção de um gerenciador automático, caso o fluxo aumente e justifique tal passo.

O FAQ preparado pelo Richard é claro e objetivo, abordando tópicos que incluem: biografia da Xuxa; seus shows no Brasil, Argentina, Europa e Estados Unidos; a guru (gurua?) Marlene Mattos; Paquitas, Pixies e Melizzas; Dengue & Praga (equipe de controle de multidões); Jelly & Jam (urso panda e jaguar, respectivamente: suporte linguístico); discos, gravações, filmes, videos, marketing e fã-clube. Falando em fã-clube, os não-BBSzeiros podem escrever para três endereços: (a) c/o Globo Group, Inc.; 4827 Sepulveda Blvd., Suite 220; Sherman Oaks, CA 91403; EUA, (b) c/o MTM; 4024 Radford Ave.; Studio City, CA 91604; EUA ou (c) ASK XUXA; 4024 Radford Ave.; Studio City, CA 91604; EUA.


A estimada leitora, ao ler esta dica, poderá dizer: "Ora, CAT. Essa é velha...". Não me importo com suas duras palavras. Sou fervoroso adepto do RTFM (Read The F*cking Manual), mas não se pode ler tudo. Se a dica lhe parece velha, confesso que dela eu não sabia e outra leitora poderá também não saber.

Tempos atrás, apareceu-me o mago de plantão da Microsoft no Rio, Américo Oliveira, e começou a mexer no Windows na minha máquina. Quando o Sr. Américo resolve pilotar um micro para explicar alguma coisa para alguém que ele julgue ser tão veloz quanto ele, muitas vezes é preciso amarrar-lhe as mãos e os pés e deixá-lo a operar a máquina só com o nariz. E ainda assim fica difícil acompanhar a velocidade do elemento. Só assim pude perceber o que ele fez, entre dezenas de outras mutretas que não tive tempo de copiar.

A dica é simples. Para salvar a configuração corrente do Program Manager (Gerenciador de Programas) sem ter que sair do Windows e voltar, basta ativar o salvamento clicando o mouse em "Options / Save settings on exit", segurar a tecla Shift e acionar um duplo-click no quadradinho superior esquerdo na janela do Program Manager. Depois, caso queira, desative o "Options / Save settings on exit" com outro click.


Na hora de votar, pense direitinho para não se arrepender novamente.


[ Voltar ]