O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: CA/Clipper - Escrito em: 1997-02-03 - Publicado em: 1997-02-10


Computer Associates ressuscita Clipper


De olho no mercado corporativo, CA lança produtos que facilitam a vida dos velhos programadores

Legenda da foto: PODEROSA FERRAMENTA gráfica em 3D permite que o gerente de computação passeie por vários ambientes do sistema. Acima, o Unispace, que apresenta abstrações dentro do sistema operacional

Legenda da foto: A PALAVRA-CHAVE é intuição. A interface do novo sistema...

Legenda da foto: ...APRESENTA O mundo real sem complicações, e basta...

Legenda da foto: ...CLICAR sobre os micros para penetrar em cada máquina

Primeiro problema: uma vasta legião de programadores Clipper tendo que rebolar para aprender novas linguagens e ferramentas, sonhando com esplêndidos bancos de dados relacionais e vendo seu adorado formato de arquivo DBF cada vez mais esquecido na mixórdia de padrões emergentes.

Segundo problema: o administrador da rede de uma grande multinacional é chamado pelo bip às três da madrugada com a notícia de cinco servidores em pane em três países diferentes.

A CA - Computer Associates - fez na semana passada dois lançamentos que caem como luvas para resolver os problemas acima. Muito bem conceituada no segmento corporativo, a CA concentra seus esforços no gerenciamento da infra-estrutura de informação. A empresa já existe há 20 anos, 14 deles no Brasil e, com suas duas novas tacadas, certamente vai dar boas mordidas nesse mercado.

A primeira novidade é o CA-Clipper Data Server Solution, um conjunto de produtos que permite a aplicações escritas em Clipper acessarem dados no formato CA-OpenIngres, um genuíno banco de dados relacional. Com isso, os clipeiros estão livres do formato DBF e podem voar bem mais alto, rumo aos databases corporativos. O lançamento do produto foi feito pela CA em parceria com a DataServer e vai permitir o resgate de cerca de 300 mil aplicações rodando em Clipper e mais de 600 mil profissionais versados nesse ambiente de programação.

O Clipper é a base lingüística da segunda geração de sistemas corporativos, surgida por ocasião da explosão dos micros PC e do suposto ocaso do Cobol, linguagem "literária" que, aliás, ainda vai muito bem das pernas.

Existem pelo menos 110 mil cópias Clipper rodando no país

Com o advento das interfaces gráficas "windowformes" e de fortíssimas ferramentas tipo VisualBasic, encheram-se os olhos dos gerentes de informática, que passaram a fazer cara feia para as velhas e feiosas aplicações em Clipper, ainda rodando no (argh!) pré-histórico DOS.

O Brasil tem a maior base de arquivos DBF do mundo, seguido de perto pela Alemanha. É um tanto difícil estimar o número de cópias Clipper rodando aqui no país, em função da pesada pirataria, mas pode-se falar folgadamente em 110 mil cópias, estimando bem por baixo. Agora imagine a alegria de um veterano clipeiro podendo acessar, através do CA-OpenIngres, inúmeros bancos de dados dentro da corporação, nos mais diferentes formatos, como VSAM, IMS, DB2, Oracle, Sybase, Informix, CA-Datacom, ALLBase, RDB e CA-IDMS.

Os bancos DBF podem ser convertidos para o formato CA-OpenIngres, implicando um mínimo de alterações nos programas. Em pequenos sistemas quase não se nota melhorias no desempenho, mas em aplicações de vulto no ambiente da companhia podem ser obtidos ganhos de até 50% no tempo de acesso aos dados.

Os programas passam a utilizar um conjunto de bibliotecas da CA-Clipper Data Server Solution, de modo que qualquer chamada de leitura/escrita para um antigo DBF seja automaticamente redirecionada para o CA-OpenIngres, de maneira inteiramente transparente para o programador.

Diante dos vastos recursos que o novo formato oferece, é possível disponibilizar de imediato os dados da corporação para o ambiente Web, seja Internet ou Intranet, graças à facilidade ICE (Internet Commerce Enabled) do CA-OpenIngres. Com esse lançamento, a Computer Associates reforça para seus clientes a possibilidade de manter uma sólida política de proteção de investimentos. Uma empresa que tenha investido pesado em pessoal, software e treinamento usando produtos CA, poderá manter-se nessa linha indefinidamente, sem ter que reinvestir ao sabor das odiosas trocas de versões e metodologias, hábito comum em outros fornecedores de software. O preço dessa solução é de US$ 290 por usuário, numa plataforma Intel, mas a composição final de custos varia de acordo com o perfil de cada instalação. Maiores informações: <www.opus.com.br/clipper_solution>.

Sistema controla vastas configurações multiplataforma

A segunda novidade foi anunciada numa videoconferência mundial via satélite, com direito a perguntas e respostas, ligando platéias em Nova York, Paris, São Paulo, Munique e Milão. O evento marcou o início da distribuição em larga escala da nova versão do CA-Unicenter TNG (The Next Generation), a mais poderosa solução para gerenciamento corporativo de informações.

Graças à facilidade de manter controle sobre vastas configurações envolvendo múltiplas plataformas, o CA-Unicenter TNG integra todos os recursos computacionais de uma corporação, seja qual for o seu tamanho, fornecendo uma visão unificada de todo esse complexo ambiente.

Uma poderosa ferramenta gráfica 3D oferece uma visão de todo o universo computacional da companhia através de um mapa-múndi. O administrador clica num continente, depois no país, estado, cidade e prédio com instalações da empresa. Cada andar do prédio pode ser selecionado através de gráficos estilizados, cada sala exibindo sua parcela da rede corporativa, permitindo ao gerente de computação virtualmente penetrar em cada máquina e efetuar diagnósticos e análises detalhadas. Indicadores coloridos para cada componente informam seu status em tempo real. Esse visual chegará em breve até o Web browser, graças ao protocolo HMMP (Hyper Media Management Protocol), em desenvolvimento pela CA em cooperação com a Microsoft.

A propósito, a Xerox nos EUA acabou de fechar contrato para implantação do CA-Unicenter TNG visando controlar seus mais de 1.700 servidores e 70 mil desktops. Centenas de outros grandes clientes da CA vêm testando este produto desde maio, com resultados surpreendentes.

O CA-Unicenter TNG está sendo oferecido para ambientes Unix ou Windows NT em plataformas Intel e Alpha e seu custo básico é de US$ 2,5 mil, fora os módulos adicionais. Mais informações no site <www.cai.com>.


[ Voltar ]