O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: Microsoft pestana - Escrito em: 1998-03-17 - Publicado em: 1998-03-23


Microsoft bate pestanas para as pequenas empresas


Turma de Gates lança suíte de aplicativos feita sob medida para quem tem até 25 PCs rodando em ambiente Windows

Não é à toa que a Microsoft é o que é. No Brasil, por exemplo, 27% de seus negócios concentram-se nas grandes corporações, 58% ficam com as médias empresas e apenas 15% referem-se à pequena empresa e ao usuário caseiro. O que fazer, então? Atacar os pequenos, é claro. E foi o que fizeram, muito bem, como de costume. Lançaram o BackOffice Small Business Server (SBS), um conjunto enxuto de aplicativos para servidor talhado para o dia-a-dia da pequena empresa (que tem até 25 PCs rodando em ambiente Windows).

O software estará disponível em português em maio e atira para todos os lados, abrangendo compartilhamento de arquivos, de impressoras, de bancos de dados, servidor de e-mail e conexão à Internet. Paul Maritz, terceiro homem na hierarquia microsoftiana, esteve em São Paulo para anunciar a novidade. Vice-presidente do grupo de plataformas e aplicativos da MS, ele é também membro do conselho executivo.

Grau de facilidade de instalação: revoltante!

Segundo Maritz, com este novo produto a Microsoft oferece à pequena empresa todo o poderio de software e a tecnologia que antes só estava disponível para as grandes corporações. Este novo produto vem desmistificar a propalada complexidade do Windows NT. A demonstração do software é de impressionar. A facilidade de instalação é revoltante, pois o usuário tem que responder apenas a umas perguntinhas e a parafernália toda se acomoda jeitosa no disco do cliente em cerca de 20 minutos. Para cinco clientes, o SBS custará nas lojas R$ 2.096. Eles vão incrementando as opções de cinco em cinco usuários até chegar à maior configuração, com 25, custando R$ 3.445.

O SBS reúne os produtos do BackOffice, incluindo o servidor de rede local Windows NT Server, o sistema de correio eletrônico Exchange Server, o Internet Connection Wizard, o Proxy Server, o magnífico FrontPage, o Site Server Express, o Internet Information Server, o gerenciador de banco de dados SQL Server e um servidor de fax. A empresa estuda a possibilidade de incluir no pacote aqui comercializado cinco licenças de Office para cada cliente. Quanto ao acesso Internet, está incluído de mão beijada o Internet Explorer 4.x. O pacote todo está preparado para rodar em Windows 3.x, DOS, Mac e Unix, mas a instalação esperta e amigável é só para adeptos de Windows 95 e NT. Mais informações na página: <www.microsoft.com/brasil/smallbiz>.


[ Voltar ]