O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: Copa 98 - Escrito em: 1998-04-20 - Publicado em: 1998-04-27


É bola na rede !!


Não deixe chegar a última hora para explorar o mundo de informações que o comitê organizador da Copa 98 está oferecendo via Internet! O site da Copa em <www.france98.com> é a prova palpável de que o comitê conseguiu atingir seus dois objetivos principais: manter o público geral e a imprensa bem informados sobre os preparativos em andamento para o mega-evento e prover entretenimento para os navegantes, aproveitando ao máximo este formidável recurso que é a Web.

Se quiser, você pode, desde já, ir mastigando um completíssimo texto em inglês, zipado em formato Word, que se encontra em <www.france98.com/english/news/dospregb.zip>. O site da Copa é o expressivo resultado da parceria entre o comitê organizador (CFO - Comité Français d’Organisation de la Coupe du Monde) com quatro companhias de peso: a EDS <www.eds.com>, a France Télécom <www.francetelecom.fr>, a veterana Hewlett-Packard <www.hp.com> e a Sybase <www.sybase.com>.

Estas empresas entraram numa briga ferrenha para suprir o comitê na ultra-estratégica área de tecnologia de informação; seja qual for o resultado final do torneio, esta copa elas já levaram... Quanto às firmas menos votadas, o pessoal do comitê foi cavalheiresco ao afirmar que todas estavam muitíssimo bem preparadas, e que apenas pequenos detalhes aqui e ali determinaram a escolha final dos nomes. O evento será o maior show tecnológico de todos os tempos. Já na Copa de 1994, grande parte da equipe do comitê atual estava em ação. Só que, naquele tempo, a Internet não tinha a força de hoje...


O site da Copa tem informações em francês e inglês. Cada versão contém centenas de páginas sobre os preparativos para o torneio, além da história completa de todas as Copas do Mundo. Pode-se encontrar um guia para compra de ingressos e mapas de cada um dos dez estádios. Os perfis das organizações anfitriãs e dos oito fornecedores oficiais também estão lá. O brabo para nós, brasileiros, é a falta de informações em português...

Para pesquisar a história das copas, clique em "History of the World Cup", na seção "Beauty of the Game"; depois que já tiver refrescado bem sua memória, desafie outros aficionados para um amistoso num cabeludo questionário com 300 perguntas de tirar o sono. Quem responder melhor ao interrogatório receberá um prêmio do comitê.

Para a imprensa, o site da Copa 98 está oferecendo uma inédita cornucópia de informações, mas o mais interessante é o banco de imagens, contendo fotos em alta resolução, livres de copyright. Cada um dos 33 dias de competição será detalhadamente coberto via Internet, fazendo do torneio uma prova de fogo para os servidores Web, que estarão (ou não?!) prontos para receber essa enxurrada de hits.

A Hewlett-Packard ficou encarregada do hardware da Copa, oferecendo mais de 75 tipos diferentes de equipamentos. Virtualmente toda peça de equipamento de computação rodando na França, incluindo aparelhos médicos e de análise química, será HP. A complexa estrutura de gerenciamento de informações já está rodando e testada, pronta a entrar em cena assumindo o acompanhamento das partidas, as informações turísticas, a venda de ingressos e operações gerais nos estádios, armazéns de equipamentos e suprimentos, e escritórios do CFO. O setor de IT (Information Technology) da Copa reúne 350 membros do comitê, auxiliados por 12 mil voluntários.

Um admirável sistema CAD mantém mapas de rodovias, ferrovias, aeroportos e cidades. Com ele foram montados estádios virtuais, onde os compradores de ingressos podem visualizar seus assentos dentro de modelos tridimensionais. A coordenação de toda a área de informática está a cargo da EDS, empresa americana experiente na organização de eventos dessa natureza, tendo realizado excelentes trabalhos na Copa de 1994, por exemplo, ou na Fórmula 1. A EDS está empregando tecnologia de ponta na atualização dos bancos de dados contendo informações para a mídia e resultados das partidas, incluindo dados completos sobre as equipes, jogadores, arbitragem, previsão do tempo e entretenimento. O sistema de ingressos provê entradas para 2,5 milhões de pessoas, funcionando de forma integrada com os sistemas de gerenciamento dos estádios.

Já o banco de dados da Copa 1998 ficará sob a égide da Sybase, que manterá cópias duplas de todas as informações do evento, através da redundância controlada fornecida pelos seus avançados sistemas de "data replication". Se houver algum problema com um dos bancos, o outro estará pronto para entrar em ação sem solução de continuidade. A Sybase assina todo o software do evento, que envolve 1.800 estações de trabalho com capacidade multimídia, encarando mais de nove mil representantes de imprensa ávidos de informação.

O grande e veloz repositório de dados da Copa estará funcionando como se estivesse tratando de uma grande corporação virtual, encarando o supremo desafio de rodar uma aplicação crítica em que os prazos são fixos e não se poderá cometer erros.

Quem estará costurando toda essa fabulosa estrutura será a France Télécom, responsável pelas telecomunicações desse evento que será atentamente acompanhado por 37 bilhões de espectadores em todo o mundo, o dobro da audiência da última Olimpíada. A partida final deverá ser assistida por 1,7 bilhão de almas telespectadoras. Seu sucesso nessa área foi comprovado na Olimpíada de Inverno de 1992, em Albertville, França, abrangendo serviços de alta tecnologia em voz, dados, vídeo, áudio e comunicações. Nos locais da competição haverá mais de 550 telefones públicos, fortalecendo as redes já montadas de celulares GSM Itineris e as redes de pagers Tatoo e Expresso. Usuários de todo o mundo poderão acompanhar as emoções de cada partida através da poderosa rede francesa - que inclui o Wanadoo Internet Service, o tradicional sistema Minitel, TV a cabo, sistemas via satélite e a rede Numeris ISDN.

Muito embora o sistema todo já esteja sacramentado e rodando, as equipes de tecnologia do CFO continuam depurando e acrescentando novos módulos a esta grandiosa estrutura. O aspecto segurança é um dos que mais preocupa os especialistas. Alguns ataques de hackers já foram desfechados contra o site, mas até agora as firewalls têm conseguido brecar os invasores. Esperemos que o espírito esportivo prevaleça sobre o espírito de porco desses fuxiqueiros malignos que sempre estão empenhados em estragar a festa.

Ao me despedir do simpático Philippe Verveer, que me rolou essas barbadas no inglês mais terrivelmente afrancesado que já ouvi alguém falar, disse a ele que a final da Copa 98 seria Brasil e França. Dei-lhe um tapinha no ombro e ofereci a ele, antecipadamente, os meus pêsames.


Links relacionados:


[ Voltar ]