O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 201 - Escrito em: 1995-01-24 - Publicado em: 1995-01-30


Um lero com o micro


A divisão de semicondutores da Oki America Inc projetou um chip de reconhecimento de voz, com taxa de até 97% de eficiência. O processador chamado MSM6679 foi criado para uso em computadores pessoais como um virtual substituto do mouse, de forma que os usuários possam, por exemplo, abrir arquivos e editar documentos através de comandos falados. Da mesma forma, computadores poderão ser ativados ou postos em "hibernação" através de ordens vocais. A Oki já antevê aplicações também em telefones celulares, em que o usuário poderá discar com a voz, sem tirar os olhos do trânsito. Pretende-se também que o novo chip bote no chinelo os modernos pen-pads, fazendo cair em desuso as canetinhas eletrônicas. A técnica de reconhecimento de voz poderá se mostrar mais confiável do que a do reconhecimento de escrita, possibilitando a criação de dicionários vocais individualizados que poderão ser acessados por diversos aplicativos. O novo chip, cujo nome oficial é "Voice Recognition Processor", poderá ser ligado a um micro pela porta paralela ou por um microcontrolador de interface serial modelo Motorola 68300. Será lançado nos EUA lá pelo final de março, a um preço unitário de US$ 24, para quantidades de 10 mil unidades.


Cansado de pagar muito por acesso integral à Internet? Então dê uma olhadinha na proposta da Interbahn. Se quiser morrer numa baba, ligue pro titio em 001 (201) 664 6865. Mas fica bem mais fácil pedir a um amigo do peito que possa dar um "telnet interbahn.com", com login "guest", e obter todas as informações para cadastramento.


MAPA GRATUITO: Já tentou a cara leitora dirigir pelas estradas sem dispor de um mapa rodoviário? Pois se tentou, certamente se estrepou, ou então teve que parar muitas vezes para pedir informações a transeuntes. O mesmo se dá na Internet.

Sabedor da dificuldade que o novato encontra para não se perder no emaranhado de estradas da grande rede, um simpático cidadão de nome Patrick Douglas Crispen <PCRISPE1@UA1VM.UA.EDU> teve a idéia de criar uma mailing list, ou seja, um sistema de distribuição automática de texto eletrônico para uma determinada lista de assinantes, com o propósito de orientar tabaréus e tabaroas. Esta mailing list, cujo apelido é Roadmap, nada mais é do que um workshop GRATUITO de treinamento básico na Internet, aberto a qualquer mortal que deseje participar. O único requisito é que o elemento tenha um e-mail Internet.

Já houve três edições do curso Roadmap, durante as quais 62 mil novatos de 77 países tiveram o privilégio de sorver o néctar do conhecimento interneteiro para principiantes. A mais recente edição do curso foi no último outono norte-americano e o sucesso foi tão arrasador que o Pat resolveu promover a quarta sessão, para atender aos infelizes que perderam as anteriores.

Alguns temas abordados no Roadmap serão: e-mail; Listservs, Majordomo, Listproc e sistemas similares de distribuição; Usenet; FTP; Archie; Gopher; Veronica; buscas de endereços; WWW e por aí vai. Uma vez que muitos dos participantes do Roadmap possuem apenas acesso Internet através de correio eletrônico, serão também dadas preciosas dicas sobre como utilizar ferramentas da rede (FTP, Archie, Gopher, etc.) utilizando apenas e-mail.

Preparem suas mailboxes, honoráveis leitoras. A nova edição do curso, com o pomposo nome de "The Fourth Roadmap for the Information Superhighway" vai começar no próximo dia 9 de fevereiro e se estenderá até 17 de março, coincidentemente dia de São Patrício (St. Patrick's Day). Os participantes receberão via e-mail uma lição por dia útil durante o período. No caso dos BBS's ligados off-line à Internet, para evitar entupir o encanamento, o Pat sugere que apenas o Sysop assine o workshop e distribua para seus usuários através de mensagens públicas diárias.

O cat confessa que nunca participou de um Roadmap e vai embarcar nessa junto com o pessoal. Vamos ver no que dá. Para receber o curso, repito DE GRAÇA, basta enviar mensagem para LISTSERV@UA1VM.UA.EDU (em maiúsculas mesmo), com "subject" em branco e trazendo no corpo: SUBSCRIBE ROADMAP SEVERINA BALABREGA. Se o seu nome não for Severina Balabrega, então substitua-o devidamente no comando SUBSCRIBE acima.


[ Voltar ]