O GLOBO - Informática Etc. - Carlos Alberto Teixeira
Artigo: 207 - Escrito em: 1995-03-06 - Publicado em: 1995-03-13


Curso de Internet para novatos


Se o estimado leitor acessa BBS e é novato em Internet, tem coisa boa para você aqui. Não deixe que os recentes tropeços Ibase/RNP/RedeRio tirem seu entusiasmo. A coisa vai se estabilizar mais cedo ou mais tarde e em breve você poderá estar navegando na grande rede. Mas antes de mais nada é preciso saber como. Em 30 de janeiro passado anunciamos aqui o lançamento da nova versão do ROADMAP, um excelente curso de Internet para iniciantes, em inglês, distribuído via e-mail. Alguns leitores reclamaram, com justa razão, que não saberiam como ter acesso ao curso, já que por nada saberem sobre Internet, o próprio termo e-mail já seria algo desconhecido.

Para complicar ainda mais a guerra, Patrick Crispen, autor do curso, começou a polidamente recusar novos participantes para o workshop, uma vez que o número de candidatos superou em muito suas expectativas. Porém, o jovem mancebo tomou o cuidado de não deixar a comunidade na mão. Arranjou para os preteridos uma forma de obter o curso completo através do servidor de arquivos da Universidade do Alabama. Se você tem acesso e-mail à Internet, envie mensagem para LISTSERV@UA1VM.UA.EDU (maiúsculas mesmo), com subject em branco e, no corpo da mensagem, inclua a seguinte linha: "GET WEEK1 PACKAGE F=MAIL", sem as aspas. Depois que tiver recebido e lido este primeiro pacote que corresponde à primeira semana, envie nova mensagem, substituindo WEEK1 por WEEK2. E vá procedendo assim até WEEK6.

O Patrick pede encarecidamente que você não mande vir tudo de uma vez, para não sobrecarregar a máquina dele. Vá com calma e, dependendo do seu ritmo, em pouco tempo você terá recebido os pacotes correspondentes às seis semanas do curso, num total de 27 lições e alguns arquivinhos de lambuja.

Mas até aqui morreu Neves, pois mesmo com essa mão na roda do Patrick, continuam de fora os que não têm e-mail Internet. Foi pensando nos ainda-não-interneteiros que um certo cavalheiro muito camarada resolveu baixar o curso completo, reuniu tudo num pacote compactado de menos de 142 kb chamado ROADMAP.ZIP e fez o upload na semana passada para os BBS Inside e CentroIn. A essa altura o curso já deve estar disponível para download em outros BBS também.

Se o idioma não for barreira, recomendo fortemente uma lida no curso. É muito bem escrito, em texto leve, divertido e fácil de acompanhar. Veja só os tópicos que são abordados a cada semana. Semana 1: boas vindas e comandos do servidor listserv. Semana 2: Níveis de conectividade na Internet, E-mail, listservers, outros servidores de arquivos e etiqueta na Internet. Semana 3: Usenet, Spamming e lendas urbanas, segurança na Internet e Telnet. Semana 4: FTP, FTP-mail, compressão de arquivos em FTP, Archie e sites para FTP. Semana 5: Gopher, bookmarks e booklists, Veronica e Gophermail. E finalmente na semana 6: WWW (World Wide Web), buscas de endereços, Finger, dicas gerais, anunciando na Internet, IRC/MUDs/MOOs e outros talkers, uma palestra do Richard Smith e considerações sobre o futuro da Internet. O autor avisa desde já: esta será a última edição do famoso ROADMAP workshop.


FRAUDE CELULAR: A empresa Texas Instruments dá um passo firme na luta contra as fraudes em telefones celulares, talvez firme até demais. Trata-se de um sistema que armazena e mantém uma "assinatura vocal" do usuário junto à empresa concessionária do celular. A chamada não é completada enquanto a assinatura gravada não bater com o padrão do indivíduo falante, que deverá recitar em voz alta seu "personal identification number".


INTERFERÊNCIA INDESEJÁVEL: Já que mencionamos os celulares, vale lembrar que tecnologia tem lá seus riscos, muitos deles inesperados. Um habitante da Internet chamado Mich Kabay (e-mail 75300.3232@compuserve.com) nos reporta um caso ocorrido recentemente em Jerusalém. Um renomado rabino israelense, Rabbi Mordechai Eliahu, baniu das sinagogas telefones celulares e "pagers". O religioso assim agiu motivado pela certeza de que as engenhocas estariam interferindo na comunicação dos fiéis com Deus.


[ Voltar ]